contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Pequenos Grupos

A Disciplina de Deus

 

Estudo nº 421

 

Texto:  “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Sl 119.67).

Disciplina tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa aquele que segue, porém neste contexto, a palavra tem conotação de correção, ensino.

Introdução: Deus tem objetivos claros para conosco ao aplicar a sua disciplina. Precisamos entender que ele corrige a quem ama.

Vejamos alguns objetivos do Pai para conosco ao aplicar a sua disciplina:

1. Provar os que são seus filhos.
“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Dt 8.2,3).
Aqui a disciplina tem o objetivo de corrigir os valores, a visão. Fazer o homem entender que os verdadeiros valores são espirituais e estes transcendem as questões materiais.

2. Purificar.
“Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas. Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos e como nos primeiros anos” (Ml 3.2-4).
O nosso Deus é santo e não aceita a impureza - “Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação” (Sl 24.3-5).

3. Ensinar.
“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119.71).
“Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido” (Pv 8.10).
As crises são instrumentos de Deus para o nosso crescimento. Por detrás de uma angústia, uma perda, uma crise pode estar um ensinamento de Deus para nossa edificação ou alerta acerca da quebra de princípios para que seja gerado arrependimento.
Lembre-se: Deus corrige a quem ama – “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos” (Hb 12.6-8).

4. Guardar.
“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte”(2 Co 12.7).
Paulo era sempre lembrado, através de limitações, que o poder, a sabedoria, a força vem de Deus, para que o seu coração não se perdesse na soberba.

5. Restaurar.
“Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Sl 119.67).
A disciplina traz restauração através do arrependimento.
Objetivo do cativeiro da nação de Judá, a restauração: “Restaurarei a sorte de Judá e de Israel e os edificarei como no princípio” (Jr 33.7).

6. Fazer-nos prosperar.
“Estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha sobremaneira acesa” (Dn 3.23).
Após a prova, a disciplina, vem a prosperidade: Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia (Dn 3.30).
Após a disciplina o Senhor virou o cativeiro de Jó:“Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas” (Jó 42.12, 13).

Conclusão: Veja as instruções do Espírito Santo através de Paulo: “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Rm 12.12).
O tema segundo Pedro - “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pe 5.10).
Jesus disse que os limpos de coração verão a Deus (Mt 5.8).

Roberto e Lourdes – robertoelourdes@gmail.com

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados