contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Culto Infantil

Estourando como Pipoca

 
 

1- Boas Vindas: Prepare um cartãozinho com bala (modelo abaixo) para cada criança ser recepcionada por uma equipe com beijinhos, e uma palavra de carinho!!
 

Modelo de Lembrancinha:



2- Oração Inicial: Agradeça pelos presentes e por todas as famílias representadas. Convide o Espírito Santo de Deus a estar presente nesta celebração.

3- Cânticos
 
4- Momento da Oferta

5- Captando a atenção: Quem aqui sabe como se faz pipoca? (deixe as crianças responderem o processo)

6- Princípio Bíblico: Zacarias 13:8-9 (leia o texto pausadamente)

7- Introdução:  Eu bem sei que todos aqui gostam bastante de pipoca. Seja ela doce ou salgada fazemos a festa e, se vier acompanhada com um refrigerante, melhor ainda. Mas será que aqui alguém já pensou em tudo o que o milho passa para chegar a ser pipoca? Alguém já parou para pensar no que acontece com os caroços de milho que não viram pipoca? E o que tudo isso tem haver comigo, com você e com Deus? Vamos aprender?

8- Momento de oração: Ore para que cada criança tenha hoje sua vida transformada por Deus.

9- Mensagem:

 

I - NÃO SEJA “CAROÇO DURO”

  No texto que lemos, ouvimos que a terra será dividida em três partes e que somente uma delas restará. As partes que serão cortadas, e delas nada se aproveitarão, não passarão pela purificação, ou seja, não entrarão no Reino de Deus. Serão como os caroços de milho que foram colhidos, mas sequer chegaram a panela; ficaram perdidos pelo caminho; jamais virarão pipocas. Porém, pior são aqueles que bravamente chegam na panela, se envolvem com óleo, passam pelo fogo, até tostam, mas não estouram, é como quem vai a célula, ouve a Palavra, mas não abre o coração para Jesus entrar. Recusam-se a transformar-se, acham que seu destino foi ser milho, quando foi o de ser pipoca. A estes resta apenas o lixo, ninguém os come. Deus lhe chamou para você ser pipoca, e não caroço duro. Em que parte da terra você deseja estar quando ela for dividida em três? Saiba que aquele que permanece como “caroço duro”, recusando-se a chegar-se a Jesus, envolver-se com seu Santo Espírito, passar pelo Fogo de Deus e estourar, feito pipoca, para uma nova vida, será jogado fora. Não queira ser “caroço duro”, abra seu coração e deixe Jesus transformar a sua vida!
 
     

II – RECEBA A “VESTE BRANCA” DA SALVAÇÃO

  Vejamos agora o que acontece com a parte que restará da terra. Deus a purificará como se purifica a prata e o ouro, ou seja, passarão pelo fogo; fogo do Espírito Santo. Pensemos agora naquele caroço de milho, pequeno, amarelo e sem gosto: assim somos todos antes do fogo. Mas, quando ele é colocado na panela com óleo quente... Eu sei, ele pula, pula... Talvez até o milho pense que está quente demais, que ele não irá conseguir... Mas aquele que entende o que está acontecendo estoura e se transforma em pipoca e sabe que por isso vale a pena pular, pular e pular. Finalmente, quando o fogo apaga... Não vemos nem mais caroço de milho e nem óleo. O milho virou pipoca branquinha e óleo agora faz parte dela; não são dois, mas um só. É por isso que precisamos passar pelo fogo do Espírito Santo, onde há purificação e prova, mas também vitória, para que sejamos um com o Espírito de Deus e recebamos de Jesus as vestes brancas da Salvação! Quem entende isso e abre seu coração para Jesus ser o Senhor e Salvador da sua vida, ainda que pense que não conseguirá e que pule, pule... será transformado em nova criatura, salva para a Vida Eterna por Jesus.
 
     

10- Aplicação da Palavra e apelo: Chegou a hora de você deixar de ser caroço de milho para ser pipoca. Chegou a hora de deixar ser perdido para ser salvo. Quando a pipoca fica pronta, todos correm para pegar sua parte, todos a querem. Assim também será com aqueles que passarem pelo fogo do Espírito Santo, pois Deus os irá querer; estes invocarão o seu nome, e Ele os ouvirá; Ele dirá: É meu povo; e eles dirão: O SENHOR é o meu Deus. Estoure feito pipoca, no coração do Pai, e seja mais um salvo por Jesus! Quem aqui quer deixar de ser caroço duro e receber as vestes brancas da salvação, sendo uma "pipoquinha de Jesus" ?
(Oração de confissão por Jesus)

11- Unção e Encerramento: Agora que temos pipoquinhas que estouraram agorinha e estão quentinhas, vamos nos aquecer todos. Como se todos estivessem entrando na panela, vamos vir aqui na frente e receber o óleo, a unção (chamar os pastores para ungir os presentes).
Então vamos nos alegrar com a equipe de louvor, dançando como pipocas!! Aleluia!!
 
(Oração de bênção final)

12- Consolidação dos novos convertidos: Preencher uma ficha de cadastro para encaminhar a criança a uma célula.

13- Lanche (opcional): Pipoca com refrigerante no final da celebração.

 
Voltar para Espaço do Professor
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados