contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Davi – o homem segundo o coração de Deus - parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 175

Publicado em 25/02/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos” I Samuel 17: 45 a 47

Mensagem: Davi amava a Deus, por isso ficou tão irado quando viu Golias afrontar o exército de Israel, porque ele acreditava mesmo que o Senhor estava com ele.

Você sabe o que é uma afronta? O dicionário traz vários significados: injúria, descrédito, infâmia, ultraje etc. Muitas palavras difíceis de entender, não é verdade? Vamos então simplificar isso: Quando alguém conta uma piada sobre Deus, ridicularizando o Seu poder, isso é uma afronta; quando alguém faz gozação com Jesus na cruz, isso é uma afronta, entendeu? Afrontar é debochar de alguém ou de alguma coisa.

Golias todos os dias chegava diante do exército de Israel, de manhã e no final da tarde, e os afrontava, chamando-os de covardes, mas, na verdade, afrontava ao Senhor, pois demonstrava não ter o menor respeito por Ele. Por isso Davi ficou tão irado. Golias não temia a Deus, não conhecia o Seu poder, não podia falar as bobagens que falava.

Você ama seu pai e sua mãe? Você gosta que falem mal deles? Você gosta que alguém conte piadas sobre eles? É claro que não! Quando nós amamos alguém fazemos tudo para que essa pessoa seja respeitada, não é verdade?

E quanto a Deus?

Muita gente fala que crê em Deus, que ama ao Senhor, que Jesus é o seu Salvador, mas não se importa nem um pouco quando contam piadas ou falam mal de Deus. Muita gente diz que é crente, é evangélico, mas se comporta de maneira indecente, não dá testemunho do poder de Deus. Esse comportamento é uma afronta ao Senhor.

Davi disse a Golias: eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, vou te vencer, vou arrancar a tua cabeça e todo o mundo vai saber que existe um Deus vivo, que não precisa de espada nem de lança para vencer nada nem ninguém. Ele confiava no poder do seu Deus e não pensou duas vezes em enfrentar um gigante, pois queria mostrar a todo mundo que esse Deus era real, que Ele pode todas as coisas e que, se confiarmos n'Ele, nós venceremos todas as batalhas, porque não somos nós que lutamos, mas Deus luta por nós. Com Ele, nunca estamos sozinhos.

Que fé tremenda, não é mesmo?

Nós temos um inimigo, que parece um gigante, que luta todo tempo contra nós, nos desafia todos os dias com as suas armadilhas, procura tirar a nossa paz, trazer medo ao nosso coração, trazer desânimo, falta de fé. Mas, muito maior que ele é o Deus Todo Poderoso, que nos criou e nos salvou, que cada manhã renova a Sua misericórdia sobre nós e nunca nos deixa sozinhos, mas já providenciou para nós a vitória. Você crê nisso?

Você ama a Deus? Então precisa ter a coragem de Davi e se levantar contra o inimigo, dizendo a ele que bata em retirada. Como?

Primeiro se fortalecendo no Senhor, lendo a Sua Palavra para aprender mais sobre Ele; orando, pois quando oramos, geramos intimidade com Ele; andando em obediência aos Seus mandamentos, pois assim estamos em santidade, debaixo das Suas asas, guardados por Ele; não dando ouvidos às conversas de quem não acredita em Deus (Salmo 1); não se comportando como aqueles que não acreditam em Deus se comportam, como por exemplo, com conversas tolas, ouvindo música do mundo, assistindo novelas, filmes ou desenhos de violência, bruxaria, indecência, etc.; namorando antes do tempo, mentindo para os pais; não aceitando as brincadeiras ou piadinhas sobre o Senhor. Foi isso que Davi fez, e por isso foi o homem que a Bíblia chama de ‘homem segundo o coração de Deus’.

E então? Quer ser chamado, também, de homem ou mulher segundo o coração de Deus? Então aprenda com Davi: Ame ao Senhor, confie n'Ele e obedeça aos Seus mandamentos, amém? E coloque o inimigo para correr, pois o Senhor é contigo.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados