contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Nasci para fazer Deus sorrir! - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 287

Publicado em 14/06/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: "A alegria está no coração". Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:17.
 

Mensagem: Noé e Davi nos ensinaram o que é ter uma vida que agrada a Deus, uma vida que faz o rosto do Senhor resplandecer de alegria. Esses homens são, para nós, exemplos de vida para tocar o coração de Deus. Eles não eram perfeitos, eles tinham muitos defeitos, erravam, mas sabiam buscar a presença de Deus.

Vimos em Noé o exemplo de obediência à ordem estranha que recebeu, mesmo contra todas as críticas, as gozações, os amigos incrédulos. Noé construiu uma arca, longe de qualquer espécie de rio ou mar. Imagine alguém construir uma canoa em um lugar onde não tem igarapé, rio, mar ou sequer chuva forte. Mas, antes mesmo de receber essa ordem, Noé já tinha uma vida em busca de Deus, Noé queria mais do que aquilo que seus amigos conheciam ou viviam, e isso agradou ao Senhor.

Davi, um pastor de ovelhas, conhecia o caminho do coração de Deus: a adoração. Quando Davi tocava sua harpa e cantava cânticos ao Senhor, os céus se abriam e Deus inclinava os Seus ouvidos. Você sabia que até os demônios, que atormentavam a vida do rei Saul, batiam em retirada quando Davi tocava a sua harpa?

Hoje nós falamos muito em unção, não é verdade? E eu imagino quanta unção deveria haver quando as notas musicais se derramavam da harpa nas mãos de Davi. E o ‘sorrisão’ enorme que se abria no rosto maravilhoso do Senhor!

E hoje vamos encontrar mais um homem muito especial. E esse é mais especial do que todos os outros. Tão especial que o Senhor o chamou de Filho Amado: Jesus.

Você pode ter pensado: Ah! Mas Jesus não vale. Ele é o Filho de Deus e nós somos só gente comum.

Vamos lembrar uma coisinha simples: Jesus, embora sendo Filho de Deus, nasceu na Terra como alguém comum, como eu e você. É isso mesmo. Ele nasceu bebezinho, como você, teve que tomar leitinho, aprender a andar, falar, fazia xixi na fralda (que eu não sei como era naquela época) e Maria trocava, aprendeu a ler como todas as outras crianças da sua idade, brincou, correu, até deu um susto em seus pais quando ficou na Sinagoga e não voltou para casa junto com a caravana em que eles estavam, lembra?

Quando Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista, ao sair das águas, o céu se abriu o Senhor manifestou todo o Seu amor a Ele dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

O que quer dizer comprazo? Quer dizer que tenho prazer, que me alegra. O Senhor disse: Este é o meu filho amado, em quem Eu tenho muita alegria, em quem Eu Me realizo, que enche a minha vida de prazer.

Você já imaginou o Senhor falando isso de você? E que tal seus pais? Jesus agradava o coração do Seu pai. E você? Agrada o coração dos seus pais? Você é obediente, carinhoso, educado, estudioso? Seus pais se alegram com o seu comportamento ou não?

Nós não vivemos sozinhos. Nós convivemos com muitas pessoas, não é verdade? Você já observou com quantas pessoas você tem contato durante o dia? Pare um pouco para lembrar: seu pai, sua mãe, seus irmãos, professores, colegas de escola, vizinhos, tios, primos, avós, as pessoas no ônibus, etc. A sua vida tem contato com muitas outras vidas todos os dias. O que a sua vida tem dado para essas outras vidas? Tem feito bem? Tem ajudado? Tem dado amor? Tem dado alegria?

Deus Se importa com tudo isso, Ele Se importa com a forma como nos relacionamos com os outros, com a nossa família e, em especial, com Ele.

O Senhor, depois do batismo de Jesus, no qual expressou diante de todos que ali estavam, o Seu amor pelo Filho, em outro momento repetiu a mesma frase, mas completou com uma expressão de confiança, incentivando os discípulos de Jesus a obedecerem a Ele. “E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.” (Marcos 9: 7).

Todo pai quer confiar no seu filho, se orgulhar dele. Quando eu era criança, ouvi, muitas vezes, meu pai conversando com seus amigos e via o orgulho com que ele falava das minhas notas na escola, do meu comportamento em casa, dos elogios que ele recebia dos meus professores. Isso me alegrava muito, mas também me fazia pensar muito em nunca decepcioná-lo, no que eu poderia fazer para que ele sempre se orgulhasse de mim e não ficasse triste comigo.

Lembra do mandamento que diz: Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem sobre a terra? Pois é. Honrar é fazer o possível para não envergonhar, não entristecer, não criar problemas. Quando honramos nossos pais, com certeza, nós os fazemos sorrir.

Assim é com Deus. Quando O honramos Ele sorri com as nossas atitudes, nossas palavras, nosso comportamento diante dEle e diante das pessoas. Jesus honrou ao Pai e foi exaltado, como está escrito em Filipenses 2:9-11: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.

Vamos seguir o exemplo de Jesus? Vamos honrar ao nosso Pai do céu?

Então, vamos começar a honrar os nossos pais na terra e, com certeza, você verá um sorriso lindo, escancarado sobre você, e ouvirá em alto e bom som: Este é o meu filho amado, que alegra o meu coração, que faz brotar um sorriso em meu rosto, me enche de prazer e nele eu confio. Que honra!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Princípios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados