contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Cura Interior

Rancor

 
 

Definição: Aversão profunda ou ressentimento amargo, não raro sopitado ou reprimido, ocasionado por algum ato alheio que causa dano material ou moral. Recordação tenaz e hostil de tais atos ou de acontecimentos análogos.

1. A Palavra de Deus nos adverte contra os perigos do rancor.

• Provérbios 18:19 [Quando nos permitimos guardar rancor das pessoas, criamos muros que são difíceis de derrubar e que nos isolam dos outros.] O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.

• Atos 8:22,23 [O rancor é um pecado do qual tem que se arrepender.] Arrepende-te dessa tua iniqüidade, e ora a Deus. Talvez te seja perdoado o pensamento do teu coração. 23 Pois vejo que estás em fel de amargura e em laço de iniqüidade.

• Colossenses 3:19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis com amargura nem aspereza.* * Bíblia Viva

• Hebreus 12:15 [Acautelem-se contra ele, porque até mesmo uma pequena raiz de rancor pode fazer muito mal a você e a outros.] Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. [Cf. Deuteronômio 29:18.]

• Tiago 3:14 Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis [não se gabe], nem mintais contra a verdade.

2. Não tenha nem guarde rancor, mas substitua-o por amor, bondade e perdão.

• Levítico 19:18 Não te vingarás, nem guardarás ira [rancor] contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

• Provérbios 17:9 [O amor pode superar o rancor, mas cuidado para não abrir velhas feridas. É melhor perdoar e esquecer.] O que encobre a transgressão promove o amor, mas o que renova a questão separa os maiores amigos. [Cf. 10:12.]

• Mateus 6:14,15 Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. 15 Porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não perdoará as vossas.

• Mateus 18:23-35 [Na sua parábola do servo incompassivo, Jesus deixou claro que vamos sofrer se, sabendo como Jesus teve misericórdia de nossos pecados, nos recusarmos a sinceramente perdoar nossos irmãos.] 35Assim vos fará também meu Pai celeste, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

• Romanos 2:1-6 [O farisaísmo e o espírito crítico que nos fazem julgar outros pode causar rancor e nos fazer sentir justificados por tal sentimento, mas acaba por trazer sobre nós os castigos de Deus.] Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, pois te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro, porque tu que julgas, fazes o mesmo. 2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. 3 Tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, pensas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 4 Ou desprezas tu as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus. 6 Deus recompensará a cada segundo as suas obras.

• Efésios 4:31,32 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia [intenção maldosa] sejam tiradas de entre vós. 32 Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

• 1 Pedro 4:8 [Mesmo se alguém o maltratou ou foi injusto com você, o amor de Deus ama o suficiente para perdoar.] Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.

3. Se der lugar ao rancor no seu coração, mais cedo ou mais tarde ele sairá pela sua boca sob a forma de resmungos e queixas.

• Jó 6:2,3 [Jó queixa-se para os amigos:] Oh! Se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança! 3Porque, na verdade, seria mais pesada do que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras têm sido precipitadas. [Cf. 7:11.]

• Jó 10:1 [Jó também disse:] A minha alma tem tédio à vida; por isso darei curso à minha queixa, alarei na amargura da minha alma. [Cf. 16:6-16.]

• Jó 23:1-4 [A autojustiça de Jó o deixou rancoroso contra Deus, achando que ele sabia o que era melhor.] Então Jó respondeu: 2Ainda hoje a minha queixa está em amargura; o peso da mão dEle é maior do que o meu gemido. 3Ah! Se eu soubesse onde encontrá-Lo! Então me chegaria ao Seu tribunal. 4Exporia ante Ele a minha causa, e encheria a minha boca de argumentos.

• Mateus 12:34b Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. [Cf. Mateus 15:11,18,19.]

• Romanos 3:14b A sua boca está cheia de maldição e amargura.

4. O Senhor, no Seu amor, pode livrá-lo do pecado do rancor. Seguem-se exemplos de três pessoas que superaram o rancor, e uma que não superou:

• Gênesis 45:3-15 [Se há alguém que tinha toda razão para ficar rancoroso, era José. Os seus irmãos o rejeitaram, por crueldade o venderam como escravo, e mentiram ao pai dizendo-lhe que ele tinha sido morto por um animal selvagem. Ele cumpriu pena por acusações falsas de estupro. Ficou na prisão dois anos mais porque o mordomo geral de Faraó esqueceu-se que prometera ajudar a tirá-lo de lá. Apesar de tudo isso, José reconciliou-se com os irmãos da seguinte forma:] Disse José a seus irmãos: Eu sou José! Vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante dele. 4Disse mais José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E eles se chegaram. Então disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5Mas agora não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para cá, porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. 6Pois já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. 7Pelo que Deus me enviou adiante de vós a fim de conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. 8Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito. 9Apressai-vos, subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim diz teu filho José: Deus me pôs por senhor em toda a terra do Egito. Desce a mim; não te demores. 10Habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu, teus filhos, o teu gado e tudo o que tens. 11Ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não sejas reduzido à pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens. 12Os vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha a boca que vos fala. 13Fazei, pois, saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto. Apressai-vos a fazer descer meu pai para cá. 14Então se lançou ao pescoço de Benjamim, seu irmão, e chorou, e Benjamim chorou também ao pescoço dele. 15E José beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles. Depois seus irmãos falaram com ele.

• 1 Samuel 1:10 [Ana, mãe de Samuel, era sobremaneira provocada cada ano por Penina, segunda mulher de seu marido, Elcana. Penina tinha filhos e propositadamente fazia Ana se sentir mal por não ter filhos. Após anos disso, Ana, já rancorosa, não conseguia comer bem e sentindo que de alguma forma não era abençoada pelo Senhor, levou o seu rancor ao Senhor em oração fervorosa, admitindo a sua tribulação, tanto para o Senhor como para Eli, o sacerdote. Finalmente uma grande vitória foi ganha, primeiro por fé, seguida das bênçãos de Deus.] Ela, com amargura de alma, orou ao Senhor, chorou muito. … [Quando Eli viu Ana chorando, equivocou-se pensando que ela estava embriagada:] 15 Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito. Não bebi vinho nem bebida forte; mas estava derramando a minha alma perante o Senhor. … [Explicou-lhe que orava a Deus para que lhe desse um filho.] 17Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 18Disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi no seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. [Ana, por fé, entregara a sua amargura a Deus, por isso pôde voltar à sua família livre da tristeza, e até conseguiu comer normalmente. Mais tarde as bênçãos vieram: o Senhor não só a abençoou com Samuel, o seu primogênito que ela dedicou ao Senhor, mas com mais três filhos e duas filhas!]

• Isaías 38:10-17 [O rei Ezequias ficou rancoroso durante uma doença que quase o matou. Nos piores dias, ele achou que o Senhor estivesse descartando-o Mas a sua oração e lágrimas fervorosas trouxeram por fim a cura e a vitória.] Eu disse: Em pleno vigor de meus dias devo entrar nas portas da sepultura, e ser privado do resto de meus anos? 11Eu disse: Já não verei o Senhor na terra dos viventes; jamais verei o homem com os moradores do mundo. 12Como a choça de pastor, a minha morada foi arrancada e arrebatada de mim. Como um tecelão, enrolei a minha vida, e Ele me cortou do tear; noite e dia deste cabo de mim. 13Esperei com paciência até de madrugada, mas como um leão Ele quebrou todos os meus ossos; noite e dia deste cabo de mim. 14Como o grou, ou a andorinha, assim eu chilreava, e gemia como a pomba. Os meus olhos se cansaram de olhar para o alto. Ando oprimido; ó Senhor, fica por meu fiador. 15Mas o que direi? Ele falou comigo, e Ele mesmo fez isto. Andarei humildemente todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. 16Senhor, por estas coisas vivem os homens; e o meu espírito encontra vida nelas também. [Então Ezequias começa a falar com fé.] Restauraste-me a saúde, e me deixaste viver. 17Certamente foi para minha paz que estive em grande amargura. Em Teu amor abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção; lançaste para trás das Tuas costas todos os meus pecados.

• 2 Samuel 13:22 [Absalão, filho do rei Davi, odiava amargamente Amnom, seu irmão por parte de pai, por ter estuprado sua irmã Tamar. Esse rancor foi nutrido por dois anos até que Absalão mandou matar Amnom.] Absalão não falou com Amnom, nem mal nem bem; ele odiava a Amnom, por ter forçado a Tamar, sua irmã. … 28 Absalão deu ordem aos seus moços: Tomai sentido! Quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis. Não temais. Não sou eu quem vos dá esta ordem? Esforçai-vos e sede valentes. 29 Os moços de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lhes havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram e, montando cada um no seu mulo, fugiram.

5. O rancor provêm de sentimentos de ira e uma atitude implacável com outros. Seguem-se mais algumas soluções que a Palavra apresenta sobre como evitá-lo.

• Provérbios 27:7 [Se estivermos verdadeiramente famintos para ouvir do Senhor, até experiências amargas podem ser encaradas como “bênçãos disfarçadas”.] A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce.

• Mateus 5:23,24 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem, e apresenta a tua oferta.

• Marcos 11:25 E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

• Romanos 8:28 [O rancor também é descrito como sentimentos resultantes de algo que é difícil de aceitar, de modo que é importante lembrar-se que o Senhor tem um bom propósito em tudo o que permite que nos aconteça.] Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.

• Romanos 12:2 [A Palavra de Deus muitas vezes fala de “renovar a nossa mente”, o que significa abrir mão do antigo; principalmente qualquer mágoa ou rancor do passado.] E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. [Cf. Efésios 4:23.]

• Efésios 4:26b,27 [Dormir irado abre as portas para o Diabo agir.] Não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27e não deis lugar ao Diabo.

• Filipenses 3:13 [O rancor também é conseqüência de agarrar-se a coisas ruins ou sentimentos de ira em relação a alguém ou algo que aconteceu, mas o Senhor nos diz para esquecermos o que ficou para trás.] Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim...

• Colossenses 3:13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.

clubedaluz.com.br

Voltar para Libertação e Cura
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados