contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Jesus - Parte 5

 

Estudo de Célula para Crianças n° 233

Publicado em 18/05/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo...” (Mateus 13:1-3)

Mensagem:
Vamos continuar aprendendo com Jesus? Ele tem prazer de nos ensinar e nós precisamos ter o coração aberto e pronto para aprender. Seu coração está disposto a ouvir, aprender e obedecer aos Seus ensinamentos?

Jesus tinha prazer em ensinar as pessoas sobre o Reino de Deus. Vamos encontrá-lO em um momento muito lindo, quando a multidão, novamente, cercava-O para ouvir a Sua palavra. Fique atento!

Em Mateus 13, vamos encontrar Jesus saindo da Sua casa e assentando-Se junto ao mar. Uma grande multidão se juntou a Ele, então, Ele entrou em um barco e toda a multidão ficou na praia.

Feche um pouco os seus olhos e tente imaginar esta cena: O cenário para o ensinamento de diversas lições foi magnífico. Naquele dia Ele tinha saído de sua casa em Cafarnaum para sentar-se à margem do Mar da Galiléia, quando as multidões chegaram e se amontoaram na areia. Ele, então, usou um barco de pesca como Seu púlpito e as águas azuis da Galiléia como um amplificador natural. Ali Ele falou às multidões, buscando ajudar o povo a entender a beleza, a riqueza, a excelência do Reino de Deus; mas agora, pela primeira vez, Ele o faz com parábolas.

O que é uma parábola? É uma história, uma narração, que utiliza coisas materiais, naturais, comuns, para ensinar algo, para ilustrar uma verdade. Jesus era “craque” nisso. Ele encontrou lições na relva e nas flores, no vento e na rocha. Ele falou muito de vinhas e trigos, de joio, de espinhos e de cardos.

Jesus conhecia bem o lugar da raposa e o caminho dos lobos e das ovelhas. E falou especialmente do lar, de sal e de lâmpadas, de cozinha e de limpeza, de festas e de casamentos, de pais e de filhos. E Suas palavras eram maravilhosas, pelo modo como tornavam a vontade do céu tão real e clara.

E a primeira parábola que Jesus contou foi a do semeador. Você conhece? Está em Mateus 13:3-23. Ele falou de um semeador que saiu a semear, e ao jogar suas sementes, umas caíram ao pé do caminho e as aves as comeram; outras caíram em meio as pedras, logo brotaram, mas morreram porque não havia terra o bastante e o sol forte as queimou até a raiz; outras caíram em meio aos espinhos, que cresceram e as sufocaram; mas outras caíram em terra boa, essas deram bons frutos.

Os discípulos, sem entender o que ouviram, perguntaram a Jesus o que Ele queria ensinar com aquela história, e Ele, então explicou: Algumas pessoas recebem a Palavra de Deus, mas não entendem. Então, vem o maligno e rouba o que foi semeado, essas são as sementes que caíram à beira do caminho; outras pessoas até recebem a Palavra de Deus com alegria, mas quando vem as críticas, as perseguições, as piadinhas por causa da Palavra, e, por tê-la conhecido mais, logo se ofendem e se afastam,essas são as que caíram em meio as pedras; outras, ainda, recebem a Palavra, mas as atividades do dia-a-dia, as tarefas, os problemas, as tentações do mundo as sufocam e ficam sem produzir frutos, essas caíram em meio aos espinhos; mas têm algumas sementes que caíram em terra boa, que é o coração daquele que ouve e compreende a Palavra e dá muitos e bons frutos.

O que é a semente? É a Palavra de Deus. E a terra? É o coração do homem, é o seu coração. Que espécie de solo tem o seu coração? É duro como a beira do caminho ou cheio de pedras, ou, ainda, coberto de espinhos ou é uma terra boa, terra fértil, que recebe com alegria os ensinamentos da Palavra de Deus?

Creio que o seu coração é terra boa, que vai receber com alegria os ensinamentos do Senhor, e vai produzir muitos frutos, frutos de excelência, e a sua vida será cheia da presença do Senhor, a graça d'Ele estará em você e todos verão a glória, o brilho, a vida do Senhor em todas as suas atitudes, suas palavras, seu comportamento. Amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados