contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Armadura de Deus - parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 070

Publicado em 19/09/05

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta: Faça uma marcha com seus discípulos e ao final todos irão ofertar como soldados do Rei, fiéis!
Sugestão: Soldado do Rei (Diante do Trono para Crianças n°1) ou Marcha Profética do MIR

Princípio Bíblico: “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:11

Você já sabe o que é um gadita: um guerreiro valente que sabe manejar as suas armas, estando pronto para enfrentar a guerra.

Estamos em uma guerra constante contra o diabo, que está sempre preparando ciladas, armadilhas, para nos fazer sair da presença do Senhor. E, nessa guerra diária, nós precisamos ser gaditas, valentes, com cara de leão, para assustar o inimigo, e com pés como os da corça, velozes, para que ele não nos alcance.

E o gadita precisa de armas e saber como usá-las. Caso contrário, com o que irá lutar?

Deus sabia disso e já deixou preparada para nós, na Sua Palavra, não apenas simples armas, mas uma armadura especial que nos ajudará a nos manter firmes no meio da luta.

Em todo desenho de super-heróis aparecem armas especiais, que têm tiros de longo alcance, raio-laser, jatos invisíveis, capas mágicas, bolas de fogo, espadas com poderes especiais, mas, na verdade, nada disso é real. Tudo isso não passa de imaginação.

Deus não mente jamais, e a Sua Palavra é real. Ele diz que nós temos uma armadura. Você sabe o que é uma armadura? O dicionário diz que é um conjunto de armas. Então, Deus preparou para nós um conjunto completo de armas que podemos usar contra o inimigo. E, então, vamos conhecer cada uma delas e como poderemos utilizá-las? Ok! Vamos lá!

1. A Verdade (Efésios 6:14a)

A verdade é a primeira arma da nossa armadura especial. (Provavelmente você pensou em um revólver de raio laser, não é mesmo?) O que é a verdade? É o princípio certo, autêntico, exato. Em João 8:32 Jesus disse: “ Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Por que Jesus disse isso? Porque Ele sabia que o diabo é o pai da mentira (João 8:32) e só há um meio de combater a mentira: com a verdade.

Desde o Jardim do Éden o diabo tenta o homem através da mentira, usando a Palavra de Deus de forma enganosa. Veja lá em Gênesis 3:1, quando a serpente disse a Eva: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Quando o Senhor tinha dito em Gênesis 2:16: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore o jardim comerá livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que comeres dela, certamente morrerás.

Então como vamos usar essa arma? O texto diz: Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (Efésios 6:14 a). Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus. A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo. Se fizermos o que ele faz, como lutaremos contra ele? Ou por quê?

Gadita, vamos agora tomar a arma da verdade e dizer a toda mentira em nossa vida: fora agora, em nome de Jesus! Amém?

Ministração: Convide as crianças a se colocarem de pé e colocar sua mãos sobre os lombos, onde fica o cinturão num soldado e orem pela colocação do cinturão da verdade em cada criança, por um anjo do Senhor. Ministre para que eles repitam e depois peça que agradeçam pela proteção que receberam.

Atividade: Técnica: Desenho Coletivo
Hoje iremos fazer um "gadita" diferente... Pense como é um gadita!
Distribua folha de papel para cada criança e peça que ao seu sinal desenhem apenas a cabeça de um homem... novamente dê o sinal para que eles passem sua folha para a criança que está a direita e peça que façam o pescoço no desenho que receberam... Novamente dê o sinal para que passem a folha para a direita e peçam agora que desenhem o tronco (corpo).. Novo sinal e assim até que completem o desenho. Cuide para que desenhem um homem completo e que o desenho pare com quem começou.
Pergunte se ficou como imaginaram. Geralmente sai cada gadita super engraçado.
Bem, agora peça que eles abram em Efésios 6:14-17 e de acordo com a descrição da armadura de Deus, revistam o homem, desenhando uma armadura completa sobre ele.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados