contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Festa das Luzes

 

Estudo de Célula para Crianças n° 120

Publicado em 18/12/06

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Introdução: No estudo anterior, conversamos sobre as duas maiores figuras do Natal: Noel e a árvore de natal. São as figuras que mais chamam a atenção das crianças e também dos adultos. Mas os presentes, os presépios, as comidas, os enfeites, também chamam a atenção de todos e nada têm a ver com o Senhor ou os Seus princípios.

Principio Bíblico: "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens..." Mt 5:14 a 16a

Mensagem: Hoje eu quero convidá-lo a conhecer uma festa especial, que celebra os milagres de Deus e que, até hoje, é celebrada pelo seu povo: a Festa de Hanukkah ou a Festa das Luzes, ou, ainda, a Festa da Dedicação.

Que festa é essa e o que ela celebra? Vamos conhecer, antes, uma parte da história dos judeus que deu origem a essa festa.

Há mais de 2000 anos, o rei Antiochus III governava Israel. A princípio, ele tratava bem os judeus, porém, quando os romanos o derrotaram, o rei forçou os povos de seu império a lhe dar muito ouro para pagar os tributos romanos. Seu filho e sucessor, Seleucus IV continuou a oprimir o povo da mesma forma.

Enquanto os sírios dominavam Israel, algo muito sério começou a acontecer. Alguns judeus começaram a se contaminar com a cultura grega idólatra. E quando Seleucus morreu, seu irmão Antiochus IV tornou-se rei em seu lugar e proibiu a liberdade religiosa. Quando o povo se rebelou, enviou um exército para atacar os judeus, matando milhares deles. Além disso, emitiu lei proibindo a religião judaica, Aqueles que guardavam o shabat e outros princípios da Lei eram castigados até a morte.

Foi então que um grupo de judeus fiéis, que não se contaminaram com a cultura dos gregos, entraram em guerra contra o rei e seus exércitos. Este pequeno grupo ficou conhecido como Macabeus e, embora fossem poucos, conseguiram vencer os sírios.

Após a vitória, eles retornaram a Jerusalém para libertá-la. Tiraram do templo todos os ídolos que foram colocados ali pelos sírios, construíram um novo altar e o dedicaram ao Senhor.

Os sírios tinham roubado a Menorá de ouro do Templo, mas os Macabeus fizeram uma nova. Porém, o óleo que havia para acender as luzes da Menorá era impuro, já tinha sido utilizado, estava contaminado, pois fora usado para a adoração aos ídolos pagãos que estavam ali. Só havia uma pequena vasilha com azeite puro e, embora pudessem usar o óleo impuro para acender as luzes do Templo, eles preferiram utilizar a pequena vasilha de azeite, embora soubessem que duraria muito pouco.
E é aqui que acontece o milagre de Deus. Aquela pequena quantidade de azeite, que só daria para, talvez um dia, durou por oito dias, sem se apagar, até que os judeus tivessem tempo para preparar outro azeite puro.

Hanukkah celebra, então o milagre da luz, por isso é chamada de Festa das Luzes. Fala, também, da rededicação do Templo ao Senhor, por isso é, também, conhecida como a Festa da Dedicação.

Você acredita que Deus faz milagres ainda hoje? A Bíblia diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre!

Então, o que você acha de, ao invés de festejarmos algo que lembra apenas o homem, nos alegrarmos e festejarmos as maravilhas de Deus?

Venha conosco, então a Hanukkah!

Alegre-se! Celebre! Os milagres de Deus estarão na sua vida!

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados