contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Liderança

Geração Ananias e Safira: que lástima!

Parte 2

 
 

Vimos no estudo passado que a igreja primitiva tinha um só coração, um só pensamento, uma só mente. O Senhor fazia milagres, sinais e prodígios por meio dos apóstolos. Atos 4:32 diz que existia uma multidão que cria, que tinha generosidade; era uma geração benévola. Não havia necessidade alguma entre os fiéis. Naquele tempo, Deus levantou um homem chamado José da Consolação. Um homem cheio de compaixão, generosidade e benevolência. Não devemos esquecer que benevolência e generosidade fazem parte do currículo de quem deseja ser próspero. Mas, a geração Ananias e Safira é uma lástima, pois mente ao Espírito Santo e atrai para si o espírito de morte.

Satanás procura as brechas para enfermar o povo quando descobre uma geração infiel. Ananias e Safira não morreram pelo fato de não terem dado o dinheiro, mas por terem mentido ao Espírito Santo. Aquele que mente ao Espírito Santo pode ser sepultado. Não minta ao Espírito Santo! Se Ananias morreu por causa da infidelidade, por que Safira morreu? Por causa da cumplicidade. O cúmplice recebe a mesma penalidade. Quando você sabe que seus discípulos não estão sendo dizimistas e não lhes ministra a verdade, você é cúmplice da infidelidade deles. A morte não vem apenas para quem não entrega, mas para quem se torna cúmplice. Às vezes vemos que nossos discípulos não estão honrando a Deus nos dízimos e nas ofertas, e ficamos como quem não está vendo nada. Vamos fazer uma campanha nas células e na liderança para não ficar um só discípulo debaixo da geração Ananias e Safira, para que não entre essa lástima no nosso povo, e possamos viver muito tempo para conquistarmos o Brasil e as nações para Jesus.

Leia atentamente o texto de Atos 5:1-12:

“Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?
Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.
Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram.
Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
E perguntou-lhe Pedro: Dize-me: Vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.
Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.
Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.
E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão.”

O infiel morre e o cúmplice também. Mas, quem enche de dúvida o coração do dizimista? Satanás. Proponha no seu coração não mentir a Deus, não mentir ao Espírito e não ser cúmplice de ladrões. Só o diabo trabalha para alguém não ser dizimista, porque ele sabe que o dizimista é uma ameaça para o inferno, é prejuízo para o reino das trevas. Satanás encheu o coração de Ananias e Safira para fazer nascer uma geração de enganadores. Se, na época, a comunidade absorvesse o exemplo de Ananias e Safira, entraria, em toda a história da igreja, o espírito de engano maligno para deixar a igreja pobre. Mas, pelo contrário, quando eles mentiram ao Espírito Santo, toda a comunidade viu a conseqüência desse pecado, e entrou o temor de Deus. Isso ficou registrado para que a igreja de Jesus não permita que o coração se encha do conselho do diabo. A dúvida, o medo e a insegurança são espíritos malignos, conselheiros do inferno na nossa audição para tentar nos tirar do propósito de Deus. Porém, o nosso ouvido está selado para receber a palavra de fé, porque “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm. 10:7). Os seus ouvidos devem ouvir a palavra de Cristo, palavras ungidas, palavra de fé, de ânimo, de libertação, de zelo, de benevolência.

Assim como o Espírito Santo ministrou consolação pela fidelidade, Satanás queria trazer angústia pela infidelidade. Mas, prevaleceu o Espírito Santo do Senhor. O diabo pode ter enchido o seu coração de conselhos malignos e pode ter elaborado planos para tentar lhe empobrecer e envergonhar, para fazer você mentir ao Espírito Santo, mas eu declaro que o inimigo cairá. Você se levantará na força do Senhor para desmentir o diabo e entregará os dízimos e ofertas do Senhor. Você não ficará debaixo da lástima da geração Ananias e Safira, nem pela infidelidade, nem pela cumplicidade. O Senhor lhe encorajará a cumprir os mandamentos da Palavra e a epígrafe que porventura havia sobre os céus da sua cabeça de “ladrão”, será mudada para “fiel”. Quando Satanás for lhe acusar, ele não encontrará mais um ladrão, mas um fiel coberto pelo sangue de Jesus. Seja fiel no pouco e o Senhor lhe colocará sobre o muito (Mt. 25:23).

Satanás não tem direito de encher o seu coração de engano. Dê um basta nisso! Sele a fidelidade do Senhor no seu coração. Peça perdão ao Espírito Santo por ter pecado e por ter seguido o conselho do inimigo. Declare que você é fiel e aja como um fiel. Decida não fazer história com Ananias e Safira, decida ser fiel, decida não ser cúmplice do pecado, decida ter seu nome registrado como fiel e una seu coração à fidelidade, aos sinais, prodígios e maravilhas, para que a consolação venha para a igreja, juntamente com a benevolência e a generosidade.

 
Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados