- colocar a criança na situação de um dos
personagens.
Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe
as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um
cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos etentem
caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas
e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para
que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).
- explorar o conhecimento prévio das crianças.
Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa,
perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores
e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar
sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
- permitir que participem durante a história.
1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na
história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta,
vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar
bagunça e dispersão).
2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e
peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer
na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da
aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor
tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma
fugir, você mesmo a tira e continua a história.
- Dramatização (cena muda / mímica /
fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada
grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando
sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é
(você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as
partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica,
para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no
seu dia a dia.
- Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma
folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam
palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história
e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou
escritas em pedaços de papel colorido.
- Fazer um objeto ou produto que seja importante
para a história
Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no
final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou
papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e
alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido
(revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão.
Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista
trançados.
- Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na
aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma
pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem
distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Páscoa, levar as
crianças a enfeitar a entrada da igreja, durante o culto, para surpreender a
comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na
escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.
|