contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Armadura de Deus - parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 072

Publicado em 03/10/05

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta: Vamos louvar com alegria ao Senhor, dançando e entregando nossas ofertas.

Captando a atenção: Brincadeira: Ponte de Sapatos – as crianças descalças, fazem uma ponte com seus sapatos e formam duas equipes, uma de cada lado. O Objetivo é a equipe toda chegar ao outro lado sem cair ou sair da trilha de sapatos.

Princípio Bíblico: “… e calçados os pés nas sandálias do evangelho da paz.” Efésios 6:15

Mensagem: Todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar. Não é assim que vemos nos filmes, nos desenhos e até mesmo nos jogos de vídeo-game? Um soldado despreparado, sem armas e sem uma estratégia de guerra é um sério candidato à morte, não é mesmo?

Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso. Em todo tempo ele está preparando armadilhas, laços, para nos apanhar de surpresa. Mas o nosso General, o Senhor dos Exércitos, deu-nos um manual de estratégias que se chama Bíblia, onde vamos aprender a usar a armadura que Ele nos deu, conhecendo cada parte dela e a forma correta de lutar.

Já vimos o cinto da verdade e a couraça da justiça. Vamos conhecer agora uma outra parte da nossa armadura, tão importante quanto as outras: As sandálias do Evangelho da Paz.

Você já experimentou correr descalço em cima de pedras ou na areia quente? É uma sensação terrível, não é mesmo? As pedras rasgam a pele e fazem feridas que nos impedem de avançar; a areia quente queima a pele, formando bolhas e não podemos andar com a mesma velocidade.

O Senhor sabia dessa dificuldade, por isso nos preparou um calçado especial, perfeito para a guerra que enfrentamos, que não é no corpo, mas no espírito. São sandálias especiais, que firmam os nossos pés na Rocha que é Jesus e nos guardam de não sairmos do caminho que o Senhor preparou para nós.

Os soldados de hoje usam botas especiais, desenhadas para cada tipo de terreno onde a batalha irá acontecer: em terra, na neve, em terreno encharcado, ou nas montanhas. A luta que os gaditas, os guerreiros do Senhor enfrentam hoje é no mundo espiritual, por isso o calçado específico para eles tem como matéria-prima o Evangelho da Paz. O que é isso? São os ensinamentos que existem na Palavra, isto é, tudo o que Jesus ensinou aos Seus discípulos sobre o amor e a obediência a Deus em primeiro lugar, o perdão, a honestidade, o respeito às autoridades, a paz para com todos etc.

Quando estamos calçados, pisamos com mais firmeza e andamos mais rápido não é mesmo? Da mesma forma, quando conhecemos os ensinamentos de Jesus podemos pisar na cabeça do inimigo (Mateus 10:8) com autoridade, pois estamos protegidos e firmes em nossa posição de guerreiros do Senhor e temos maior velocidade para pregar a Palavra do Senhor aonde nós formos. E, você, sabe de uma coisa? Quanto mais falamos deste Evangelho, de Jesus e do Seu amor infinito, ganhamos outras vidas que se juntarão a nós nesta guerra, aumentando o número de soldados valentes e destemidos para destruir satanás e seu exército.

Ei! Essa sandália não se calça de qualquer maneira. É preciso disposição para ler a Palavra, estudá-la e vivê-la.

Vamos lá, guerreiro! Você já está cingido com o cinto da verdade e já está revestido com a couraça da justiça. Calce agora a sandália do evangelho da paz e vamos em frente nessa guerra? Não esqueça que você já tem um decreto de vitória: Você é muito mais que vitorioso!

Ministração: Convide as crianças, sentadas, a colocar sua mãos nos seus pés, onde fica a sandália num soldado e orem pela colocação da sandália do Evangelho da Paz em cada criança, por um anjo do Senhor. Ministre para que eles repitam e que depois individualmente agradeçam o calçado abençoado que receberam.

Atividade: Brincadeira do Sapatinho Ligeiro (adaptação "corre-cotia")

Todos devem ficar sentados no chão, formando um círculo. Escolha uma pessoa para ser o dono do sapatinho. Enquanto ele anda do lado de fora do círculo com um sapato na mão, todos cantam um louvor combinado:

Ao dizer "uma palavra chave" (combinada com antecedência), todos devem abaixar a cabeça, tampando os olhos.
O dono do sapatinho coloca o sapato atrás de uma criança que está sentada e continua andando.

Cada criança da roda deve verificar se o sapato foi deixado atrás de si logo após a passagem do dono do sapatinho. Quem estiver com o sapato deve segurá-lo e, por fora do círculo, tentar pegar o dono do sapatinho. Este tenta chegar e sentar-se no local de onde saiu a criança com o sapato.


A brincadeira recomeça com aquele que ficou de pé ou com o mesmo dono do sapatinho, caso ele tenha sido pego.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados