contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Arão e seus filhos – Sacerdotes do Senhor

 

Estudo de Célula para Crianças n° 144

Publicado em 16/07/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico: “Depois farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.” (Êxodo 28:1)

Mensagem: O Senhor pediu ao povo uma oferta alçada para a construção de um Tabernáculo, para que ele pudesse estar no meio do Seu povo e uma Arca de madeira, dando a Moisés todas as instruções, para que fossem construídas de forma muito especial. Tanto a Arca como os utensílios do Tabernáculo deveriam ser revestidos de ouro, com medidas específicas e o Senhor alertou a Moisés: “Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.” (cap 27:40).

E quem iria cuidar de tudo aquilo? A quem caberia a responsabilidade de transportar todo aquele material, tão especial, pelo deserto? É claro que não poderia ser qualquer pessoa!

O Senhor escolheu um homem especial, Arão, para estar no seu Tabernáculo. Por que Arão? Arão era irmão de Moisés e tinha um coração disponível para servir ao Senhor. Andou com Moisés todo o tempo, era a sua boca, pois Moisés tinha dificuldade para falar.

Mas Arão não estaria sozinho nessa tarefa tão importante. O Senhor chamou também seus filhos, para que o ajudassem nessa missão. Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar foram, também, convocados pelo Senhor para serem Seus sacerdotes.

Veja só que privilégio! Após ver os milagres que o Senhor tinha feito no meio do Seu povo, as pragas no Egito que alcançaram os israelitas, o mar que se abriu diante de seus olhos, a água amarga que ficou doce, o maná que caia do céu, as codornizes enviadas por Deus para alimentar o povo, Arão e seus filhos eram chamados para servir exclusivamente ao Senhor, para cuidar do Seu Tabernáculo.

Mas eles não poderiam estar na presença do Deus Todo Poderoso de qualquer forma. Para isso, o Senhor mandou que se fizessem roupas especiais: Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento. Falarás a todos os homens hábeis, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam as vestes de Arão para santificá-lo, a fim de que me administre o ofício sacerdotal. (Cap 28:2,3)

O Senhor deu a Moisés todas as instruções para que se fizessem as roupas sacerdotais de Arão. E seus filhos também teriam vestes especiais, que deveriam ser usadas todas as vezes que entrassem no Tabernáculo, na presença de Deus.

Isso é interessante para nós hoje, também. Da mesma forma que, naquele tempo, os sacerdotes não poderiam chegar à presença do Senhor de qualquer forma, pois poderiam morrer (v.43), hoje, também, não podemos servir ao Senhor de qualquer forma.

Hoje o Senhor quer habitar dentro de nós. Somos a Sua Arca viva, o seu Tabernáculo na terra. Como podemos ser esse templo vivo andando da forma que o mundo anda? Arão e seus filhos tinham roupas especiais para chegar à presença de Deus, que lhe cobriam toda a nudez, que declaravam a santidade do Senhor. Você já viu como as pessoas vêm hoje à igreja? Com roupas tão curtas que não conseguem nem andar direito, decotes tão grandes que não podem se abaixar, calças e camisetas tão apertadas que não conseguem respirar direito, mascando chiclete etc. Como você acha que Deus recebe esse comportamento?

A casa do Senhor é lugar santo, de reverência e de oração. A Arão e seus filhos cabia cuidar do tabernáculo e seus utensílios, para que estivessem limpos, a lâmpada acesa e o incenso a subir aos céus.

Hoje essa responsabilidade é nossa, de cuidar da casa do Senhor para que esteja limpa, o incenso do louvor e da adoração suba ao Senhor, a luz da Sua presença esteja acesa em cada um de nós.

Você está fazendo a sua parte?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados