Santidade inclui o
afastamento de toda
aparência do mal. (1 Ts.5:22)
"Jovens, eu vos escrevi,
porque sois fortes e a
palavra de Deus permanece em
vós, e vencestes o Maligno".
(I João 2,14)
"Porque virá o tempo em que
os homens já não suportarão
a sã doutrina da salvação.
Levados pelas próprias
paixões e pelo prurido de
escutar novidades, ajuntarão
mestres pra si . Apartarão
os ouvidos da verdade e se
atirarão às fábulas. Tu,
porém, sê prudente em tudo,
paciente nos sofrimentos,
cumpre a missão de pregador
do Evangelho, consagra-te ao
teu ministério." (II Timóteo
4,3-5)
"Procurai o que é agradável
ao Senhor, e não tenhais
cumplicidade nas obras
infrutíferas das trevas;
pelo contrário condenai-as
abertamente. Porque as
coisas que esses homens
fazem é vergonhoso até falar
delas. Mas tudo isto, ao ser
reprovado, torna-se
manifesto pela luz. E tudo o
que se manifesta deste modo,
torna-se luz." (Efésios
5,10-14)
R.P.G. (Role Playing
Game) - Os jogos de
representação de papel com
temática ocultista abrem as
portas para os reinos
proibidos e para as seduções
espirituais.
"Os produtores de videogames
estão se tornando mais
espertos. Eles o levam a
locais onde você pode ser
instruído por um ocultista
na vida real. Você conversa
com pessoas da pesada" [
Ex-membro da Ordem Ocultista
da Alvorada Dourada.].
"As práticas mágicas
ocultistas dos antigos não
são apenas para os antigos.
Os espíritos envolvidos são
seres imortais e estão tão
ativos hoje quanto estavam
mil anos atrás, como também
a adoração deles... Os
brinquedos com os quais as
crianças brincam representam
criaturas poderosas das
trevas. Agora, os jogos dão
instruções explícitas sobre
os rituais e métodos do
ocultismo. Na verdade, os
torneios de jogos são uma
oportunidade de ouro para os
ocultistas encontrarem
'recrutas' com capacidades
excepcionais."
"Satanás não está
simplesmente tentando atrair
as pessoas para o lado
tenebroso de um conflito do
bem contra o mal. Na
verdade, está tentando
erradicar totalmente o
abismo entre ele próprio e
Deus, entre o bem e o mal".
Ray Yungen, A Time of
Departing.
"E não comuniqueis com as
obras infrutuosas das
trevas, mas antes
condenai-as." [Efésios
5:11].
"— O que aprendi em segredo
está agora em toda a parte",
disse Peter (nome fictício),
um ex-ocultista. Em uma
conversa telefônica recente,
ele explicou como as
crianças e jovens de hoje
exploram os mundos
ocultistas e experimentam
emoções mágicas que parecem
inofensivas. A atração dos
poderes secretos —
especialmente quando
experimentados por meio do
RPG (jogos de representação
de um papel) que fazem os
jogadores entrar em mundos
míticos e experiências
virtuais — despertam uma
curiosidade obsessiva sobre
as forças proibidas. E, à
medida que cativam seus
jovens fãs, rapidamente
dilapidam os valores
tradicionais que criam
limites seguros e advertem
sobre o perigo.
Peter conhece isso tudo
muito bem. Ele esteve
envolvido no ocultismo por
aproximadamente trinta anos.
Como um ocultista, foi
iniciado até o nível do
décimo grau, e foi um Mestre
do Templo na Ordem Hermética
da Alvorada Dourada, melhor
conhecida por seu membro
mais famoso, Aleister
Crowley. Peter estudou e
dominou diversos outros
sistemas de magicka ritual.
[Veja no fim
deste artigo a nota
explicativa a respeito da
ortografia de magicka].
"— Pratiquei tudo o que Deus
considera abominação em
Deuteronômio 18", ele me
disse. Em seguida, descreveu
o poder cativante dos RPGs —
atualmente um dos caminhos
mais envolventes para a
servidão espiritual.
"— Você conhece os
simuladores de vôo?", ele me
perguntou. "— Eles simulam o
interior de uma cabine de um
avião em pleno vôo. Você
pode aprender como pilotar
um avião em um simulador de
vôo. Mas em um simulador não
há risco. Todo o perigo
pessoal foi removido. Quando
você brinca com esses jogos
ocultistas, está fazendo a
mesma coisa que faria em um
simulador de vôo. Nenhum
risco."
Então, por que não
experimentar a coisa real?
Muitos jogadores fazem
exatamente isso. "— Esses
garotos são facilmente
atraídos para grupos
ocultistas por meio dos
torneios de RPG", disse
Peter. "— Quando os garotos
fazem a transição da
simulação — quando realmente
experimentam o PODER que
está disponível para eles
por meio dos rituais que
aprendem a realizar sob o
disfarce de 'fantasia' —
esse poder torna-se um vício
e eles são fisgados. No
entanto, eles não percebem
isso."
"— Eu podia caminhar até
qualquer um desses
adolescentes que mostram
aptidão, colocava minha mão
sobre seus ombros, olhava
para os olhos deles e dizia,
'- Já que você gosta tanto
de se entreter com isto, que
tal experimentar na vida
real?' Ninguém nunca me
respondeu que não."
"Amaciando" para o
Reavivamento Ocultista
Por que razão nossa nação,
que foi tão ricamente
abençoada por Deus abraçaria
o ocultismo? O que causou
essa impressionante mudança
de valores? Como isso pôde
acontecer tão rápido?
Na verdade, nossa nação já
tinha sido "amaciada" no
início dos anos 60, quando a
crescente rebelião contra
Deus manifestou-se
publicamente. A busca já
então centenária da
solidariedade social com
base na filosofia ocultista
de George Wilhelm Friedrich
Hegel e o processo do
consenso foram o instrumento
eficiente para essa mudança.
O padrão de Hegel para o
"pensamento de grupo" negava
as verdades absolutas de
Deus e treinava as pessoas a
se adaptarem para
"transformação contínua" e o
consenso do grupo. Por volta
do ano 2000, esse modelo
tinha sido adotado nas
escolas, empresas,
organizações comunitárias, e
as principais estruturas
eclesiásticas e políticas
nos EUA. Por meio da mídia
global, as pessoas em todo o
mundo pegaram a visão de
Hegel da síntese religiosa —
uma envolvente mistura de
ilusões espirituais e
práticas que apelam à nossa
caprichosa natureza humana.
Hegel estudou a alquimia, a
cabala e a teosofia. Ele lia
muito sobre mesmerismo,
fenômenos psíquicos,
rabdomancia, pré-cognição e
feitiçaria. Ele se associava
publicamente com conhecidos
ocultistas... Ele acreditava
em um Espírito da Terra, e
correspondia-se com colegas
sobre a natureza da magia...
Ele alinhava-se
informalmente com sociedades
herméticas como a Maçonaria
e a Rosa-Cruz e adotou seus
sistemas simbólicos de
círculos sagrados,
triângulos místicos e
símbolos astrológicos. [5].
Considerando-se as conexões
ocultistas de Hegel, não é
surpreendente que seus
ensinos solapem a fé bíblica
e todos os fatos opositores.
Também não é estranho que a
geração pós-moderna tenha
sido em grande parte
imunizada contra o
cristianismo genuíno.
Afinal, o revolucionário
processo dialético de Hegel
foi a peça central da
lavagem cerebral soviética.
Ela efetivamente expurgou as
verdades imutáveis de Deus e
preencheu o vácuo com
"verdades" que evoluem e
sonhos sedutores.
Embora os líderes comunistas
tenham adotado o processo
dialético de Hegel, eles
ignoraram suas crenças
ocultistas. Em contraste, o
mundo ocidental começou a
restaurar essas raízes pagãs
muito antes que a geração
que nasceu nos anos 50
começasse a fazer suas
exigências por liberdade
sensual e uma
espiritualidade centrada na
Terra. Em outras palavras,
os anos 60 não iniciaram
essa mudança radical; a
agitação dos anos 60 foi o
resultado do programa
psicossocial do
"reaprendizado", que começou
a transformar o mundo
ocidental décadas antes.
À medida que a antiga moral
e os limites espirituais
foram destruídos, a mídia
dominante pregava a
tolerância e a aceitação de
todas as emoções proibidas.
Logo em seguida, os segredos
ocultistas saíram de seus
armários, onde ficaram
durante séculos e
reivindicaram seu lugar na
indústria do entretenimento.
Em seu artigo de 1988
intitulado Popular Ocultism
[Ocultismo Popular], Alexis
Dolgorukii mostra o mundo da
fantasia complementado pela
ascensão do ocultismo
moderno e pós-moderno:
"Durante os anos 60, graças
às obras de J. R. R.
Tolkien... teve início uma
tremenda fascinação pública
com o que é chamado de
'Fantasia das Espadas e da
Feitiçaria' e essa
fascinação continua e se
intensificou até os dias de
hoje... Uma vasta quantidade
de filmes, jogos de
computador e jogos de
diversões eletrônicas ecoam
essa mesma preocupação..."
"Esse 'ocultismo popular'
apareceu durante os anos
1870-1925... Os promotores
principais... foram pessoas
como a senhora Helena
Petrovna Blavatsky, Eliphas
Levi... Rudolph Steiner,
Aleister Crowley, A. E.
Waite,... Alice Bailey,
Annie Besant...
"Estejamos nós falando de
Teosofia, ou da Alvorada
Dourada, ou da Ordem dos
Templários do Oriente (OTO)
ou de qualquer outros dos
inúmeros grupos menores,
todos fascinados pelo mesmo
glamour, o que estamos
realmente tratando é de
'Ocultismo Popular'; e é
tanto 'Fantasia de Espadas e
Feitiçarias' quanto as obras
de Tolkien..." [http:///www.parascience.org/popular.htm].
Peter esteve associado com a
OTO e com a Alvorada
Dourada. Fundada por
Aleister Crowley, seus
ensinos — como aqueles das
outras ordens ocultistas —
atraem qualquer pessoa presa
na rede obsessiva do RPG
ocultista. É por isto que
nós, que confiamos em Deus,
precisamos reconhecer nosso
inimigo, resistir às suas
estratégias tentadoras, e
conhecer as verdades para
combater essas enganações
mortais. A segurança de
nossos filhos depende disso.
Destarte,
"No demais, irmãos meus,
fortalecei-vos no Senhor e
na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a
armadura de Deus, para que
possais estar firmes contra
as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar
contra a carne e o sangue,
mas, sim, contra os
principados, contra as
potestades, contra os
príncipes das trevas deste
século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos
lugares celestiais."
[Efésios 6:10-12].
As
Fantasias Pagãs Difundem-se
com a Explosão Digital
Enquanto o "ocultismo
popular" estava fixando suas
imagens pagãs, mitos e
monstros na nossa cultura
moderna, o mundo estava
rapidamente adotando a mídia
computadorizada. As duas
coisas pareciam feitas uma
para a outra.
"A magia é a ciência da
imaginação, a arte da
engenharia da consciência e
de descobrir as forças
virtuais que conectam o
corpo-mente com o mundo
físico", escreveu Erik Davis
em seu artigo "Os
Tecnopagãos". Mostrando o
impacto das emoções pagãs no
mundo lógico e frio da
linguagem dos computadores,
ele apresenta Mark Pesce, um
líder pagão na inovação dos
computadores:
"Mark Pesce é um tecnopagão,
um participante em uma
pequena, mas vital
subcultura dos especialistas
digitais que mantêm um pé na
emergente tecnoesfera e o
outro no selvagem e confuso
mundo do paganismo... um
movimento espiritual
anárquico, telúrico,
celebratório que tenta
restabelecer a magia, os
mitos, e os deuses dos povos
da Europa pré-cristã..."
"Uma quantidade
surpreendente de pagãos
trabalha e se diverte nos
campos técnicos, como
operadores de sistema
on-line (sysops),
programadores de
computadores e engenheiros
de rede..."
"Ao longo dos milênios, os
alquimistas, cabalistas e os
cristãos esotéricos
desenvolveram um rico
arsenal de instrumentos
mentais... Não é acidente
que essas artes herméticas
tenham como base o nome
Hermes, o deus grego
padroeiro das mensagens e da
informação..."
"Usando uma combinação de
representação cerimonial,
objetos rituais e
imaginação, os pagãos moldam
essas zonas rigidamente
definidas nos espaços
físicos e psíquicos. Os
rituais pagãos variam
bastante, mas o cenário
normalmente é definido
invocando-se os quatro
elementos que, segundo a
crença dos antigos, formavam
toda a matéria..."
"... você encontrará mais
correspondência íntima entre
a cultura dos computadores e
a religião da imaginação do
paganismo. Um vínculo são os
fãs da ficção científica e
das fantasias, um mundo em
que a representação de
papel, o humor peculiar e o
entusiasmo mítico geraram
muitos pagãos." [6].
"Tanto o ciberespaço quanto
o espaço mágico são
puramente manifestos na
imaginação", disse Pesce.
"Ambos os espaços são
inteiramente construídos por
seus pensamentos e crenças."
[6].
Os personagens criados na
imaginação de Tolkien
encaixam-se bem aqui. É por
isso que a primeira geração
de criadores de mitos e
tecnopagãos se disfarçavam
de magos, hobbits, anões e
outros personagens da Terra
Média durante os anos
pioneiros das convenções de
computadores. E é por isso
que o mundo emergente do RPG
Dungeons and Dragons (A
Caverna do Dragão) adotou as
ogros, anões, silfos e elfos
de Tolkien. Os reinos
místicos de Tolkien armaram
o cenário e criaram o padrão
para os futuros criadores de
jogos.
Faz sentido. "Os criadores
de Dungeon and Dragons eram
treinados em magia européia
— todos os elementos da arte
medieval, o mesmo que
Tolkien", diz Peter. "Como
uma simulação ocultista,
esse sistema oferece um
passeio no mundo real da
magia européia."
Na verdade, os RPG mais
populares misturam fato e
fantasia, mito e história
juntos em uma realidade
virtual que desperta a
imaginação e implanta suas
imagens tenebrosas nas
mentes dos jogadores. Por
exemplo, Warhammer Fantasy
Role-Play — como os novos
jogos Tolkien — é "definido
em um mundo medieval de
fantasias" povoado por uma
vasta diversidade de ogros,
elfos, anões, duendes,
magos, deuses e feiticeiros.
"Ele é muito similar à
Europa no início da
renascença... Há uma magia
nesse mundo que o torna
especial para os fãs. Essa é
parcialmente a atmosfera
tenebrosa e sinistra... e
parcialmente a fácil e
rápida mecânica do jogo."
"Ao brincar com um RPG, você
tem de representar sua parte
e o Mestre do Jogo o
recompensa pela boa
representação, por fazer o
personagem viver e interagir
com o mundo... Há o sempre
presente perigo da corrupção
pelos deuses das trevas, mas
muitos homens mortais são
mais do que capazes de se
corromper sem ajuda
adicional."
A
Mensagem Global Que Está Por
Trás da Magia da
Representação de Papel
"Na magia ritual fui
ensinado a ir a diferentes
planos de existência fora do
corpo físico", continuou
Peter. "Eu podia criar um
reino ali no qual podia
praticar a magicka ritual e
aperfeiçoar minhas
habilidades mágicas. O que
eu fazia no plano físico era
o que tinha praticado no
plano astral por meio de
visualizações criativas. Por
meio da minha vontade e da
minha imaginação, fazia as
coisas acontecerem no plano
físico. Como é em cima,
assim é embaixo! Essa
magicka ritual é a
manifestação do poder da sua
vontade."
As palavras dele me fizeram
lembrar a fórmula de
Starhawk para magias e
encantamentos. Autora de The
Spiral Dance e fundadora da
"Aliança da Deusa", ela
ensinava seus seguidores que
"Operar a mágica é
entrelaçar as forças
invisíveis em uma forma,
para se erguer além da
vista, explorar o reino não
mapeado dos sonhos da
realidade oculta... saltar
além da imaginação naquele
espaço entre os mundos em
que a fantasia torna-se
real; ser ao mesmo tempo
animal e deus... Os
encantamentos e as magias...
requerem as faculdades
combinadas do relaxamento,
visualização, concentração e
projeção mental... Lançar um
encantamento é projetar a
energia por meio de um
símbolo". [7].
"Como é em cima, assim é
embaixo". Essa frase
sumariza a essência da
magicka, explicou Peter. No
entanto, isso era novidade
para mim, de modo que fiz
uma pesquisa na Internet.
Apareceram inúmeros sites,
ligando a frase ocultista
com crenças ocultistas, como
a Teosofia, a Ioga Kundalini,
a filosofia dialética que
está por trás do símbolo do
yin-yang e a Teodinâmica.
Esta última lida com "a
energia cósmica, ou a Força
Primordial, e as freqüências
supostamente geradas pela
forma da pirâmide." [8].
Um site mais útil explicava
a história e o significado
dessa frase simples. No
entanto, antes de você ler o
resumo a seguir, deixe-me
explicar por que estou
compartilhando isso com
você. Como viu, esses
antigos ensinos ocultistas —
que no passado estavam
escondidos a portas fechadas
nas sociedades secretas e
nas irmandades místicas —
tornaram-se amplamente
difundidos. No entanto,
poucas pessoas reconhecem a
natureza tenebrosa e
ocultista desses ensinos, ou
as forças que estão por trás
de suas fórmulas atemporais.
Não podemos mais nos dar o
luxo de continuar na
ignorância. Para evitar
experimentar o mal,
precisamos discernir o mal.
Portanto, tome nota dos
conceitos esotéricos no
excerto a seguir. Muitos
desses conceitos estão sendo
adaptados para uso no
aconselhamento cristão, na
oração mística, na saúde
holística e em outras
práticas familiares. Elas
parecem boas para aqueles
que são cegos para os
populares "ardis do
Maligno":
"Esta mensagem teoriza que o
homem é a contraparte de
Deus na Terra, como Deus é a
contraparte do homem no céu.
Portanto, é uma afirmação de
uma crença antiga que as
ações do homem na Terra são
paralelas com as ações de
Deus no céu..."
"Para o mágico, o ato
mágico, o ato de causar uma
transformação em uma coisa,
ou coisas sem qualquer
contato físico, é realizado
por um ato da imaginação
acompanhado pela vontade que
a transformação desejada
ocorra. O ato mágico ou o
ato da imaginação tornam-se
um e o mesmo. O mágico
conhece com certeza que para
a transformação ocorrer ele
precisa querer que ela
aconteça e acreditar
firmemente que
acontecerá..."
"Para provocar tal
transformação, o mago usa o
conceito da "interconexão
recíproca dinâmica" para
descrever o mundo físico
como o tipo de coisa que a
imaginação e a vontade podem
afetar... A mente e o corpo,
a galáxia e o átomo, a
sensação e estímulo, estão
intimamente ligados. A
feitiçaria incute fortemente
a visão que todas as coisas
são independentes e
interlacionadas..."
"O propósito de todos os
rituais na magicka
cerimonial é unir o
microcosmo com o macrocosmo
para se unir com Deus, ou
deuses quando invocados, com
a consciência humana. Quando
essa união suprema é
alcançada, o sujeito e o
objeto tornam-se um. É por
isto que o mago sente que
está conscientemente em
contato com todos os
elementos do universo e,
portanto, pode
controlá-los... Essa
sensação intensifica-se mais
à medida que ele pratica com
sucesso suas habilidades."
"Quando se sente em uníssono
com o universo, o mago sabe
que alcançou seu Eu
Superior, ou o Verdadeiro
Eu, porque obteve o domínio
de si mesmo e do universo.
Assim, ele... recebe o poder
dos superiores e dos
inferiores. Portanto, tem a
glória de todo o mundo."
[9].
Esta é uma mentira enganosa!
Entretanto, é a mensagem que
Satanás, disfarçado como
"anjo de luz", usa para
enganar o povo de Deus desde
o início dos tempos.
Lembre-se do que Deus diz
sobre esse cruel "príncipe
das potestades do ar":
"Como caíste desde o céu, ó
estrela da manhã, filha da
alva! Como foste cortado por
terra, tu que debilitavas as
nações! E tu dizias no teu
coração: Eu subirei ao céu,
acima das estrelas de Deus
exaltarei o meu trono, e no
monte da congregação me
assentarei, aos lados do
norte. Subirei sobre as
alturas das nuvens, e serei
semelhante ao Altíssimo. E
contudo levado serás ao
inferno, ao mais profundo do
abismo." [Isaías 14:12-15].
As
Artes das Trevas e a Magicka
do Caos
Satanás nunca mantém suas
promessas nem segue as
nossas regras. Atrás de
todas as promessas
tentadoras de unidade
mundana esconde-se uma
crueldade fria e insensível
que poucas pessoas podem
imaginar. Aqueles que ainda
se lembram dos campos de
concentração nazistas ou têm
as cicatrizes das torturas
nas prisões comunistas
compreendem o terror de uma
natureza humana treinada e
dominada pelas forças das
trevas.
Peter fez parte desse mundo
tenebroso e cruel, e as
descrições dele chegam a
causar arrepios:
"Os ocultistas treinados
desfazem-se de todo o amor e
de todo o ódio. Eles
procuram aqueles que não têm
amor ou ódio, mas são
predadores. Se você for
parte do mundo do ocultismo
e não for um predador,
torna-se um sacrifício. Se
você demonstrar temor, ou
emoção, eles não o querem.
Os jogos ensinam como se
tornar um predador — sem
arriscar nenhuma
conseqüência. Ninguém pode
fazer mal a você. Assim, por
que não experimentar a coisa
real? Muitos fazem
exatamente isso."
"Se você olhar para seus
jogos de cartas, elas são
usadas para matar ou
incapacitar seu oponente.
Isso é simulação de luta
para a magicka cerimonial.
Qualquer forma de magicka
real ou ritual. Você conjura
as entidades que saem e
atacam seus inimigos."
"Nos jogos, as entidades
retratadas nas cartas
mostram os níveis de poder.
Os fãs de Pokémon lidam com
os seres elementais. Yugi e
Magic the Gathering, ensinam
às crianças como invocar as
entidades demoníacas,
servidores e seres
angelicais caídos."
"No jogo, você usa seus
personagens para serem
mortos. Você sacrifica seu
peão para ganhar alguns
pontos. Se um ocultista visa
o topo para ter poder sobre
as pessoas, precisa remover
aqueles que estão na sua
frente."
"Quando esses predadores
vêem comida — jogadores
crédulos e fascinados pelo
jogo — nunca ignoram a
oportunidade. Se você não
está vestido para a guerra
espiritual, torna-se a
vítima deles."
Embora as táticas de Satanás
tenham funcionado bem ao
longo dos tempos, ele
introduz novas distorções
para satisfazer a todos os
que estão sedentos por novas
aventuras ocultistas. Entre
as mais recentes há algo
chamado de mágica do caos.
Um artigo intitulado "Out of
Scientific Magic Systems",
compara esse novo RPG de
magia com a velha magia
orientada por fórmulas:
"Os sistemas mágicos do RPG
podem ser divididos, grosso
modo, em "encantamentos
fíxos" e mecânica de "forma
livre". Os sistemas de
encantamento fixo são
freqüentemente altamente
mecânicos... A mecânica de
forma livre, por outro lado,
requer que o Mestre do Jogo
[o árbitro) julgue a
dificuldade de um
encantamento." [10].
Os excertos a seguir podem
parecer confusos, mas
ilustram bem a mágica do
caos. Observe como ela se
encaixa no pensamento
pós-moderno. Lembre-se, nada
de fatos nem de regras.
Apenas misture e combine a
experiência religiosa dos
seus próprios sonhos. O
autor do artigo inicia com
este breve diálogo:
"Eu: Minha religião é como
um jogo de Dungeon and
Dragons [A Caverna do
Dragão]. A primeira coisa
que você precisa fazer é
entender todas as regras por
si mesmo."
"Ele: — Parece com Magicka
do Caos.
"Eu: — Sim, como... Minha
Religião — Kemet — está
misturada com mapas da outra
realidade. Eles são chamados
de herméticos, neopagãos,
alquimia e Nova Era. Nem uma
dessas palavras é realmente
exata. É mais como sumério/cananeu/hitita..."
"A característica mais óbvia
da minha religião é que é
totalmente prática. A última
coisa que peço a um de meus
alunos é que tragam alguma
teoria de um livro. Como no
Zen, estou interessado nas
experiências, não nas
palavras que as descrevem, e
nunca na análise de coisa
alguma."
"Vários rituais fazem isto:
A Eucaristia de LCC é uma
[visão distorcida dos
conceitos cristãos tendem a
permear os sistemas
ocultistas], a Teurgia de
Kemet é outra. O que eles
fazem pode ser resumido no
seguinte:
Como é em cima, assim é
embaixo.
Como é fora, assim é dentro"
[11]
Finalmente, conheça Tyagi:
"Como muitos tecnopagãos,
Tyagi... explorou RPGs como
Dungeon and Dragons... Após
ler e pesquisar
profundamente filosofia,
misticismo e ocultismo, ele
começou a formar suas
próprias estruturas
místicas, sistemas de
adivinhação e rituais — uma
espiritualidade eclética bem
adequada à cultura da
Internet da interconexão
complexa."
"Ele também mergulhou fundo
na magia do caos, um novo
desenvolvimento marginal do
ocultismo que está bem
representado na Internet. Em
vez de trabalhar com
sistemas ocultistas
tradicionais, os magos do
caos ou constroem suas
próprias regras ou as
descartam totalmente, e
espontaneamente realizam
rituais que rompem com as
categorias mentais fixas e
evocam entidades e
experiências desconhecidas e
freqüentemente
aterrorizadoras."
"O uso da mídia popular é um
aspecto importante da magia
do caos', diz Tyagi... 'A
maioria dos pagãos entra em
um sistema on-line e diz,
'Vamos juntos a algum lugar
e realizar um ritual.' Os
magos do caos diriam, 'Vamos
realizar um ritual
on-line'". [6].
Seja a magia tradicional ou
a magia do caos — os
resultados podem bem parecer
milagres cristãos para um
mundo cego. A Bíblia nos
adverte que muitos serão
enganados. Mas aqueles que
amam a Palavra de Deus e
recusam-se a participar
nessas trevas estarão
eternamente seguros em seu
Senhor, Jesus Cristo:
"Porque já o mistério da
injustiça opera; somente há
um que agora resiste até que
do meio seja tirado; e então
será revelado o iníquo, a
quem o Senhor desfará pelo
assopro da sua boca, e
aniquilará pelo esplendor da
sua vinda; a esse cuja vinda
é segundo a eficácia de
Satanás, com todo o poder, e
sinais e prodígios de
mentira, e com todo o engano
da injustiça para os que
perecem, porque não
receberam o amor da verdade
para se salvarem. E por isso
Deus lhes enviará a operação
do erro, para que creiam a
mentira; para que sejam
julgados todos os que não
creram a verdade, antes
tiveram prazer na
iniqüidade. Mas devemos
sempre dar graças a Deus por
vós, irmãos amados do
Senhor, por vos ter Deus
elegido desde o princípio
para a salvação, em
santificação do Espírito, e
fé da verdade; para o que
pelo nosso evangelho vos
chamou, para alcançardes a
glória de nosso Senhor Jesus
Cristo. Então, irmãos, estai
firmes e retende as
tradições que vos foram
ensinadas, seja por palavra,
seja por epístola nossa. E o
próprio nosso Senhor Jesus
Cristo e nosso Deus e Pai,
que nos amou, e em graça nos
deu uma eterna consolação e
boa esperança, console os
vossos corações, e vos
confirme em toda a boa
palavra e obra." [2
Tessalonicenses 2:7-16].
A
Escolha É Sua: A Verdade ou
o Mito?
Aqueles que amam e seguem a
Deus, repelirão os mitos
ocultistas. Ao mesmo tempo,
aqueles que amam o ocultismo
popular de hoje correrão
para longe das verdades e
dos limites imutáveis
estabelecidos por Deus. Se
estivermos cheios do seu
Espírito Santo e seguirmos
em seus caminhos, pela sua
vida em nós, iremos
"aborrecer o mal e nos
apegar ao bem." [Romanos
12:9]. É simples assim.
Outras escrituras são até
mais específicas. Por
exemplo, 2 Timóteo 4:1-5
diz:
"Conjuro-te, pois, diante do
Deus, e do Senhor Jesus
Cristo, que há de julgar os
vivos e os mortos, na sua
vinda e no seu reino, que
pregues a palavra, instes a
tempo e fora de tempo,
redarguas, repreendas,
exortes, com toda a
longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não
suportarão a sã doutrina;
mas, tendo comichão nos
ouvidos, amontoarão para si
doutores conforme as suas
próprias concupiscências; e
desviarão os ouvidos da
verdade, voltando às
fábulas. Mas tu sê sóbrio em
tudo, sofre as aflições,
faze a obra de um
evangelista, cumpre o teu
ministério."
O mundo faz cara feia quando
ouve essas verdades. Os
mitos e fantasias do mundo
são muito envolventes. É por
isso que as pessoas
encontram todos os tipos de
argumentos para justificar
seu amor mal-direcionado.
Em um artigo intitulado "J.
R. R. Tolkien: Verdade e
Mito", o biógrafo de
Tolkien, Joseph Pearce,
escreveu:
"... o poder de Tolkien está
no modo como ele consegue,
por meio dos mitos, fazer a
mão invisível da providência
ser sentida pelo leitor. Em
suas criações míticas, ou
subcriações, como ele as
chamaria, ele mostra como a
mão invisível de Deus é
sentida de forma muito mais
forte no mito que é sentida
na ficção. Paradoxalmente, a
ficção trabalha com fatos,
mesmo que sejam fatos
inventados, enquanto que os
mitos trabalham com a
verdade, mesmo que a verdade
esteja vestida com um belo
disfarce.
"Além disso, como os fatos
são físicos e a verdade é
metafísica, o mito, sendo
metafísico, é espiritual".
[12].
Você vê o estranho
raciocínio? Por exemplo, se
o reino mítico da magia
ocultista e dos múltiplos
deuses de Tolkien "faz a mão
invisível da providência ser
sentida pelo leitor", que
mensagem ela realmente
ensina? Esse biógrafo
realmente acredita que a
sábia providência de Deus
possa ser sentida por meio
dos deuses criados pelo
homem em "O Senhor dos
Anéis"? Em caso afirmativo,
o mito sedutor já cegou os
olhos dele e distorceu sua
visão da realidade de Deus.
Mas isso é exatamente o que
o mito faz. Ele oferece
falsas respostas às questões
mais profundas da vida e
fecha a porta para o único
Deus que pode oferecer
respostas eternas e que
vivificam. Não é de se
admirar que a Sociedade de
Tolkien, um grupo formado no
Reino Unido, tenha escolhido
o ouroboros, a serpente em
forma de círculo que morde
sua própria cauda como
símbolo para a organização.
Em uma de suas páginas, essa
sociedade pagã destaca a
Ordem Hermética da Alvorada
Dourada, o ex-campo de
batalha de Peter:
"Dedicada a práticas como a
magicka cerimonial e a
adivinhação, ela as
valorizava mais como portais
para a verdadeira
compreensão da realidade do
que pelo mérito intrínseco
delas". [3].
Você vê a furiosa batalha
pela verdade e pela clareza?
O que, então, os pais podem
fazer se seus filhos estão
presos nos mundos místicos
dos jogos de fantasia? Eis
algumas sugestões:
1. "Se seu filho é um
cristão professo, não
condene os jogos
imediatamente. Em vez disso,
explique que a vida cristã
está baseada em um sistema
de crenças — em Jesus
Cristo. Em seguida, ajude a
criança a avaliar o jogo com
base nos dez mandamentos.
Isso lhe dará uma base
bíblica a partir de onde
trabalhar. Se seu filho
quiser manter o jogo,
pergunte o porquê. A
resposta dele lhe mostrará o
que ele não compreende — e
por que está resistindo."
2. "Mostre para seu filho
que todas as áreas da nossa
vida precisam refletir o
relacionamento que temos com
Jesus Cristo. Os cristãos
estão vulneráveis por que
compartimentalizam seu Deus.
As crianças dizem, '- Isto é
apenas um jogo! É apenas
fantasia.' Elas não vêem
Deus como parte da vida
diária e jogam, por que já o
deixaram de fora. Em
contraste, os ocultistas
baseiam todos seus
pensamentos e ações em suas
crenças."
Para preparar seu filho para
as batalhas diárias contra
as tentadoras falsificações
espirituais, ensine-os sobre
as virtudes cristãs,
abordando temas simples e
eficazes:
A armadura de Deus —
Estas seis verdades expõem e
rebatem as ilusões mais
populares do mundo de hoje.
Mais importante ainda,
mostram-nos o caminho para
um relacionamento íntimo com
Deus.
As Bem-Aventuranças —
A mensagem de Jesus,
registrada em Mateus 5,
mostra-nos um padrão para
santidade que é muito mais
alto do que podemos
alcançar, mas vem com a
promessa que — pela vida
dele em nós — ele fará de
nós tudo o que quer que
sejamos. As bem-aventuranças
terminam com um lembrete que
aqueles que seguem a Jesus
também participarão de seus
sofrimentos. Portanto,
nossos filhos precisam estar
preparados para a
perseguição. Uma fé que não
contemporiza e as verdades
imutáveis de Deus
tornaram-se intoleráveis
nesta época pós-moderna em
que vivemos.
Notas Finais
Mágica ou Magicka?
Explicando o uso da palavra
magicka em lugar de mágica.
"Magicka, escrito com k é a
ortografia correta para
qualquer magia que é
ocultista e ritual em sua
natureza [obtida por meio da
invocação de forças
demoníacas] e não é a mágica
que os ilusionistas realizam
no palco."
Entretanto, embora mágica
(sem o k) freqüentemente
refira-se aos truques dos
ilusionistas, a mesma
palavra também é usada —
como você viu em muitas
citações acima — pelos
magos, feiticeiros, e bruxos
contemporâneos para
significar a magia realizada
pela invocação ritual de
forças demoníacas.
1. Ray Yungen, A Time of
Departing (Silverton, OR:
Lighthouse Trails Publishing
Company, 2002), pg 101.
2. "A Ordem Hermética da
Alvorada Dourada foi uma
expressão inglesa do
reavivamento ocultista que
ocorreu na Europa no século
XIX. Dedicada a práticas
tais como magia cerimonial e
adivinhação, ela valorizava
mais essas práticas como
portais para a verdadeira
compreensão da realidade do
que pelo mérito intrínsico
delas." http://www.tolkiensociety.org/1992/tcc_ab09.html
3. Glenn Alexander Magee,
Hegel and the Hermetic
Tradition (Ithaca and London:
Cornell University Press,
2001, pg 1-3.
4. Erik Davis, "Technopagans"
em http://www.techgnosis.com/technopagans.html
5. Starhawk, The Spiral
Dance (New York: Harper and
Row, 1979), pg 62.
6. Theodynamics em http://www.theodynamics.com/theo/volume2/chapter10.html
7. http://www.themystica.com/mystica/articles/a/below_above.html
8. http://www.darkshire.org/~jhkim/rpg/magic/antiscience.html
9. http://www.divanet.com/wynn/writing/chaos.asp
10.Joseph Pearce. "J. R. R.
Tolkien: Truth and Myth."
Lay Witness (setembro de
2001).
O Salmo 135:3 diz: "... e
nosso Senhor está acima de
todos os deuses." Isso se
refere aos falsos deuses do
mundo — incluindo os
demônios que têm sido
adorados em toda a história.
1 Coríntios 10:20-21 nos diz
que "... as coisas que os
gentios sacrificam, as
sacrificam aos demônios, e
não a Deus. E não quero que
sejais participantes com os
demônios. Não podeis beber o
cálice do Senhor e o cálice
dos demônios; não podeis ser
participantes da mesa do
Senhor e da mesa dos
demônios." |