Com unidade de Deus queremos
dizer que só há um Deus e que a natureza divina e uma unidade
indivisível. O fato de haver um só Deus é o tema principal do V.T. (Dt
6.4; 4.35,39: I Rs 8.60; Is 45.5,6; Zc 14.9...), mas a mesma verdade é
também freqüentemente ensinada no N.T. (Mc 12:29-32; Jo 17:3; I Co
8:3-6; I Tm 2:5). Unidade não é o mesmo que uma única coisa
isoladamente. Em Deus há uma unidade composta. Unidade de Deus ou
triunidade, é o tríplice modo da existência de Deus que é a existência
de três em um. Triunidade não é o modo de Deus revelar-se em três
pessoas, e, sim, seu modo de existir em três pessoas. Deus é triuno
quanto à sua existência.
A Triunidade no V.T.
- As referências a Deus, no hebraico, ainda quanto no singular, trazem,
às vezes, o verbo no plural (Gn 1:26; 11:7; Is 6:8).
- Um filho atribuído a Jeová (Sl 2:7; Pv 30:4).
- O Espírito de Deus é distinguido de Deus (Gn 1:2; Is 48:16).
- Outras referências (Is 6:3; Nm 6:24-26).
Não nos devemos esquecer que a idéia principal do Velho Testamento é a
unidade de Deus. E, não obstante, temos ainda sugestões de que Ele é
também um em três e três em um.
A
Triunidade no N.T.
5.3.2.1 - A Bênção apostólica em nome das três pessoas da Triunidade (2
Co13:13).
5.3.2.2 - A Fórmula Batistal (Mt 28:19).
Há em Deus três personalidades distintas, divinas, eternas e iguais uma
à outra quanto à natureza, subsistência numa só essência.
A Trindade de Deus
A palavra "trindade" em si não ocorre na Bíblia. Sua forma grega, TRIAS,
parece Ter sido usada primeiro por Teófilo de Antioquia (181 A.D.), e
sua forma latina, TRINI-TAS, por Tertuliano (em torno de 220. A.D.). O
credo Atanasiano expressa a crença trinitariana da seguinte maneira:
"Adoramos um Deus em trindade, e trindade, sem unidade, sem confundir as
pessoas, sem separar a substância".
Trindade é a tríplice manifestação de Deus, ou a sua manifestação no
Pai, no Filho e no Espírito Santo.
A doutrina da Trindade deve ser assim diferenciada tanto do Triteísmo
como do Sabelianismo. O Triteísmo nega a unidade da essência de Deus e
afirma que há três deuses distintos. A única unidade que conhece é a de
propósito e esforço. O Sabelianismo (3° século) afirmava uma trindade de
revelação, mas mão de natureza Deus, afirmava, Pai, é o Criador e o
legislador; como Filho, e Ele é o mesmo Deus 'encarnado' que cumpre a
tarefa de Redentor; e como Espírito Santo, Ele é o mesmo Deus na obra de
Regeneração e Santificação.
A doutrina da Trindade é um grande mistério.
A Trindade no V.T.
5.4.1.1 - Passagens que fazem referências ao Anjo do Senhor (Gn 16:7-14;
22:11-18; 31:11,13; Ex 3:2-5; 14:19; cf 23:20; 32:34; Nm 22:22-35;
Jz 6:11-23; 13:2-25, etc.)
5.4.1.2 - Passagens que descrevem o Messias
a) Ele é um com Jeová (Is 9:6; Mq 5:2; Ml 3:1)
A Trindade no N.T.
1 - O Pai reconhecido como Deus. (Jo
6:27; 8:41; Rm 1:7; 2 Co 1:2; Ef 4:6; I Pe 1:2; Gl 1:1,3, e outros).
2 - Jesus reconhecido como Deus.
a) Os atributos da Divindade - Atributos divinos são atribuídos a
Ele e manifestados por Ele. Há cinco atributos distintamente divinos.
São:
Eternidade, Onipresença, Onisciência, Onipotência e Imutabilidade.
Cristo possui todos eles. Ele é Onisciente e Onipresente (Jo 3:13; Mt
18:20; 28:20; Ef 1:2,3; Jo 16:30; 21:17; 2:24,25; 1:49; 4:29; Mt 16:21;
Jo 12:33; 13:1; 6:66). É Onipotente (Ap 1:8; Jo 5:19; Hb 1:3; Mt 28:18).
É imutável (Hb 13:8; 1:12).
b) Os cargos da Divindade - Criador (Hb 1:10, Jo 1:3; Cl 1:16);
Sustentador (Cl 1:17; Hb 1:3).
c) Prerrogativas da Divindade - Perdoa pecados (Mt 9:2,6; Lc
7:47; Mc 2:7); Ressuscitará os mortos (At 10:42; 2 Tm 4:1; I Pe 4:5).
3 - O Espírito Santo também é chamado de Deus.
a) Fala-se d’Ele como se fala de Deus - At 5:3,4; I Co 3:16; 6:19;
12:4-6.
b) Tem os mesmos atributos de Deus - Rm 15:30; Jo 16:13; Hb 9:14; Ef
4:30.
c) As obras de Deus são atribuídas ao Espírito Santo - Gn 1:2; Jo 16:8;
Rm 8:11.
As Três Pessoas são Distintas
1) O Pai e o Filho são pessoas distintas - Jo 5:32,37; 1:14; 3:16;
10:36; Gl 4:4.
2) O Pai e o Filho distinguem-se do E. Santo - Jo 14:16,17; 15:26; Gl
4:6; Jo 14:26; Mt 3:16,17; Lc 3:21,22.
3) As distinções são eternas.
Deus tem sempre existido em 3 pessoas distintas. A Bíblia não afirma que
a Trindade consta de 3 manifestações, isto é, manifestações com época
diferentes, da mesma Pessoa, porque a Trindade não é devida à sua
manifestação tríplice, e, sim, ao tríplice modo de existência. As três
manifestações (no Pai, no Filho e no Espírito Santo) baseiam-se no modo
de existência de Deus. Por isso as distinções são eternas. Deus não se
revelou como Pai, como Filho e como Espírito Santo, senão no Pai, no
Filho e no Espírito Santo. Estas 3 pessoas são igualmente divinas, porém
inteiramente distintas.