contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Imperativos da Vida cristã

 

Estudo nº 238

 

Texto: Hebreus 12.14-16 - "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura."

Introdução: Existem imperativos, ou princípios na vida cristã, estabelecidos por Deus, que precisamos observar e praticar visando um viver diário debaixo da obediência à Palavra de Deus e usufruirmos das promessas nela contida. Muitos vivem dentro da casa de Deus, com seus corações cheios de amarguras e contaminam outros.
Hoje analisaremos quatro imperativos:

1 - Sempre viver em paz com o próximo: Para viver em paz é necessário decisão, tomar uma atitude.
- Somente os limpos de coração verão a Deus (Mt 5.8).
- Se você souber que teu irmão tem algo contra você, mesmo que o seu coração esteja limpo, vá até ele.
- Se teu irmão errar contra você, Jesus nos ensina como devemos proceder visando um acerto definitivo (Mt 18.15-17).
- "Abençoai os que vos perseguem..." (Rm 12.14).
- Se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens (Rm 12.18).

2 - Avançar no processo de santificação - A santidade é um processo contínuo que precisa ser conquistada diariamente.
- Paulo disse em Gl 4.19: "Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós".
- A disciplina é necessária: "... Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, afim de sermos participantes da sua santidade" (Hb 12.10b).

3 - Ter cuidado para com os faltosos e desviados - O amor é incondicional. É amar, também, aqueles que de alguma maneira nos confronta ou prejudica.
- "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado" (Gl 6.1).
- Todas as transgressões são cobertas pelo amor (Pv 10.12)
- "... Tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados" (1 Pe 4.8).
- "Sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados" ( Tg 5.20).
- Vejamos o que diz Paulo em 1 Co 13.4-7: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

4 - Não tornar as coisas de Deus comuns - O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro ou uma pérola de grande valor (Mt 13.44-46).
- Muitos se acostumaram com o Senhor e a sua Palavra, e não valorizam o que já receberam, até mesmo a salvação.
- Já se esqueceram das agruras do mundo.
- Somos exortados a não nos comportarmos como Esaú, que foi impuro e profano e vendeu o direito de primogenitura por uma refeição (Hb 12.16).

Conclusão: O crente precisa crescer no conhecimento do Senhor, e isto, implica estar aberto para receber cura das feridas adquiridas no mundo, no tempo do pecado. Porque estas feridas distorcem o comportamento, e não permitem crescimento a nível pessoal.


Pr. Roberto Pires Gonçalves - Ministério Monte Sião

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados