contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Armadura de Deus - parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 071

Publicado em 26/09/05

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Oferta: Mt. 6:33 - "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas".

Captando a atenção: Brincadeira: Através de mímica ou forca, descobrir a palavra TARTARUGA.
O que a tartaruga tem que parece uma armadura? ... também chamada couraça e serve para protegê-la, então vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre uma couraça que nós também devemos usar para nos proteger.

Princípio Bíblico: “ … e vestido a couraça da justiça “ (Efésios 6:14b)

Vimos que a primeira arma que Deus nos dá é o cinto da verdade (Efésios 6:14a), com o qual nos guardamos contra as mentiras de Satanás. E essa verdade é o próprio Jesus Cristo, que é a porta de entrada para a presença de Deus.

A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça.

Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Lembra da tartaruga, com aquela carapaça? Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. Entendeu o que é uma couraça? Ok!

E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei.

Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça. Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu?

Ok! Então o que é andar em justiça?

Em Deuteronômio 16:20 o Senhor diz: “Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus.

Quando nós agimos assim, sendo obedientes ao Senhor, andamos como justos e o Senhor diz que: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano”. (Salmo 92:12). E em Mateus 13:43 a Palavra diz: “Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

A couraça da justiça é uma arma de proteção. Se somos justos, não há argumentos contra nós, todas as brechas que o inimigo poderia usar para nos atacar estão fechadas e ele não tem por onde nos atingir. Ao redor de nós há uma muralha que nos protege contra os dardos inflamados do maligno.

Veja só que coisa tremenda, quando andamos em justiça: além de estarmos protegidos do inimigo, pois não há brechas em nossa vida, nossa couraça está em ordem, nós vamos brilhar como o sol e florescer como as palmeiras; isso fala de sermos prósperos e abençoados. A única coisa que precisamos fazer é andar em justiça, isto é, OBEDECERMOS AOS PRINCÍPIOS DO SENHOR.

E aí? Vamos treinar essa arma durante a semana? Exercite a obediência e a sua couraça da justiça brilhará como o sol ao meio-dia.

Vamos, gadita! Revista-se da armadura de Deus e vença o inimigo

Ministração: Convide as crianças a se colocarem de pé e colocar sua mãos sobre o peito, onde fica a couraça num soldado e orem pela colocação da couraça da justiça em cada criança, por um anjo do Senhor. Ministre para que eles repitam e que depois individualmente agradeçam.

Atividade: Para nos lembrarmos que couraça é uma forte proteção como as das tartarugas, vamos fazer uma tartaruga bem legal !
 

Vamos colorir, recortar e montar:


clique para ampliar
clique na imagem para ampliar e imprimir

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados