contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Jesus, meu amigo fiel... quando ouço vozes estranhas

 

Estudo de Célula para Crianças n° 026

Publicado em 06/09/04

 

Recepção: Recepcionar as crianças com alegria, conheça os visitantes. Pergunte como foi a semana que elas tiveram. Ore e abençoe cada criança, suas famílias e os que faltaram. Inicie com eles a oração por 3 pessoas, peça que cada um cite as 3 pessoas que colocará diante do Senhor para vir a célula.

 

Louvor e Oferta: cante e louve a Deus com cânticos alegres e depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.

 

Introdução: Temos falado muito sobre ser amigo, como vocês poderiam definir amigo, hoje para mim? (tempestade de palavras) Um amigo é alguém ligado ao outro por afeição, é um companheiro para todas as horas e se preocupa com o outro. O amigo fiel sempre quer ver o seu amigo bem, protegido, guardado, feliz.
Temos visto que Jesus é o nosso amigo fiel de todas as horas. Na hora do medo, da angústia, da solidão, da desistência, de quando estamos fora dos seus caminhos. Ele nunca nos abandona e vai nos buscar onde quer que estejamos, como Ele mesmo mostra na parábola da ovelha perdida, que nós vimos no estudo anterior, ou como a alegria do pai na volta do filho pródigo.

 

Mas existe algo que nós precisamos entender: Jesus é meu amigo, mas Ele só pode fazer tudo isso por mim se eu deixar, se eu quiser. Ele jamais me forçará a tomar uma decisão, a fazer o que não quero.

Abra o seu coração, a sua mente agora e preste atenção no que vou lhe dizer: (convide a cada um em oração, pedir a Deus que abra seu coração, entendimento e mente a palavra que será compartilhada)

Escute com atenção: Satanás jamais aceita perder uma vida para o Reino de Deus. Ele sabe que Jesus já fez na cruz tudo o que era preciso para que você fosse salvo. Já derramou seu sangue, já desceu ao inferno e o venceu. Mas ele sabe, também, que tudo isso só tem valor se você aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador e viver dentro dos Seus princípios. Se você não fizer isso, o sacrifício de Jesus na cruz não tem valor nenhum para você.
Então ele vai fazer de tudo para que você não ande nos caminhos do Senhor. E algumas das artimanhas que ele usa frequentemente são as vozes estranhas, as pessoas que caminham ao nosso lado: colegas, parentes, professores, etc, que não crêem em Deus e ficam o tempo todo falando o contrário da Palavra.


Texto-base: O rei Davi sabia muito bem o que esse tipo de conversa faz na vida da gente. Então vamos ver o que ele diz no Salmo 1:1: “Bem-aventurado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores”.


Dinâmica: Individualmente distribua a folha (modelo abaixo) e peça que cada um recorrendo apenas a Bíblia (salmo 1) responda as perguntas no espaço antes. Depois organize uma roda com os participantes e inicie o debate com as respostas de cada um e peça que registrem suas novas impressões sobre o assunto a partir do que estão ouvindo no espaço durante e em seguida vá dando as conclusões abaixo do modelo e peçam que anotem no espaço depois.

 

Texto-base: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios.” Salmo 1:1

Perguntas: Quem são os ímpios, os pecadores e os escarnecedores? Qual é o juízo dos ímpios? Quem são os bem aventurados? Qual é a promessa de Deus para os justos?
Antes...        
Durante...        
Depois...        
 


Conclusões do debate:
Quem são os ímpios, os pecadores e os escarnecedores? São aqueles que não temem a Deus, que não crêem n'Ele como seu Senhor, Criador e Redentor e tentam influenciar outros a andar no mesmo caminho errado que eles andam. Muitas vezes se fazem passar como nossos amigos e criticam o pastor, o discipulador, contam piadas que envolvem o nome de Deus, dizem que essa coisa de santidade, de caráter, é tolice. O legal mesmo é fazer o que tem vontade, dizer o que quiser, não ter compromisso com nada nem com ninguém; essa história de entregar dízimo, de dar oferta na igreja é só conversa para dar dinheiro ao pastor. Vocês já escutaram estas vozes estranhas? E como lidaram com isso? Foram contaminados?

Qual é o juízo dos ímpios? Mas o Salmo 1 continua dizendo que os ímpios, essas vozes estranhas, esses que não andam nos caminho do Senhor, serão como a palha que o vento dispersa, não prevalecerão no juízo nem na congregação dos justos e o seu caminho perecerá. Isto quer dizer que não prosperarão em nada do que fizerem, embora, às vezes pareça que está tudo bem com eles, o seu caminho será de morte.

Quem são os bem aventurados? Os que não seguem estes conselhos, mas sentem prazer em buscar auxilio e refugio na Palavra do Senhor.

 

Qual é a promessa para os justos? Tudo que fizer prosperará, será como árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas.

 

Atividade: Vamos expressar esta promessa por meio de um painel. (Fazer um painel participativo onde cada criança acrescenta um item que represente a cena) – Este painel deve representar o rio de águas vivas “Jesus”, o cristão como a árvore frondosa junto ao rio, e o ímpio como uma árvore seca e sem frutos afastada, bem longe do rio.

Jesus, nosso amigo fiel, tem para nós outro conselho. Sua voz doce e mansa diz: “Bem-aventurados os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos, .... porque é grande o vosso galardão no céu. E aquele que observar e ensinar esses mandamentos será considerado grande no reino do céu” (Mateus 5:3-12;19)

Palavra Final: Que vozes você quer ouvir? As estranhas, dos falsos amigos, que o levam para longe dos caminhos do Senhor? Se você optar por caminhar por essas vozes, lembre-se que o caminho delas é caminho de morte, de pecado, longe dos braços ternos e carinhosos de Jesus.


Mas se você se deixar tocar pela voz de Jesus, pelos Seus ensinamentos, saiba que você optou pelo caminho da segurança, da prosperidade, da bem-aventurança. Com Ele, você jamais estará sozinho, e grande será o seu galardão no céu. O que é galardão? É prêmio por um serviço importante, é recompensa, é glória.

 

Depois do painel pronto e comentado peça que cada um desenhe na sua própria folha e guarde na Bíblia no Salmo 1 e sempre que precisar de um conselho ou uma direção, oriente a eles para olhar esta folha e decidir a quem recorrer.

 

Apelo: A decisão é sua. Que amigo você quer para estar ao seu lado? Venha! Jesus, seu amigo fiel, que deixa tudo de lado para lhe trazer de volta, porque o ama e o quer ao Seu lado, espera por você. Ouça Sua voz e sinta o toque macio de Suas mãos lhe colocando no colo. Você está do melhor lado. Parabéns!! Seja bem-vindo!!

 

Oração: Ore decidindo ter Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e encerre agradecendo por sua amizade sincera em nossas vidas.

 

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS
 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados