contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Ensino

Escola Bíblica Convencional x Nova Escola Bíblica

 
 

Instituições e pessoas que não se adequam às novas realidades, acabam ficando obsoletas e ultrapassadas. Isto não é diferente em se tratando de Escola Bíblica. Contextualizar-se sem secularizar-se é fator vital para uma organização de ensino que espera continuar relevante em pleno século XXI.

Dois tipos de Escolas Dominicais co-existem atualmente: A Escola Bíblica convencional e a Nova Escola Bíblica.
 

Observemos as principais diferenças entre esses dois tipos de escolas:

 

EB CONVENCIONAL A NOVA EB

O Dirigente/Superintendente decide só. Prevalece o autoritarismo.

As decisões são feitas em conjunto com membros da liderança, corpo docente e discente.

Só funciona aos Domingos pela manhã.

Ajusta-se às peculiaridades de cada região e localidade.

Não se admite outro espaço para funcionamento, a não ser o templo.

Admite outras possibilidades de espaços físicos (escolas, associações, etc.) mais adequados.

Se conforma com dirigentes e professores ultrapassados, descontextualizados e fossilizados.

Investe e incentiva a formação inicial e continuada da liderança e dos professores.

Os professores são os donos da verdade e detentores do conhecimento.

Professores e alunos participam na busca pela verdade e na construção do conhecimento.

Os alunos aprendem em silêncio.

Os alunos participam ativamente das aulas.

A tradição e os costumes estão acima da Bíblia.

A Bíblia é a palavra final acerca de tradição e costumes.

É mera reprodutora de doutrinas, conhecimentos, saberes e informações.

Adota e promove uma atitute crítico-reflexiva sobre doutrinas, conhecimentos, saberes e informações.

O relacionamento entre professor e aluno é formal.

A amizade e a afetivadade na relação entre professor e aluno é valorizada.

Preocupa-se apenas com a vida dos alunos em sala de aula.

Procura conhecer e preocupa-se com a realidade familiar, social, etc. de seus alunos.

Trata as crianças como pequenos adultos.

As características de cada faixa etária infantil são conhecidas e respeitadas pelos professores.

Exige dos alunos sem considerar as suas diferenças pessoais.

Respeita plenamente as diferenças de assimilação de conteúdos entre os alunos.

As aulas e demais atividades pedagógicas são improvisadas.

Todas atividades são devidamente planejadas.

Utiliza de forma demasiada e cansativa o método de ensino expositivo.

Os professores diversificam os métodos de ensino e dinamizam as aulas.

Negligencia a utilização dos recursos didáticos.

Valoriza e incentiva a utilização dos recursos didáticos.

Enfatiza a quantidade de saberes adquiridos pelos alunos.

O progresso integral do alunos é enfatizado (saber, ser, fazer, relacionar-se)

Ignora as Novas Tecnologias de Informação (NTI)

Promove um maior contato de dirigentes, professores e alunos com as NTI (estimulam o acesso e a criação de sites, blogs, orkut, MSN , etc) sempre buscando enriquecer o processo ensino-aprendizagem.

Coloca toda responsabilidade do processo ensino-aprendizagem no Espírito Santo.

Entende que o Espírito Santo é um ajudador no processo ensino-aprendizagem.

Está com os dias contados.

Encontra-se em pleno crescimento.


Qual o perfil da Escola Bíblica que você dirige, ensina ou estuda? É do tipo “convencional”, ou está adequada às demandas e desafios dos novos tempos?

Por Pr. Altair Germano

Voltar para Ensino e Formação
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados