contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Princípios para Saúde

 

Estudo nº 290

 

Texto Chave: "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados" (Isaias 53:4,5).

Introdução: O apóstolo João, em sua terceira carta, no versículo dois, traz-nos o que está no coração do Pai a nosso respeito: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma" (3 Jo 2).

Vejamos como não adoecer e ter qualidade de vida:

1 - Fale dos seus sentimentos
Emoções e sentimentos que são escondidos e reprimidos, acabam em doenças como: Gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo, repressão de sentimentos degenera até chegar ao câncer. Vamos desabafar, confidenciar, partilhar intimidades, segredos e pecados.
Diálogos, falas, palavras são poderosos remédios, excelente terapia, porém, não o faça a qualquer pessoa. Procure uma pessoa madura ou o seu pastor - "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5.14-16).

2 - Tome decisões
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade e na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações e agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores pessoais para ganhar os valores de Deus.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele - " Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra" (Sl 25.12,13).

3 - Busque soluções
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração e o pessimismo. Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo de ruínas, derrotas, perdas, doenças e insucesso, gerará doenças e todo tipo de flagelo. "Porque, como imagina em sua alma, assim ele é" (Pv 23.7a).

4 - Não viva de aparências
Quem esconde a realidade, finge, faz pose, usa máscara, quer sempre dar impressão de que está bem, quer mostrar perfeito, bonzinho, está acumulando toneladas de peso, uma estátua de bronze com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas, ter muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

5 - Aceite-se
Rejeição a si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia. "e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios" (Mc 12.33).

6 - Confie
Quem não confia não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si e em Deus - "Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia" (Sl 37.3-6).

7 - Não viva triste
O bom humor, a risada, o lazer e a alegria recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. O bom humor nos salva das mãos do doutor. Alegria é saúde e terapia. Jesus, nos deu o maior exemplo de alegria, mesmo passando pelas piores situações, aqui na terra - "Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros" (Hb 1.9).
"O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória" (Is 61.1-3).

Conclusão: São princípios simples, que se observados e cumpridos, gerarão qualidade de vida.
Jesus veio para nos trazer vida abundante, isto é, vida de qualidade - "..., eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10.10b)

 

Roberto e Lourdes - MIMS e AMAI

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados