Tito
(Tt)
Carta escrita pelo apóstolo Paulo a Tito, colaborador que Paulo havia
deixado em Creta para ‘corrigir as coisas defeituosas e fazer
designações de presbíteros nas várias congregações ali. (Tit 1:1, 4, 5)
Todos os antigos catálogos notáveis das Escrituras Gregas Cristãs,
começando com o Fragmento Muratoriano do segundo século dC, atestam a
autenticidade da carta.
Época e Lugar da Escrita. Visto que não há nenhum registro de que
Paulo se tenha empenhado em atividades cristãs na ilha de Creta antes de
seu primeiro encarceramento em Roma, ele deve ter estado ali, junto com
Tito, algum tempo entre sua soltura e seu encarceramento final. Assim, a
época da composição da carta se situaria entre cerca de 61 e 64 dC. A
Macedônia pode ter sido o lugar do qual se enviou a carta; foi
aparentemente ali, no mesmo período geral, que Paulo escreveu Primeira
Timóteo. 1Ti 1:3.
O Objetivo da Carta. A carta evidentemente devia servir como guia
para Tito, e lhe dava apoio apostólico para o desempenho de seus deveres
relacionados com as congregações cretenses. Sua designação não era nada
fácil, pois tinha de lidar com pessoas rebeldes. Como Paulo escreveu:
“Há muitos indisciplinados, conversadores improfícuos e enganadores da
mente, especialmente os homens que aderem à circuncisão. É preciso
fechar a boca de tais, visto que estes mesmos persistem em subverter
famílias inteiras por ensinarem coisas que não deviam, por causa de
ganho desonesto.” (Tit 1:10, 11) Também, entre os cretenses, eram comuns
a mentira, a glutonaria e a preguiça, e, pelo visto, alguns dos cristãos
refletiam essas características ruins. Por esse motivo, Tito tinha de
repreendê-los com severidade e mostrar-lhes o que se exigia dos
cristãos, quer jovens, quer idosos, varões ou mulheres, escravos ou
livres. Pessoalmente, tinha de ser exemplo de obras excelentes e mostrar
incorruptibilidade no ensino. Tit 1:123:2.
DESTAQUES DE TITO
Conselhos a um ancião sobre como lidar com as situações numa designação
muitíssimo difícil.
Carta escrita pelo apóstolo Paulo, evidentemente após seu primeiro
encarceramento em Roma.
Designação de presbíteros e como lidar com sérios problemas.
Tito é comissionado a corrigir as coisas defeituosas e a designar
superintendentes nas diversas cidades de Creta. (1:5)
O homem designado superintendente deve estar livre de acusação, deve ser
exemplar tanto pessoalmente como em sua vida familiar, hospitaleiro,
equilibrado, dominando a si mesmo; precisa representar corretamente a
verdade em seu ensino, sendo assim capaz de exortar e repreender aqueles
que contradizem. (1:6-9)
Homens indisciplinados nas congregações têm de ser silenciados,
especialmente os adeptos da circuncisão, que subverteram famílias
inteiras; devem ser repreendidos com severidade para que todos sejam
sãos na fé. (1:10-16)
Questões tolas, genealogias e conflitos sobre a Lei devem ser evitados;
alguém que promova uma seita deve ser rejeitado depois de ter sido
admoestado pela segunda vez. (3:9-11)
Conselho salutar para todo tipo de cristão.
Os homens idosos são incentivados a ser exemplos de moderação,
seriedade, juízo, fé, amor e perseverança. (2:1, 2)
As mulheres idosas são igualmente exortadas a ser exemplares; devem ser
instrutoras do que é bom, para que possam ajudar as mulheres mais jovens
a encarar corretamente suas responsabilidades como esposas e mães, a fim
de não trazerem vitupério sobre a palavra de Deus. (2:3-5)
Os homens mais jovens são exortados a serem ajuizados. (2:6-8)
Os escravos devem estar sujeitos aos seus donos, para que adornem o
ensino de Deus. (2:9, 10)
A benignidade de Deus deve motivar os cristãos a repudiar a impiedade e
a viver com bom juízo neste sistema de coisas, enquanto aguardam
pacientemente a gloriosa manifestação de Deus e de Jesus Cristo.
(2:11-15)
Devem mostrar a devida sujeição a governantes, evitar ser beligerantes e
cultivar a razoabilidade e a brandura. (3:1, 2)
Paulo e seus concristãos haviam, outrora, procedido em maldade também;
mas, por intermédio da benignidade de Deus, foram salvos e têm agora a
esperança segura da vida eterna; esses fatos devem ser constantemente
enfatizados, a fim de incentivar os crentes a concentrar a mente em
obras excelentes. (3:3-8)