contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Sermões

Auto-suficiência

 
 

Texto: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Apocalipse 3:15

INTRODUÇÃO:

O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13)

Hierápolis tinha fabulosas fontes de águas quentes que  ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde e Colossos tinha águas límpidas e frias, que eram boas para beber. Entretanto, Laodicéia tinha somente águas minerais mornas com gosto de enxofre, basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito! Nem fria nem quente. Apenas repulsiva.

1- IDENTIFICANDO O PROBLEMA
A cidade de Laodicéia tinha um problema com a água.
Apresentados esses fatos, as palavras de Jesus aos cristãos de Laodicéia em Apocalipse 3 devem ter causado dor. Jesus os repreendia por não serem “nem frios nem quentes” (v.15). Ao pensar neles sentia vontade de vomitar (v.16) — como o efeito que sentia ao beber a água produzida na cidade.

Qual era o problema deles? Era o pecado da auto-suficiência. O povo de Laodicéia se tornara tão rico que esquecera o quanto precisavam de Jesus (v.17).
Ao afirmarmos que temos tudo o que precisamos se Jesus não estiver no topo da lista, Ele se ofenderá profundamente. A auto-suficiência nos priva de buscarmos aquilo que realmente necessitamos e somente Ele pode nos dar. Se você preferir ter mais dinheiro do que caráter, se os seus cartões de crédito forem maximizados e a sua justiça for minimizada, se você se tornar esperto, mas não for sábio, então terá adquirido seus valores em lugares errados. Jesus oferece produtos muito melhores (v.18).

 

2- CONSELHO DE JESUS (v.18)

Aconselho-te: Jesus não elogiou a igreja em Laodicéia, mas ofereceu conselho para guiá-la de volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três coisas necessárias para a igreja:

Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.

Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).

Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).

CONCLUSÃO:
Ele está batendo à porta do seu coração (v.20). Deixe-o entrar. Ele lhe dará tudo que você realmente precisar!
Temos sempre o suficiente, ao nos suprirmos de Deus

 
Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados