contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O santo teme à Palavra de Deus

 

Estudo de Célula para Crianças n° 042

Publicado em 31/01/05

 

Recepção: Receba com alegria cada criança e diga que Deus deseja que ela seja um santo do Senhor para abençoar a vida de cada uma delas. Observe se tem visitante e receba-o com carinho, apresentando-os aos demais.

Oração: Ore pela reunião da célula e pela vinda dos visitantes; Ore abençoando cada uma das crianças que está ali; Cubra-as espiritualmente e ore para que haja revelação do que é santidade no coração de cada criança; Ore por 3 pessoas e pela cadeira vazia
 
Louvor e Oferta: Cantem alguns louvores e depois fale sobre o principio da semeadura, que todos nós devemos ofertar o seu melhor para Deus, pois ele é fiel para nos abençoar abundantemente.
 
Quebra gelo: Você é uma criança esperta? Então conte a coisa mais inteligente que você já fez.

Introdução: Como é que a gente pode saber se alguém é sábio, esperto? Bem, olhando com os olhos das pessoas sem Deus, sábio e esperto é aquela pessoa que leva vantagem em tudo, não importando se para isso tenha que prejudicar os outros. Mas para Deus, a pessoa é esperta, sábia, se teme a Ele, se o respeita e o reconhece como o único e verdadeiro Deus!
Salomão foi um grande rei de Israel. Ele passou para a história como o homem mais sábio do mundo e foi ele quem escreveu o Livro de Provérbios onde ele afirma...
 

Texto Bíblico: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Pv 1:7
Comentários: Temer não é ter medo, é respeitar. Aquele que teme a Deus não tem medo d'Ele, mas sabe que Ele é Senhor sobre todas as coisas, que a Sua Palavra é para ser obedecida.

O texto diz que o temor ao Senhor traz sabedoria. Você quer ser sábio? Você sabe o que é a sabedoria? Segundo o dicionário, sabedoria é o conhecimento da verdade, é a prudência, razão, retidão, justiça. O sábio é prudente, reto e justo, pois vive segundo a verdade que é a Palavra de Deus.

A Bíblia diz que Jesus, quando criança, crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele (Lc 3:40). Timóteo (aquele para quem o apóstolo Paulo escreveu duas cartas, lembra?), desde criança aprendeu as sagradas letras e isso o fez sábio.

Atividade: Selecionamos alguns versículos de Provérbios 1 para que você fazer uma história em quadrinhos bem legal sobre o que eles querem dizer, pode criar ou então desenhar algo que já aconteceu com você, ok!
Dê uma folha para cada criança com lápis de cor a vontade e fixe em local visível um cartaz assim:
 

“Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. Se disserem: vem conosco ... filho meu, não te ponhas no caminho com eles, desvia os teus pés das suas veredas, pois os pés deles correm para o mal". (Pv 1: 10-16)


Conclusão: A sabedoria nos ajuda a não cair nas ciladas do diabo, pois andamos guiados pelo Espírito Santo de Deus, o que nos livrará de muitos problemas. Veja só o que diz esses textos de Provérbios 1: “Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. Se disserem: vem conosco ... filho meu, não te ponhas no caminho com eles, desvia os teus pés das suas veredas, pois os pés deles correm para o mal". (Pv 1: 10-16)

Aqueles que não conhecem a Deus sempre vão querer nos levar para os seus caminhos que nunca nos levarão a um final feliz.

Os vendedores de drogas estão perto das Escolas, na vizinhança da nossa casa, prontos a envolver os adolescentes até que fiquem viciados. Os maus alunos estão sempre querendo mostrar que colar é muito legal, que tirar nota vermelha não tem problema nenhum e que esse negócio de estudar é tolice, ninguém precisa disso, o melhor mesmo é a gente se divertir. As paqueras, os namoros escondidos, a falta de obediência aos pais, tudo isso está ao nosso redor, pronto para nos engolir.

Mas aquele que é sábio, que teme ao Senhor, que é prudente, afasta-se desses caminhos, pois são caminhos maus. Veja só: as drogas levam à morte, traz doenças como o câncer e a aids; se alguém não estudar, jamais terá um bom emprego, viverá o tempo todo em dificuldades, passando necessidade porque não consegue um trabalho digno, viverá de favor pela casa dos outros; os namoros escondidos levam à prostituição, gravidez antes do tempo, maus casamentos e tantas outras coisas ruins.

Apelo: É isso que você quer para a sua vida? Então seja sábio, tema ao Senhor e você terá sempre o livramento de Deus em sua vida. Vamos agora mesmo confessar Jesus como único e verdadeiro Senhor das nossas vidas e pedir a Ele que nos dê a sabedoria para ser prudente, reto e justo, vivendo segundo a verdade que é a Palavra de Deus.
 

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados