contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Temor ao Senhor nos leva a cuidar das palavras - Parte 7

 

Estudo de Célula para Crianças n° 193

Publicado em 14/07/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Estamos aprendendo sobre o temor ao Senhor. Já vimos que o temor ao Senhor é respeito, reverência, honra, obediência à Sua Palavra. Aprendemos que, quando tememos ao Senhor, somos livres da morte, nos afastamos de tudo o que desagrada o coração de Deus, somos livres da feitiçaria, aprendemos a amar a nós mesmo e, assim, amarmos os nossos irmãos.

Hoje vamos aprender uma outra coisa muito importante que o temor ao Senhor nos ensina: a tomar cuidado com as nossas palavras.

Princípio Bíblico: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” Efésios 4:29

Mensagem:
A palavra que sai da nossa boca tem poder. O Senhor disse que: “Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador.” (Salmo 8:2)

Então, na sua boca há poder para fazer os adversários se calarem. Você entendeu isso? Se você souber usar a sua boca, as palavras que saem de você têm poder para derrubar o inimigo.

Vamos ver e entender o que está escrito em Efésios 4:29: “Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe...”

O que quer dizer uma palavra torpe? O dicionário diz que torpe é tudo o que é indecente, imoral, vergonhoso, desonesto, nojento. Então, uma palavra torpe é uma palavra indecente, imoral, vergonhosa, desonesta e nojenta. Um palavrão é uma palavra torpe; uma piada indecente é torpe; quando você responde de forma mentirosa, desonesta, é uma palavra torpe. Entendeu?

Vamos continuar o texto: “... mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim que ministre graça aos que a ouvem”. Viu? A palavra que sai da sua boca deve ser boa para ajudar as pessoas que a ouvem a se edificarem no Senhor e trazer graça às suas vidas. Que responsabilidade a sua boca tem, não é mesmo?

O apóstolo Paulo, quando escreveu a carta aos Colossenses, fala como deve ser a nossa palavra: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deves responder a cada um.” Colossenses 4:6

Epa! Então temos que encher a boca de sal para poder falar? Não! A palavra temperada com sal é a palavra que edifica no Senhor, que mostra as boas novas do Reino de Deus, que leva as pessoas que escutam essa palavra a conheceram a Jesus; uma palavra agradável, boa e poderosa para mudar vidas, que vai atender a necessidade da pessoa com quem falamos.

Você precisa estar atento para uma coisa muito importante. Não é só a palavra falada que precisa ser vigiada, mas a cantada também. É muito comum, ao andarmos pela rua, ouvirmos muitas músicas mundanas, com letras indecentes, torpes, como aprendemos, e elas ficarem gravadas na nossa mente. De repente, nos pegamos cantando essas músicas, não é verdade? Isso já aconteceu com você? Precisamos estar atentos para não permitir que essas coisas encham a nossa mente e o nosso coração.

O que precisamos fazer? Precisamos de um plano de ação, de uma estratégia para que o inimigo não nos pegue. Sempre que você ouvir essas músicas, imediatamente comece a ouvir ou a cantar músicas que louvem e adorem ao Senhor, elas limparão a sua mente do que é mal. Seus cd´s, seu mp3, seu celular, seus dvd´s, tudo o que for seu deve ser consagrado ao Senhor, não deve tocar ou reproduzir o que é do mundo, amém? Se você agir assim, a sua mente estará protegida, só entrará nos seus ouvidos aquilo que é bom e agradável ao Senhor. E se o seu coração, a sua mente, estiverem cheios do Senhor, não terá lugar para coisas torpes, e você andará cheio da glória de Deus, amém?

O temor ao Senhor nos leva a querer agradá-lo sempre, por isso precisamos consagrar a Ele nossos ouvidos, nossa boca, e todo o nosso ser, para que, todos os dias da nossa vida sejam para dar a Ele toda honra, toda glória e todo o louvor.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados