contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Verdadeira Páscoa - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 227

Publicado em 06/04/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:2,6)

Mensagem:
A primeira Páscoa celebrada, conforme aprendemos no estudo anterior, foi em um momento muito especial de libertação do povo de Deus, da sua saída da escravidão no Egito. Não tinha coelho, nem chocolate, mas sim, cordeiro, ervas amargas e pães sem fermento.

Depois da saída do Egito, o povo caminhou pelo deserto, tendo Moisés e Arão a frente. Atrás deles vinha o exército dos egípcios e diante deles estava o Mar Vermelho. Mas, como o Senhor nunca deixa Seus filhos, não iria permitir que, após serem libertos da escravidão, fossem, novamente presos. O que aconteceu, então, foi fantástico: Moisés tocou o Mar com o seu cajado e o Mar se abriu.

Todo o povo passou e os egípcios foram afogados pelas águas, que voltaram ao seu lugar. Esse foi apenas o começo dos grandes prodígios que o Senhor fez diante do Seu povo. Nos anos que passaram no deserto, Ele trouxe o maná todas as manhãs, trouxe as codornizes, tirou água da pedra, colocou uma coluna de nuvem sobre a cabeça do povo durante o dia, para que o sol não os queimasse e uma coluna de fogo durante a noite, para que o frio e a escuridão não os prejudicasse. Mas, mesmo com tudo isso, o povo reclamava constantemente, murmurava contra o Senhor e contra Moisés.

A murmuração do povo fez com que o Senhor os deixasse andar por 40 anos no deserto. O coração do povo, mesmo vendo o que Deus fazia, por qualquer coisa se afastava da Sua presença, a tal ponto que fizeram um bezerro de ouro para adorar. Mesmo depois de entrarem na Terra Prometida, os hebreus entristeciam o coração de Deus. Muitas vezes tiveram suas cidades invadidas e foram escravizados por outros povos por causa da sua rebeldia e desobediência ao Senhor. Dessa forma, eles se afastavam cada vez mais da Sua presença, sendo dominados pelo pecado, que é a escravidão do espírito.

Mas Deus é bom! Ele nunca deixa de olhar com amor para a Sua criação, a Sua imagem e semelhança: o homem. Mesmo que ele esteja afastado da Sua presença, ainda assim, o Seu amor é maior que tudo.

Em Isaías 9, o Senhor fala que o povo que estava em trevas veria uma grande luz e um menino nasceria, um filho nos daria para ser o Conselheiro, o Príncipe da Paz, e os que estavam na sombra da morte resplandeceriam com a sua luz. Você sabe de quem Ele falava? Isso mesmo: Jesus Cristo!

O amor do Senhor pelo homem O levou a sonhar em tê-lo de volta para Si, a voltar a ter comunhão com ele, afinal, esse homem foi criado para viver na Sua presença e Ele não suportava ver a Sua própria semelhança vivendo no pecado, presos nas garras do inferno, de Satanás.

Era necessário um plano perfeito. E o Senhor o preparou. Enviou o Seu próprio Filho, que nasceu nesta Terra sem pecado, viveu sem pecado e morreu na Cruz para trazer libertação ao homem. Vamos conhecer, direitinho, tudo isso e então, entenderemos o que é a verdadeira Páscoa que precisamos celebrar hoje.

Em Lucas 1, a partir do versículo 26, vamos ver que o anjo Gabriel apresentou-se a uma jovem chamada Maria, que estava noiva de uma carpinteiro chamado José, e lhe falou que seria mãe de um menino, filho do Altíssimo, gerado pelo Espírito Santo. Imagine o susto de Maria. Ela não era uma moça qualquer, ela era especial, tão especial que o Senhor a escolheu para ser a mãe do Seu filho na Terra, e Gabriel lhe disse "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres... Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus." (Lucas 1:28-30)

Jesus nasceu como qualquer criança nasce neste mundo, foi criança como todas as outras crianças da terra e crescia como está escrito em Lucas 2:52: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Ele cresceu forte e cheio de graça e se transformou em um homem muito especial, diferente de todos os outros, pois sobre ele havia o poder de Deus. Aos 33 anos começou o Seu ministério de libertação do homem, aquele plano que Seu Pai tinha elaborado muito tempo atrás.

Jesus ensinou as pessoas sobre o amor ao Senhor Deus Todo Poderoso em primeiro lugar e em segundo, o amor ao próximo, o respeito às pessoas. Ele fez muitos milagres: transformou água em vinho (João 2:29); curou cegos (Mateus 12:22, Marcos 10:51,); fez o coxo andar (Mateus 21:14); curou surdos e mudos (Marcos 7:37; 9:25) e tantos outros. E a graça que havia na Sua vida fazia com que as multidões viessem à Sua presença. Em qualquer lugar que fosse a multidão O encontrava, fosse nos montes ou na beira do rio, pois queriam ouvir os Seus ensinamentos (Mateus 14:19).

E o que os homens fizeram com Ele? Como os homens receberam todo o amor que Jesus ensinava e demonstrava a eles? E onde está a Páscoa na vida de Jesus? Como Ele iria libertar esse povo do pecado. Vamos ver no próximo estudo e, prepare-se, pois estaremos em Páscoa e vamos celebrar com muita alegria, agora, verdadeiramente, entendendo quem é o Cordeiro e que o sangue derramado é o passaporte da nossa libertação, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados