contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Consolidação

O perfil de um consolidador de êxito

 
 

A Visão Celular é um mecanismo. Mecanismo fala de várias partes construindo um sistema, ou uma pessoa, ou uma idéia. A visão tem um mecanismo que é ganhar, consolidar, discipular e enviar. Este mecanismo é movido por um combustível que é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Assim como o mecanismo do homem físico é formado por células, Deus não fez diferente no Seu Reino, porque é uma questão de legalidade.

A consolidação é o coração da multiplicação, se o coração não está em perfeita forma de trabalho ele complicará todo sistema orgânico, porque todos os outros órgãos precisam primeiro do trabalho que o coração faz. Com deficiência no cérebro, o sistema humano até funciona, mas sem o bom funcionamento do coração, o sistema entra em falência.

Para dar início a uma célula não podemos ter apenas um ganhador de vidas, mas sim um ganhador de vidas com o coração de consolidador. Se a pessoa só ganha, jamais conseguirá ter uma célula. Se ela consolida, sim.
O que ganha nem sempre é consolidador, mas todo consolidador é um ganhador de vidas. Nós precisamos de um coração consolidador para que a visão corra e cresça.

Os que ganham não devem querer só ganhar; os que treinam não devem querer só treinar; os que enviam também, mas o consolidador trabalha, ora e caminha com a pessoa desde o momento em que a ganhou, até o momento de enviá-la. E quando a enviar, com certeza não a deixará sozinha.

O consolidador é fiel a todos os passos da visão, diferente dos que só ganham ou dos que só treinam. O consolidador alcança êxito na sua tarefa, porque ele tem:

1. Intimidade com Deus
Se nós não decidirmos ter vida de oração e de comunhão com Deus, não conquistaremos muita coisa e podemos até perder o que temos.

2. Amor à Visão
Ninguém pode consolidar com êxito se não decidiu amar esta visão. Amar essa visão é amar vidas. Deus é o nosso maior exemplo de amor na visão (Jo. 3:16).

Como um consolidador deve amar com longo ânimo, não tratando mal, sem soberba, com paciência e perseverança, crendo no projeto de Deus para aquela pessoa, suportando perseguições e sofrimentos, buscando também o interesse do outro, não se irritando e não desistindo da pessoa consolidada.

É assim que Deus age conosco para conquistar nosso coração (1 Co.13). Jesus também agiu assim conosco: Ele amou, esperou, sofreu, foi tentado a desistir do homem, mas deu a sua vida para consolidar os milhares que viriam.

3. Visão correta 
Não olhe para a circunstância que a pessoa se encontra, mas para o poder de Deus. Jesus não olhou para nossa situação presente de homens pecadores, defeituosos. Ele olhou para o futuro, crendo no poder de Deus que transforma. Precisamos ver o mundo com a ótica de Jesus para avançarmos no Reino de Deus. Caso contrário, seremos engolidos por um sistema falido e sem esperança.

Ver o mundo com a ótica de Jesus, implica:
Discernimento das coisas espirituais; discernir entre o bem e o mal (Ef. 1:18).
Revelação da Palavra.
Ver o coração de Deus, através da comunhão com o Espírito Santo da promessa.

4. Fé
Todo consolidador tem que gerar fé na Palavra para ver o plano de Deus se desenvolvendo na vida daquela pessoa. Paulo creu tanto que consolidou um número enorme de pessoas em várias regiões. A fé abre caminhos, quebra muralhas e transporta montanhas.

5. Conhecimento sobre batalha espiritual
O consolidador deve ser um guerreiro. Se ele não guerreia, não terá suas ovelhas livres das garras do inimigo. O consolidador deve estar revestido com a armadura de Deus, da autoridade do nome e do sangue de Jesus, e do poder do Espírito Santo. (Ef. 6 / Mt.28:18-20 / Atos 1:8)

6. Conhecimento da alma do seu discípulo
O consolidador precisa conhecer quem está consolidando e para isso precisa:
Ganhar confiança.
Ser fiel e não contar para outros a situação da pessoa.
Conhecer e ministrar cura interior.
Ouvir a pessoa mensalmente ou semanalmente, se necessário.
Entender que o problema dela é um problema, por mais que para você não seja. O consolidador deve ter sabedoria para levar a pessoa a olhar a situação com olhos de solução e não de problema. Isso requer habilidade de aconselhamento e percepção espiritual, que é adquirida através da comunhão com Deus e da Palavra.

- Pra. Ester Amazonas -

Voltar para Consolidação
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados