contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O pequeno grande rei - parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 169

Publicado em 14/01/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías, de Bozcate. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, não se apartando dele nem para a direita nem para a esquerda.” (II Reis 2:1,2)

Mensagem: Estamos escrevendo a história de um novo Brasil. Esta responsabilidade é de todos os brasileiros. Eu e você somos os escritores desta nova história brasileira.

Muitos adultos pensam que as crianças não podem fazer muita coisa pela nossa Nação, pois são muito pequenas e incapazes de tomar decisões, de serem responsáveis por algo tão sério. Vamos pensar a respeito disso!
Você é inteligente? Sim! Você é capaz de fazer coisas sérias? Sim! Você já ouviu falar de crianças que fizeram coisas extraordinárias? Vamos lembrar de alguns casos que apareceram nos jornais nos últimos dias:
Na cidade de Corumbá, uma criança com apenas 10 anos, Darciel Cristiano dos Santos Varela, da Escola Monte Azul, foi responsável direto por sua mãe estar viva. Em uma noite, ele acordou e viu sua mãe, Marlene dos Santos, ser agredida por um homem a golpes de machado. Não pensou duas vezes. Entrou na frente e, mesmo recebendo um golpe, conseguiu conter a ação do marginal que fugiu em seguida. Ferido, buscou ajuda para sua mãe que estava gravemente ferida.
Outro exemplo foi dado por Lohanny Maia Bogarin, 10 anos. Um belo dia, segundo sua mãe, Sueli Maia Bogarin, 36 anos, Lohanny chegou em casa, após sair da Escola, sem agasalho. “Estava frio e ela me disse que deu o agasalho, que era novo, para uma colega. No momento, fiquei brava. Fui à Escola e só lá, quando a professora me chamou, vi que ela havia praticado uma boa ação. Tinha dado o seu agasalho para uma criança carente, que não tinha o que vestir para amenizar o frio”, disse Sueli.
E o que dizer do pequeno que salvou a garotinha de um incêndio?
A Bíblia também fala de uma criança especial, que reinou sobre Jerusalém com apenas 8 anos de idade. Seu nome é Josias. Vamos conhecer a sua história? Preste bem atenção!
Você lembra quando os judeus pediram a Samuel um rei e o Senhor o mandou ungir Saul? Depois de Saul veio o rei Davi, e depois de Davi vários outros reis subiram ao trono de Israel. Muitos fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, levantando altares a deuses pagãos, desobedecendo a tudo aquilo que Ele havia ensinado desde Moisés. Entre esses reis houve um, chamado Amon. Ele era tão mau que seus próprios servos o mataram, e o povo constituiu seus filho Josias como rei.
Josias era apenas uma criança. Tinha somente 8 anos e recebeu uma enorme responsabilidade: Governar sobre uma Nação. Imagine se seu pai e sua mãe tivessem que viajar e deixar você, sozinho, para cuidar da casa? Pagar as contas, fazer compras, limpar, cozinhar, etc. Como você se sentiria?
Certa vez, quando era pequena, tinha 7 anos de idade, acordei de manhã e não encontrei nem meu pai nem minha mãe em casa. Só estava eu e meus irmãos pequenos. Entrei em pânico, porque não sabia o que tinha acontecido. O que eu fiz? Acordei meus irmãos e corri com eles para fora da casa. Minha mãe tinha ido apenas comprar pão, e quando voltou nos encontrou chorando na frente da casa.
Talvez Josias tenha se sentido assim, com medo diante do que iria acontecer. Talvez ele tenha pensado que era ainda muito pequeno para tão grande responsabilidade. Mas a Bíblia diz, em II Reis 22:2, que: “Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, não se apartando dele nem para a direita nem para a esquerda”.
Assim como aquele menino salvou a vida da sua mãe, a garota deu seu casaco para a outra que estava com frio, como o menino que salvou o bebê do incêndio e como Josias que restaurou o culto ao Senhor em Jerusalém, Deus chamou você para, também, ser muito importante na mudança do nosso Brasil. Ele pode contar com a sua ajuda?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados