Em relação à volta do Senhor
Jesus, a única unanimidade
que há entre os teólogos é
que ela acontecerá. Nos
demais aspectos, são várias
correntes defendidas. Cada
um com sua teoria e opinião.
É praticamente impossível
definir como será a volta do
Senhor e os demais
acontecimentos dos últimos
dias. São os mistérios do
Senhor!
A seguir, transcrevo as
principais correntes
defendidas pelos teólogos.
Os assuntos são:
I - A SEGUNDA VINDA DE
CRISTO
II- O ARREBATAMENTO DA
IGREJA
III- A TRIBULAÇÃO
IV- O MILÊNIO
V- OS JUÍZOS FUTUROS
VI- AS RESSURREIÇÕES
I -
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A.
Posição Pós-milenista
1- Significado:
A segunda vinda de Cristo se
dará depois do milênio.
2- Ordem dos
acontecimentos:
A parte final da Era da
Igreja (i.e.. Os seus
últimos mil anos) é o
Milênio, que será uma época
de paz e abundância
promovida pelos esforços da
igreja. Depois disso, Cristo
virá. Seguir-se-á então uma
ressurreição generalizada, e
depois desta um juízo geral
e a eternidade.
3- Método de
interpretação:
A interpretação
pós-milenista é amplamente
espiritualizada no que tange
a profecia. Apocalipse 20,
todavia, será cumprido num
reino terreno, estabelecido
pelos esforços da igreja.
B.
Posição Amilenista
1- Significado:
A Segunda vinda de Cristo se
dará no fim da época da
igreja e não existe um
Milênio na Terra.
Estritamente falando, os
amilenistas crêem que a
presente condição dos justos
no céu é o Milênio, e que
não há ou haverá um Milênio
terrestre. Alguns
amilenistas tratam a
soberania de Cristo sobre os
corações dos crentes como se
fosse o Milênio.
2- Ordem dos
acontecimentos:
A Era da Igreja terminará
num tempo de convulsão,
Cristo voltará, haverá
ressurreição e juízo gerais
e, depois, a eternidade.
3- Método de
interpretação:
A interpretação amilenista
espiritualiza as promessas
feitas a Israel como nação,
dizendo que são cumpridas na
Igreja. De acordo com esse
ponto de vista, Apocalipse
20 descreve a cena das almas
nos céus durante o período
entre a primeira e a segunda
vinda de Cristo.
C.
Posição Pré-milenista.
1- Significado:
A segunda vinda de Cristo
acontecerá antes do Milênio.
2- Ordem dos
acontecimentos:
A Era da Igreja termina no
tempo da Tribulação, Cristo
volta à Terra, estabelece e
dirige seu reino por 1.000
anos, ocorrem a ressurreição
e o juízo dos não-salvos, e
depois vem a eternidade.
3- Método de
interpretação:
O pré-milenismo segue o
método de interpretação
normal, literal,
histórico-gramatical.
Apocalipse 20 é entendido
literalmente.
4- A questão do
arrebatamento:
Entre os pré-milenistas não
há unanimidade quanto ao
tempo em que vai ocorrer o
arrebatamento.
II.
O ARREBATAMENTO
A-
A Ocasião do Arrebatamento:
Pós-milenistas e amilenistas
vêem o arrebatamento da
igreja no final desta era e
simultâneo com a segunda
vinda de Cristo. Entre os
pré-milenistas, há vários
pontos de vista.
1.
Arrebatamento
pré-tribulacional:
A- Significado:
O arrebatamento da Igreja
(i.e., a vinda do Senhor nos
ares para os Seus santos)
ocorrerá antes que comece o
período de sete anos da
tribulação. Por isso, a
Igreja não passará pela
Tribulação, segundo este
ponto de vista.
B- Provas citadas:
- A promessa de ser guardada
(fora) da hora da provação.
(Ap 3.10)
- A remoção do aspecto de
habitação no ministério do
Espírito Santo exige
necessariamente a remoção
dos crentes. (2Ts 2)
- A tribulação é um período
de derramamento da ira de
Deus, da qual a Igreja já
está isenta. (Ap 6.17, cf.
1Ts 1.10; 5.9)
-O arrebatamento só pode ser
iminente se for
pré-tribulacional. (1Ts 5.6)
2.
Arrebatamento
mesotribulacional:
A- Significado:
O arrebatamento ocorrerá
depois de transcorridos três
anos e meio do período da
tribulação.
B- Provas citadas:
- A última trombeta de 1Co
15.52 é a sétima trombeta de
Apocalipse 11.15, que soa na
metade da tribulação.
- A Grande Tribulação é
composta apenas dos últimos
três anos e meio da
septuagésima semana da
profecia de Daniel 9.24-27,
e a promessa de libertação
da Igreja só se aplica a
esse período. (Ap 11.2;
12.6)
- A ressurreição das duas
testemunhas retrata o
arrebatamento da Igreja, e
sua ressurreição ocorre na
metade da tribulação. (Ap
11.3,11)
3.
Arrebatamento
pós-tribulacional:
A- Significado:
O arrebatamento acontecerá
ao final da Tribulação. O
arrebatamento é distinto da
segunda vinda, embora seja
separado dela por um pequeno
intervalo de tempo. A igreja
permanecerá na terra durante
todo o período da
tribulação.
B- Provas citadas:
- O arrebatamento e a
segunda vinda são descritos
pelas mesmas palavras.
- Preservação da ira
significa proteção
sobrenatural para os crentes
durante a tribulação, não
libertação por ausência
(assim como Israel
permaneceu no Egito durante
as pragas, mas protegido de
seus efeitos).
- Há santos na terra
durante a tribulação. (Mt
24.22)
4.
Arrebatamento parcial:
A- Significado:
Somente os crentes
considerados dignos serão
arrebatados antes de a ira
de Deus ser derramada sobre
a terra; os que não tiverem
sido fiéis permanecerão na
terra durante a tribulação.
B- Provas citadas:
- Versículos como Hebreus
9.28, que exigem vigilância
e preparo.
B-
A Descrição do
Arrebatamento:
1- Os textos:
1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57;
Jo 14.1-3
2- Os acontecimentos:
- Descida de Cristo.
- A Ressurreição dos mortos
em Cristo.
- A Transformação de corpos
mortais para imortais dos
crentes vivos na ocasião.
- O encontro com Cristo nos
ares para a subida ao céu.
III. A TRIBULAÇÃO
A-
Sua Duração:
É a 70ª semana de Daniel e,
portanto, durará sete anos (Dn
9.27). A metade desse
período é apresentada pelas
expressões “42 meses” e
“1.260 dias” (Ap 11.2,3)
B-
Sua Distinção:
(Mt 24.21; Ap 6.15-17)
C-
Sua Descrição:
- Julgamento
sobre o mundo. As três
séries de juízos descrevem
esse julgamento (selos, Ap
6; trombeta, Ap 8-9; taças,
Ap 16)
- Perseguição contra Israel.
(Mt 24.9,22; Ap 12.17)
- Salvação de multidões (Ap
7).
- Ascensão e domínio do
anticristo (2Ts 2; Ap 13).
D-
Seu Desfecho:
A tribulação terminará com a
reunião das nações para a
batalha de Armagedom e com o
retorno de Cristo à terra (Ap
19).
IV.
O MILÊNIO:
A-
Definição:
O Milênio é o período de
1000 anos em que Cristo
reinará sobre a terra, dando
cumprimento às alianças
abraâmica e davídica, bem
como à nova aliança.
B-
Suas Designações:
O Milênio é chamado de
“reino dos céus” (Mt 6.10),
“reino de Deus” (Lc 19.11),
“reino de Cristo” (Ap
11.15), a “regeneração” (Mt
19.28), “tempos de
refrigério” (At 3.19) e o
“mundo por vir” (Hb 2.5).
C-
Seu Governo:
- Seu cabeça será Cristo (Ap
19.16)
- Seu caráter. Um reino
espiritual que produzirá
paz, equidade, justiça,
prosperidade e glória (Is
11.2-5).
- Sua capital será Jerusalém
(2.3).
D-
Sua Relação com satanás:
Durante este período satanás
estará acorrentado, sendo
liberto ao seu final, para
liderar uma revolta final
contra Cristo (Ap 20).
Satanás será derrotado e
lançado definitivamente no
lago de fogo.
V.
OS JUÍZOS FUTUROS
A-
O Julgamento das Obras dos
Crentes:
Tempo: Depois do
arrebatamento da Igreja.
Lugar: No céu.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os
membros do Corpo de Cristo.
Base: Obras posteriores à
salvação.
Resultado: Galardões ou
perda de galardões.
Textos: 1Co 3.11-15; 2Co
15.10
B-
O Julgamento das Nações (ou
gentios):
Tempo: Na segunda vinda de
Cristo.
Lugar: Vale de Josafá.
Juiz: Cristo.
Participantes: Os gentios
vivos na época da volta de
Cristo.
Base: Tratamento dos
“irmãos” de Cristo, i.e.,
Israel.
Resultado: Os salvos entram
no reino; os perdidos são
lançados no lago de fogo.
Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2
C-
O Julgamento de Israel:
Tempo: Na segunda vinda de
Cristo.
Lugar: Na terra, no “deserto
dos povos” (Ez 20.35).
Juiz: Cristo.
Participantes: Judeus vivos
ao tempo da segunda vinda de
Cristo.
Base: Aceitação do Messias.
Resultado: Os salvos
entrarão no reino; os
perdidos serão lançados no
lago de fogo.
Textos: Ez 20.33-38
D-
O Julgamento dos Anjos
Caídos:
Tempo: Provavelmente depois
do milênio.
Lugar: Não especificado.
Juiz: Cristo e os crentes.
Participantes: Anjos caídos.
Base: Desobediência a Deus
ao seguirem a satanás em sua
revolta.
Resultado: Lançados no lago
de fogo.
Textos: Jd 6; 1Co 6.3
E-
O Julgamento dos Mortos
Não-Redimidos:
Tempo: Depois do Milênio.
Lugar: Perante o Grande
Trono Branco.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os
não-salvos desde o principio
da humanidade.
Base: O que faz serem
julgados é a rejeição da
salvação em Cristo, mas o
fogo do juízo é a
demonstração de que pelas
próprias más obras merecem a
punição eterna.
Resultados: O lago de fogo.
Textos: Ap 20.11-15
VI.
AS RESSURREIÇÕES
A-
A Ressurreição dos Justos:
(Lc 14.14; Jo 5.28,29)
- Inclui os mortos em
Cristo, que são
ressuscitados no
arrebatamento da igreja (1Ts
4.16).
- Inclui os salvos durante
os período da tribulação (Ap
20.4).
- Inclui os santos do A. T.
(Dn 12.2 - Alguns crêem que
serão ressuscitados no
arrebatamento; outros pensam
que isso se dará na segunda
vinda). Todos estes são
incluídos na primeira
ressurreição.
B-
A Ressurreição dos Ímpios:
Todos os não-salvos serão
ressuscitados depois do
milênio para comparecerem
perante o Grande Trono
Branco e serem julgados (Ap
20.11-15). Esta segunda
ressurreição resulta na
segunda morte para todos os
envolvidos.
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