contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Reino de Deus chegou - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 279

Publicado em 19/04/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “O reino de Deus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo, mas dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.” Mateus 13:24 a 26
 

Mensagem: Já sabemos o que é um reino, e que o Reino de Deus não está ligado às coisas que satisfazem a nossa carne, mas que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Agora vamos ver como Jesus ensinou sobre esse Reino para os Seus discípulos.

Certa vez, Jesus lhes propôs uma parábola. (O que é uma parábola? É uma pequena história que tem uma lição para nos ensinar.) E lhes falou que o Reino de Deus é semelhante a um homem que plantou as suas boas sementes de trigo no campo e, quando os trabalhadores se retiraram, deixando o campo sem guarda, vieram os inimigos e semearam o joio no meio do trigo. E quando a erva cresceu, o joio também cresceu no meio da plantação.

O que é o joio? É uma erva que parece muito, na sua forma, com o trigo, mas não é boa, não alimenta, e prejudica o crescimento do trigo.

O que aconteceu na história que Jesus contou? Que um homem escolheu as boas sementes de trigo e as semeou, mas não vigiou, deixou o seu campo sem guarda. Veio, então, o seu inimigo e, para prejudicar a sua colheita, semeou o joio.
O que isso tem a ver com o Reino de Deus que chegou à nossa vida?

Vamos aprender o ensinamento que Jesus está nos dando:

Primeiro: Você já plantou alguma coisa? Qual a primeira coisa que fazemos quando decidimos fazer uma plantação? Escolher as sementes do que queremos colher, certo? Não posso plantar cebola e querer colher tomate, nem posso plantar uma semente ruim e querer ter uma colheita de excelência. Se queremos uma boa colheita, precisamos plantar as melhores sementes. Então, a primeira lição é escolher as sementes certas e plantá-las da forma correta.

Segundo: O campo precisa de guarda. Não podemos plantar as sementes e deixá-las lá. Elas precisam ser regadas, é preciso tirar os matinhos que crescem ao seu redor e podem sufocá-la, é preciso espantar as aves que vêm para comer o fruto antes de ele ser colhido, etc. Você já teve a experiência de ver o fruto crescendo e, antes de você colher, vir um pássaro e bicar o seu fruto? Eu já. E é muito chato, pois você trabalhou para colher e, no final, não conseguiu ver o resultado do seu trabalho. É por isso que, muitas pessoas, cobrem os frutos com sacos, para que os passarinhos não os comam.

Depois, tem outra coisa que Jesus ensinou. Não é só os passarinhos ou os matinhos que podem roubar a nossa colheita. Também o inimigo pode semear uma semente ruim no meio da nossa plantação e prejudicar o nosso fruto.
Vamos para um pouco para pensar sobre isso:

Estamos falando sobre o Reino de Deus, o governo de Deus na nossa vida, e nós temos um inimigo, que se chama Satanás, que quer, por todos os meios, que nós não vivamos esse Reino. Ele quer nos ver feridos, doentes, pobres e miseráveis. Então, vai procurar lançar ervas daninhas no meio da nossa semeadura. Como? Vai tentar colocar na nossa mente que nada disso é verdade, que tudo isso é tolice, que bom mesmo é viver as coisas do mundo etc. E tudo isso através de coisas que parecem simples, como os filmes que estão na televisão, nas novelas, nas músicas, nos jogos de vídeo-game, etc. Aí nós vamos à Igreja, ouvimos a Palavra, ofertamos, louvamos ao Senhor, plantamos a boa semente, mas, ao sairmos da Igreja, da reunião de célula, vamos permitindo que essas outras coisas sejam, também, lançadas como semente na nossa mente, não vigiamos, assim como fizeram os homens na parábola que Jesus plantou, e acabamos tendo uma colheita misturada, temos frutos bons, mas as coisas ruins, que atrapalham o Reino de Deus em nós, também crescem na nossa vida.

O que você quer para a sua vida? O Reino de Deus, puro, que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Você quer isso de verdade?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Principios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados