contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Governo de Deus - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 198

Publicado em 18/08/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” Gênesis 6:5,6

Mensagem:
Adão e Eva, depois de entregarem o governo da terra nas mãos do inimigo, foram expulsos por Deus do Jardim do Éden e, a partir daí, tiveram que viver por sua própria conta. Tinham que trabalhar penosamente para que a terra desse o necessário para sua sobrevivência, pois a terra se tornara maldita, como está escrito em Gênesis 3:17 a 19. E Eva teve filhos, o primeiro chamou-se Caim e o segundo Abel. Caim era lavrador e Abel era pastor, e Caim, por inveja, novamente permitiu que o pecado dominasse na terra, quando matou seu irmão Abel.

Tudo isso você já sabe, não é mesmo? Agora, imagine: como ficou a terra depois de tudo isso? Pense bem: Como fica uma casa, uma cidade, quando seus sacerdotes ou seus governantes não andam de forma correta, não obedecem aos princípios? Tudo fica fora de ordem. Como falamos na nossa linguagem, fica simplesmente “bagunçado”. Foi assim que a terra ficou: totalmente ”bagunçada”.

Agora, pense como ficou o coração de Deus, pois a situação não ficou só nisso. Gênesis 6:5,6 diz que a maldade do homem na terra cresceu tanto, seus pensamentos eram tão maus, que o Senhor se arrependeu de ter feito o homem e o Seu coração ficou pesado.

Alguma vez você já se arrependeu de ter feito uma coisa que você achava ser boa, mas se transformou numa tremenda confusão? É uma sensação muito ruim, não é mesmo? A vontade que a gente tem é de voltar atrás e desfazer tudo o que foi feito. Deus também teve essa vontade, afinal, tivera tanto cuidado em preparar a terra para o homem, entregando em suas mãos tudo pronto, arrumadinho, só para que ele cuidasse, e o homem não honrou, não cumpriu com o propósito para o qual foi criado. Gênesis 3:7 diz: “E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.”

Deus se arrependeu de ter criado o homem e pensou em exterminá-lo, destruí-lo, mas aconteceu uma coisa interessante: Ele viu um homem diferente, que achou graça aos Seus olhos: Noé.

Quem era Noé? Noé era um homem justo e íntegro, que mesmo no meio de homens maus, no meio de tanta maldade, guardou o seu coração e buscava viver de forma correta. Veja só que interessante: Noé significa sossego, descanso, alívio. E ele foi, realmente, um alívio para a raça humana.

Disse, então, o Senhor a Noé: “O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora. Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.” (Gênesis 6:13, 14, 17)

Essa era uma ordem muito estranha para Noé, pois o lugar onde ele morava não tinha rio nem mar, não havia água para que a arca navegasse. Mas Noé não se importou com isso. Se Deus havia falado, ele obedeceria. Ele recebeu toda a instrução necessária: o tipo de material que deveria usar, o tamanho, comprimento, altura e, até mesmo, quem deveria entrar nela junto com ele. E assim ele fez.

Vamos entender aqui uma coisa muito importante: quando nós estamos debaixo do governo de Deus, nós obedecemos à Sua palavra, e essa obediência nos livra de muita coisa ruim, pois Deus nunca nos dará uma ordem para que nós fiquemos em situação difícil. Quem se submete à voz do Senhor sempre terá a Sua benção. Noé aprendeu e viveu isso, ao contrário de Adão e Eva. Por amar ao Senhor e obedecer a Ele, Noé livrou a sua família da morte no dilúvio, bem como toda a raça humana.

E o dilúvio veio. A água que fez a arca navegar caiu do céu por 40 dias e noites, e tudo o que tinha vida na terra foi exterminado. Só escapou Noé com a sua família e os animais que estavam com ele na arca.

Com ele, o Senhor começava um novo tempo na terra. Será que agora, depois do que aconteceu, o homem estaria submisso ao governo de Deus e cuidaria bem do que Ele tinha lhe dado? Veremos na próxima semana, ok? Esperamos você!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados