contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Educação Cristã

Educação por Princípios: Convicção ou Preferências?

 
   

“...desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perpetuamente habilitado para toda boa obra”. II Tm.2:15-17


“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do qual foi posto, o qual é Cristo Jesus”. I Co. 3:11.


Hoje vemos que na Terra existem duas filosofias básicas: uma construída sobre o fundamento ou princípios do mundo (humanismo) e a outra construída sobre o fundamento sólido e verdadeiro que é Jesus Cristo. Atualmente, essas duas filosofias têm sido confrontadas, uma vez que a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si (Gl. 5:17).

Educação por Princípios é uma educação onde Cristo é o Senhor, onde a Palavra de Deus é a única base e verdade ensinada.

Sabemos que a educação é uma parte vital e crítica da vida, que nos afeta em todas as áreas. A nossa geração recebeu uma educação baseada nas mentiras do humanismo com filosofias, idéias e ensinos que se levantaram contra o conhecimento de Deus, formando fortalezas em nossa mente (I Co. 10:3-5).

A Palavra de Deus diz que ninguém pode lançar outro fundamento, porque seu fundamento sólido já foi lançado: Jesus Cristo, em quem foram estabelecidos princípios para que o homem fosse bem sucedido por completo, no corpo, na alma e no espírito.

A Igreja deve estar alerta aos fundamentos contrários aos princípios de Deus, pois nossos pequeninos estão debaixo de um jugo e de um ensino pagão e carnal. Não é esse o propósito de Deus para as nossas crianças, uma geração de líderes que impactará as nações da Terra.

Para haver uma Educação por Princípios é preciso ter a convicção que esta é a chamada de Deus para Sua Igreja, que esta é a forma como iremos conquistar uma geração sarada.

A Educação por Princípios é uma convicção e não uma preferência. Uma convicção é baseada na Palavra de Deus e centrada em Cristo. Assim como Deus não muda, o cristão tem convicções baseadas nas verdades de Cristo e mesmo mediante lutas e desafios, suas convicções permanecerão vivas.

Por outro lado, a preferência é centrada no “EU”, baseada em conveniências e em desejos pessoais. As preferências mudam quando a pressão e os conflitos surgem. Uma convicção requer sacrifícios, não se detém frente a obstáculos, até que a Palavra seja totalmente obedecida. Deus nos proverá os meios para efetuar aquilo que Ele nos tem chamado para fazer (I Ts. 5:24).

Os princípios da Palavra de Deus nos fazem sábios, dão-nos uma visão de ensino fundamentado nEle, repreendem-nos e exortam-nos para que haja correção e educação na justiça com o propósito de nos aperfeiçoar e habilitar para toda boa obra. Deus tem nos chamado para nos instruir na justiça, pois justiça e verdade são a base do Seu Trono.

Hoje Deus tem chamado a Sua Igreja para uma cura no caráter e para transformar sua mentalidade. Precisamos voltar aos princípios que Deus já estabeleceu em Sua Palavra, aprendendo a raciocinar biblicamente, ou seja, o nosso padrão de pensamento e raciocínio deve ser o padrão de Deus.

Porém, observamos algo que marcou o êxito daquela igreja: Eles “perseveraram na doutrina dos apóstolos”. Isto significa que eles permaneceram nos princípios ensinados por Jesus (Atos:3-42). Eles não saíram dos princípios e eram convictos que teriam que obedecer ao que foi ensinado pelo Mestre.

É preciso termos essa convicção, sabendo que a educação e o ensino são a base de uma família, da Igreja e nação. Precisamos obedecer a convocação de Cristo Jesus e fazer discípulos ensinando os princípios da Sua Palavra.

Qualquer segmento de uma sociedade pode ser mudado através de convicções fortes e mentes transformadas pelo padrão de Deus. Como Igreja, devemos firmar as estacas, o fundamento, os princípios que foram estabelecidos por Deus, para que possamos conquistar as nações da Terra. Só um ensino consistente na Palavra e nos princípios de Deus nos farão prósperos em nossa caminhada para essa conquista.

Em 2008, O Brasil será outro. Seremos uma nação onde se vive os princípios bíblicos; teremos uma educação onde a metodologia será permeada por princípios bíblicos; teremos uma economia e uma política voltadas para os princípios bíblicos. Retornaremos às veredas antigas que é o bom caminho e acharemos descanso para a nossa alma (Jeremias: 6:16).

Pra. Dejanira Vieira - MIR

Voltar para Escola por Princípios
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados