contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 12

 

Estudo de Célula para Crianças n° 249

Publicado em 21/09/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico:“Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” I Samuel 3:10
 

Mensagem: Conhecemos grandes homens, cujos nomes estão registrados na Bíblia, que tiveram o privilégio de ouvir a voz de Deus. Conhecemos Adão, Abraão, Isaque, Israel, Moisés, Josué, e o próximo nome na história de Deus poderá ser o seu, se você quiser.

Você acha que Deus só fala com adultos? Você pode imaginar o Grande Eu Sou batendo papo com uma criança? Muitos adultos acham que isso é bobagem, que Deus não perde o Seu precioso tempo falando com criancinhas, pois elas não entendem muita coisa. Mas nós vamos ver que isso não é verdade. Deus vai nos mostrar que não é assim.

O livro de I Samuel começa contando a história de uma mulher que não podia ter filhos, chamada Ana, que buscou ao Senhor de todo o seu coração e recebeu a bênção de gerar o filho tão desejado. O menino recebeu o nome de Samuel e foi entregue ao sacerdote Eli, para ser criado na casa do Senhor.

Samuel, desde pequeno, conheceu o altar de Deus, mas não conhecia a Sua voz, assim como muita gente, mesmo adulta, que está na casa do Senhor, mas não conhece, verdadeiramente, a Sua voz.

Certa noite, o menino Samuel ouviu alguém chamar seu nome e correu achando que era Eli. O sacerdote Eli entendeu que era o Senhor e o mandou voltar para deitar-se e, se ouvisse novamente chamar o seu nome, que respondesse: Fala, Senhor, que o teu servo te ouve.

Pare um pouco, feche seus olhos e tente imaginar o que aconteceu naquela noite. Procure se colocar no lugar de Samuel, deitado ali, no escuro, e a voz do Senhor chamando seu nome. Deve ter sido uma experiência chocante, não é mesmo? Samuel deve ter ficado todo arrepiado, o coração batendo forte no peito. Essa experiência pode ser verdadeira para você também.

Mas, o impacto maior de Samuel seria o que o Senhor lhe falaria naquela noite.

Como adultos, muitas vezes, nós procuramos poupar as crianças de algumas coisas mais sérias, pois achamos que elas são ainda muito tolinhas e não entenderiam. Mas Deus não pensa assim. O que Ele falou a Samuel naquela noite foi de extrema seriedade e importância. O Senhor lhe falou do que aconteceria a Eli e seus filhos, que eram maus aos olhos do Senhor. Samuel passou o resto da noite sem dormir e, pela manhã, com muito temor no coração, contou ao sacerdote o que o Senhor lhe havia falado.

I Samuel 3:19 diz: “E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.”

O menino Samuel crescia na casa do Senhor, cuidando das coisas do Senhor, e o Senhor cuidava dele, o Senhor era com ele, e o menino se tornou um homem, sem nunca esquecer as palavras que ouvia dEle. Todas as palavras que ouviu ficaram guardadas no seu coração, é isso que o texto quer dizer quando diz: ... e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. Isto é, essas palavras não foram esquecidas.

Por guardar no coração o que aprendeu do Senhor, Samuel se tornou um grande sacerdote em Israel, como está escrito nos versículos 20 e 21.

Quando Eli e seus filhos morreram, Samuel se tornou o sacerdote, em seu lugar. Foi ele quem ungiu o primeiro rei de Israel, o rei Saul, debaixo da ordem de Deus, depois ungiu o rei Davi.

Samuel cresceu sendo dirigido pela voz de Deus. Quando morreu, todo o Israel chorou. Sua história ficou registrada para sempre.

Tem muitas crianças que ouvem a voz de Deus, assim como muitos adultos e jovens. Mas, pouco têm o cuidado que Samuel teve de não perder ou de não esquecer nenhuma dessas palavras, porque elas são luz para o nosso caminho, como Davi disse no Salmo 119:5. Se as seguirmos e as obedecermos, certamente não tomaremos decisões erradas, não andaremos no escuro e não tropeçaremos nos laços que o inimigo arma para nos derrubar.

O rei Davi também registrou a experiência fantástica de ouvir a voz de Deus. No Salmo 29, ele fala dessa voz tão maravilhosa. Veja o que ele diz: “A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR quebra os cedros do Líbano. A voz do SENHOR separa as labaredas do fogo. A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades”.

Feche seus olhos. Deixe os seus ouvidos bem atentos. Ouça o Senhor chamá-lo pelo seu próprio nome. Ele não nos chama por apelidos. Ele sabe, Ele nos conhece muito bem, e o nosso nome está gravado na palma da Sua mão. Escute! Ouça Sua voz suave e faça como Samuel, responda: Eis-me aqui! Teu servo te ouve. E você jamais vai se arrepender de estar na Sua presença, amém?

Daqui a alguns anos, você vai olhar ao seu redor, vai ver seus colegas, seus amigos, até mesmo alguns familiares da sua idade, e verá a grande diferença entre você e eles. A prosperidade e a graça do Senhor terão enchido tão poderosamente a sua vida, que todos irão se espantar.

E os que não ouviram, ou não quiseram ouvir? O que acontecerá com eles? Só o Senhor sabe, mas você estará usufruindo o melhor de Deus na sua vida. Você fará história e muitos ouvirão falar de você: Um grande homem ou mulher de Deus, cheio de unção, que brilha com a glória do Pai e, aonde chega, o poder de Deus se manifesta. Você crê? Eu creio e, com certeza, eu verei isso. Amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados