contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Festa das Luzes - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 217

Publicado em 29/12/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. E Jesus andava passeando no Templo, no alpendre de Salomão.” (João 10:22, 23)

Mensagem:
Nós já aprendemos que as Festas do Senhor celebram os grandes feitos do Senhor dos senhores, do Eterno, do Grande EU SOU. Elas nos lembram que para Ele não há nada impossível, pois Ele pode todas as coisas. Não há nada que seja extremamente difícil para Ele. E a Festa de Chanucá ou Festa das Luzes ou ainda a Festa da Dedicação nos lembra do grande milagre da vitória dos Macabeus e a multiplicação do óleo que manteve acesa a chama do candelabro por oito dias, na festa de Dedicação do Templo, após a sua purificação.

Jesus esteve nessa festa. No livro de João, capítulo 10, versículos 22 e 23, lemos que Jesus estava em Jerusalém no dia da Festa da Dedicação e Ele passeava pelo Templo. Enquanto Jesus passeava, provavelmente olhando a festa que acontecia ali, alguns judeus vieram lhe perguntar se Ele era mesmo o Cristo. Então, Jesus lhes respondeu que já lhes havia dito isso e eles não creram. Não creram porque não eram Suas ovelhas, pois aqueles que soa, realmente, Suas ovelhas ouvem a Sua voz, Ele as conhece e elas o seguem.

Deixe-me lhe perguntar uma coisa: De quem você é ovelha? Você é ovelha de Jesus? Você acredita, realmente, que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz para lhe dar salvação, perdão dos seus pecados, vida eterna?

Se você crê, verdadeiramente, nisso, então você é um seguidor de Jesus e anda em obediência à Sua palavra, certo?

Muito bem! Então, se você aceitou Jesus na sua vida como seu Senhor e Salvador, você é ovelhinha d'Ele, você é o templo do Seu Espírito Santo aqui na Terra, como está escrito em I Coríntios 3:16: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

É isso mesmo! Você foi escolhido por Deus para ser a Sua casa favorita na terra, o Seu templo vivo.

Que tipo de Templo vivo é você? Um Templo limpo, arrumado, bonito, santo? Ou sujo, desarrumado, bagunçado, fedendo a pecado?

Lembra da Festa da Dedicação?

Os judeus, após retomarem Jerusalém, foram correndo ao Templo. Fizeram uma grande limpeza, retiraram tudo o que era impuro, purificaram o altar e rededicaram o Templo ao Senhor. Assim, também, o Templo vivo do Senhor, que é a nossa vida, precisa ser limpo de toda sujeira do pecado e, todos os dias, consagrado ao dono dEle que é o Eterno, o Deus Todo Poderoso.

Para a rededicação do Templo, foi acesa a Menorá, cujo azeite foi multiplicado por Deus, pois o altar do Senhor não pode ficar no escuro, não pode ficar sem luz.

Hoje, você é o altar do Senhor e não pode permitir que as trevas do pecado dominem a sua vida, certo? E quem é a LUZ verdadeira que precisa iluminar a sua vida e a minha vida? É JESUS! Ele mesmo disse isso. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12).

Mas, sabe de uma coisa, Jesus, a Luz do Mundo, disse que agora, quem deve ser a Luz nesta Terra é você. Isso mesmo. Ele mesmo disse em Mateus 5:14 assim: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.

Você sabe o que isso quer dizer? Que, como Sua ovelha, como Seu representante na Terra, como Seu templo, Seu altar vivo, você é a luz que vai brilhar na escuridão desse mundo tão cheio de coisas ruins, você fará uma diferença tão grande nesta terra, na sua Escola, na sua casa, no meio dos seus colegas, que todos verão o brilho especial que existe em você.

Então, diante disso, de tudo o que você aprendeu, quero fazer-lhe um convite. Nessa festa, vamos rededicar a nossa vida ao Senhor, consagrar verdadeiramente a nossa vida todos os dias a Ele? Vamos limpar o nosso altar, limpar a nossa vida e oferecer a Deus um Templo purificado, limpo e santo a Ele?

Para começar essa limpeza, é necessário, primeiro, o arrependimento. Precisamos arrepender-nos dos pecados, das coisas erradas que nós permitimos que entrassem na nossa vida. Precisamos pedir perdão e começar uma vida nova, diferente da que vivíamos até aqui, ok?

Mas, toda esta "dedicação" ao Senhor só pode ser feita por meio do Espírito Santo, o óleo que é multiplicado, derramado em nossas vidas, revelando a pessoa de Yeshua Ha Mashiach. Assim como o azeite colocado na Menorá (candelabro de 7 pontas) ou na Chanukiá (candelabro de 9 pontas) era puro, sem cheiro e sem fumaça quando queimado, assim também deve ser nossa vida para o Senhor Adonai. Temos que brilhar e reluzir graciosamente a beleza da essência de Deus em nossas vidas.

FELIZ FESTA!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados