EB CONVENCIONAL |
A NOVA EB |
O Dirigente/Superintendente decide
só. Prevalece o autoritarismo. |
As decisões são feitas em conjunto
com membros da liderança, corpo docente e discente. |
Só funciona aos Domingos pela
manhã. |
Ajusta-se às peculiaridades de cada
região e localidade. |
Não se admite outro espaço para
funcionamento, a não ser o templo. |
Admite outras possibilidades de
espaços físicos (escolas, associações, etc.) mais adequados. |
Se conforma com dirigentes e
professores ultrapassados, descontextualizados e
fossilizados. |
Investe e incentiva a formação
inicial e continuada da liderança e dos professores. |
Os professores são os donos da
verdade e detentores do conhecimento. |
Professores e alunos participam na
busca pela verdade e na construção do conhecimento. |
Os alunos aprendem em silêncio. |
Os alunos participam ativamente das
aulas. |
A tradição e os costumes estão
acima da Bíblia. |
A Bíblia é a palavra final acerca
de tradição e costumes. |
É mera reprodutora de doutrinas,
conhecimentos, saberes e informações. |
Adota e promove uma atitute
crítico-reflexiva sobre doutrinas, conhecimentos, saberes e
informações. |
O relacionamento entre professor e
aluno é formal. |
A amizade e a afetivadade na
relação entre professor e aluno é valorizada. |
Preocupa-se apenas com a vida dos
alunos em sala de aula. |
Procura conhecer e preocupa-se com
a realidade familiar, social, etc. de seus alunos. |
Trata as crianças como pequenos
adultos. |
As características de cada faixa
etária infantil são conhecidas e respeitadas pelos
professores. |
Exige dos alunos sem considerar as
suas diferenças pessoais. |
Respeita plenamente as diferenças
de assimilação de conteúdos entre os alunos. |
As aulas e demais atividades
pedagógicas são improvisadas. |
Todas atividades são devidamente
planejadas. |
Utiliza de forma demasiada e
cansativa o método de ensino expositivo. |
Os professores diversificam os
métodos de ensino e dinamizam as aulas. |
Negligencia a utilização dos
recursos didáticos. |
Valoriza e incentiva a utilização
dos recursos didáticos. |
Enfatiza a quantidade de saberes
adquiridos pelos alunos. |
O progresso integral do alunos é
enfatizado (saber, ser, fazer, relacionar-se) |
Ignora as Novas Tecnologias de
Informação (NTI) |
Promove um maior contato de
dirigentes, professores e alunos com as NTI (estimulam o
acesso e a criação de sites, blogs, orkut, MSN , etc) sempre
buscando enriquecer o processo ensino-aprendizagem. |
Coloca toda responsabilidade do
processo ensino-aprendizagem no Espírito Santo. |
Entende que o Espírito Santo é um
ajudador no processo ensino-aprendizagem. |
Está com os dias contados. |
Encontra-se em pleno crescimento. |