contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Pequenos Grupos

Oração de Louvor 2

 

Estudo nº 439

 

Texto: “Direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti” (Is 12.4-6).

Introdução: A oração de louvor é uma das orações mais poderosas da terra é muito pouco praticada com entendimento.

1. Deus luta por nós.
“Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados” (2 Cr 20.21, 22).
Muitas pessoas querem repreender demônios em todo lugar e preferem ficar olhando para os demônios e os amarrando. Lembre-se que em certos momentos da sua guerra pessoal, você deve tirar os olhos do inimigo e apenas louvar o Senhor e Ele se levantará para lutar por você.

2. O louvor levanta o espírito abatido.
“e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Is 61.3).
O louvor tem poder para levantar o espírito abatido.
Você está abatido? Então comece a louvar. Jesus disse de si mesmo que Deus o enviou para levantar os de coração abatido. Quando você louva, você atrai para si essa presença maravilhosa de Jesus, e tudo o que Ele é começa a se manifestar em sua vida.

3. Louvor traz a presença de Deus.
“e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; 14de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus” (2 Cr 5.13-15).
A presença de Deus, às vezes, se manifesta em forma da sua glória.
A glória do Senhor é aquela nuvem de presença, que é tão forte, tão densa, que às vezes nos embriaga. Mas, quantos de nós ansiamos pela manifestação da presença de Deus? A maioria dos cristãos hoje busca apenas métodos para obter as bênçãos de Deus. Os primeiros pentecostais do início do século tinham um lema com eles, toda reunião tinham que tocar em Deus. Eles não aceitavam ir a uma reunião e meramente participar de uma palestra, não aceitavam estar em uma reunião e meramente cantar corinhos, eles queriam tocar em Deus.
Que Deus renove em seu coração a sede pela manifestação da presença dele em sua vida!

4. Deus fala conosco quando louvamos.
“Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor é quem chamou estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe. 14 Disse Eliseu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria. 15 Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu” (2 Re 3.13-15).
O texto fala que Josafá junto com outros reis foram consultar um profeta de Deus chamado Elizeu. Ele poderia, como profeta dizer a palavra de Deus para eles, mas não, antes de falar qualquer coisa, ele mandou chamar o tangedor, que na verdade é o que toca a harpa. E quando o tangedor estava tocando e louvando a Deus, o poder de Deus veio sobre Elizeu e a Palavra de Deus foi liberada.
Quantos de nós temos desejado buscar orientação através de profetas, de profetisas, queremos encontrar pessoas que nos digam o que fazer. Quantas pessoas vão se aconselhar com os líderes, pastores e querem receber uma resposta pronta sobre a direção para a vida delas. Mas aqui, a Palavra nos ensina um caminho. Quando você louva, a palavra vem!

5. O louvor nos fortalece.
“Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?” (Mt 21.16).
Jesus está aqui citando um versículo do velho testamento. Só que, deliberadamente, ele mudou o texto. Ele quis dar interpretação de um texto do Salmo 8.2 “Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador”. Olha que interessante! Na passagem em Mateus, Jesus disse: “da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste perfeito louvor”, mas o Salmo na verdade não fala louvor. O salmo diz ““Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força”. Porque o Senhor trocou força por louvor? O trocadilho é obvio, é que para o Senhor significa a mesma coisa, onde há louvor há força.
Força fala do seu tônus vital, força é uma energia de vida. O que você está precisando quando está abatido, cansado? Você precisa de força, e essa força vem do louvor, e essa força está o tempo todo a sua disposição.

Conclusão: O louvor não vai acontecer espontaneamente, não vai acontecer automaticamente, você vai ter de cultivá-lo, você tem de exercitá-lo. Mas é fundamental que você entenda que há benefícios nisso, que há resultado nisso. Responda ativamente a esse ensino hoje. Decida mudar sua vida de louvor a Deus e ele irá encher você da sua força, da sua vida, e vai fortalecê-lo.
 

 

Viviane Adelar Coutinho

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados