contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Geração de Samuel IV

 

Estudo de Célula para Crianças n° 161

Publicado em 13/11/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor.” (I Samuel 15:1)

Mensagem: Você lembra o que foi que o povo israelita pediu ao sacerdote Samuel? Isso mesmo! Um rei para governar sobre eles. E quem foi esse homem? Vamos conhecê-lo.

Deus mandou que Samuel ungisse Saul. Saul era um jovem muito alto e bonito. A Bíblia diz: “Não havia outro homem mais belo de que ele; desde os ombros para cima sobressaía em altura a todo o povo.” (I Samuel 9:2). Após ser ungido, Saul foi tomado pelo Espírito de Deus e profetizava. Todos que o conheciam se admiravam da sua transformação.

Mas Saul não era obediente aos princípios do Senhor. Quando Samuel o mandou esperar um tempo para que ele pudesse oferecer sacrifícios ao Senhor, tendo Samuel demorado a chegar, Saul mandou buscar os animais e ofereceu, ele mesmo, sacrifícios ao Senhor. Quando Samuel chegou perguntou-lhe o que tinha feito e ele lhe respondeu: Tu estavas demorando muito e eu vi que o povo estava se dispersando, então resolvi fazer, eu mesmo, o sacrifico ao Senhor. Samuel então lhe disse: Procedeste tolamente, desobedecendo ao mandamento de Deus. (Você lembra que Deus havia determinado que só os sacerdotes podiam oferecer sacrifícios?). Samuel disse a Saul que por causa dessa atitude o seu reinado não subsistiria (I Samuel 13).

Em um outro momento, o Senhor mandou que Saul destruísse todos os amalequitas, inclusive o rei e todo o gado e os rebanhos desse povo. Mas Saul resolveu fazer diferente, deixou vivo o rei Agague e guardou o melhor do gado e dos rebanhos. Quando Samuel viu o que Saul tinha feito, exortou-o duramente, mas Saul disse que havia guardado os animais para oferecer como sacrifício ao Senhor. Então Samuel disse algo muito importante, não só para Saul, mas para nós também: “Por acaso tem o Senhor mais prazer em sacrifícios do que o obedecer a Sua voz? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar. (I Sm 15:22).

Às vezes, nós agimos como Saul, desobedecemos ordens, queremos fazer as coisas do nosso jeito, até achando que o nosso jeito é melhor. Mas Deus não abre mão dos Seus princípios. Ordem é ordem. E Samuel diz que o obedecer é melhor do que sacrificar.

Crianças, todas as vezes que desobedecemos as regras temos que sacrificar alguma coisa. Quanto sacrifício você já teve que fazer essa semana por causa da desobediência? Ficou sem ver TV, sem brincar com os amiguinhos, sem acessar a Internet, sem jogar vídeo-game ou, até mesmo, levou umas boas palmadas?

Não basta a intenção do coração em fazer uma coisa boa ou de agradar alguém. Isso não é o suficiente para nos livrar do sacrifício. Deus não Se agrada só de boa intenção. O que agrada o Seu coração é a obediência total a Sua Palavra.

Por não saber obedecer, Saul perdeu o seu reino. E o mesmo acontece com todos que desobedecem. Perdemos as nossas bênçãos quando não seguimos a direção que o Senhor nos dá e decidimos fazer aquilo que o nosso coração manda, sem atentar para o que pode vir a acontecer

Obedeça com alegria a Deus, aos seus pais, aos seus professores, aos seus Pastores, aos seus discipuladores e, certamente, você será abençoado, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados