contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 5

 

Estudo de Célula para Crianças n° 241

Publicado em 27/07/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:1 a 3)
 

Mensagem: Adão, Caim e Noé foram os três primeiros homens a ouvir a voz de Deus na Terra. Mas só Noé obedeceu à ordem que o Senhor lhe havia dado.

Vamos estudar sobre o quarto homem que teve o privilégio de ouvir a voz do Senhor na Terra. Seu nome é Abrão. Ele era descendente de Sem, filho de Noé, como está escrito em Gênesis 11:27, e vivia na cidade de Ur dos Caldeus, que era uma terra de homens que adoravam outros deuses, que não o Deus verdadeiro.

Abrão não vivia em uma igreja e não fazia parte de uma família onde todos buscavam andar em obediência a Deus, então por que Deus resolveu falar com ele? É algo interessante para nós pensarmos, não é mesmo? Sempre achamos que Deus só fala com quem vive buscando a Sua presença, mas com Abrão foi diferente. É porque Deus não olha para a aparência, como nós olhamos, Ele olha para o coração, como está escrito em I Samuel 16:7b. Deus olhou o coração de Abrão e encontrou um coração disposto a ouvi-lO.

Você lembra do que Deus mandou Noé fazer? Construir uma arca imensa, no meio do deserto, certo? Foi uma tarefa muito difícil, mas Noé cumpriu.

Para Abrão, a ordem também não foi moleza. O Senhor mandou que ele deixasse tudo: sua família, seus bens, seus amigos e fosse para uma terra que Ele mesmo lhe mostraria.
A família de Abrão era muito rica, e ele possuía muitos bens. Mas o Senhor disse que era para deixar tudo, inclusive seus parentes, e seguir para um lugar que ele nem fazia ideia.

Hoje, com a Internet, podemos entrar no Google e pesquisar mapas que nos mostram muitos lugares distantes, dando-nos a direção. Mas Deus não ofereceu a Abrão nenhum mapa. Apenas o mandou ir.

Você acha que aquele homem, já casado, adulto, recebeu essa palavra e, simplesmente, disse a mulher, Sarai, para preparar uma mala que eles iriam embora dali, mas ele não sabia para onde, e sua mulher obedeceu sem perguntar nada? Será que Abrão, em nenhum momento, teve medo ou pensou que aquela voz era imaginação sua? Que, talvez, ele tenha sonhado?

Eu penso que ele deve ter pensado muito. Afinal, deixar casa, família, bens e ir para um lugar que não se conhece, sem nenhuma garantia de nada, é algo muito complicado, não é mesmo? Embora houvesse uma promessa para ele, é uma decisão muito difícil. Mas Abrão decidiu obedecer. Tomou sua mulher, Sarai, e, como não tinha filhos, levou junto seu sobrinho Ló.

Você sabe quantos anos Abrão tinha quando saiu da sua terra em direção a Canaã, a terra prometida por Deus? Ele era um jovem homem de... setenta e cinco anos. Isso mesmo! Abrão começou a aventura da sua vida com 75 anos, e, por muitos anos, caminhou com Sarai, sendo dirigidos pela voz do Senhor.

Quando chegaram a um lugar chamado Siquém, outra vez o Senhor falou com Abrão e lhe fez uma promessa: E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. (Gênesis 12:7)

Abrão foi ao Egito, depois se separou de Ló, pois estava havendo confusão entre os homens que tomavam conta dos rebanhos de Ló e os de Abrão; depois guerreou contra reis; encontrou-se com Melquisedeque, rei de Salém, e nada o impedia de continuar a viagem em direção a terra que o Senhor lhe tinha dito.

Você sabe quem incentivava Abrão a continuar, a não ter medo dos adversários? O próprio Deus! Veja o que Ele diz em Genesis 15:1: “Depois destas coisas, veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”.

Quando paramos para ouvir e obedecer ao Senhor, Ele mesmo nos ajuda, nos incentiva. Ele nos guarda, nos protege do inimigo, e nos presenteia com a Sua presença, pois Ele é o maior presente que podemos ter, o maior bem que podemos ter na nossa vida.

Quer ser guardado pelo Senhor?

Ouça a Sua voz. Obedeça a Ele e você ouvirá, como Abrão, que Ele mesmo é o seu escudo, a sua proteção.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados