contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Tabernáculo de Davi - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 253

Publicado em 19/10/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;” Amós 9:11
 

Mensagem: Acompanhamos o rei Davi na grande tarefa de trazer de volta a Arca do Senhor e preparar um lugar para ela. Vimos a sua preocupação em buscar a forma correta de trazê-la, para que não houvesse mais problemas como na primeira vez, quando o carro de boi bateu em uma pedra e a Arca escorregou, o que resultou na morte de Uzá, que tocou na Arca sem a autorização de Deus para isso.

Vimos Davi preparando uma tenda, convocando os sacerdotes, levitas e todo o povo à santificação, pois iriam buscar a Arca que simboliza a presença de Deus no meio do Seu povo. E que grande festa o rei Davi preparou para aquele dia tão especial. Uma multidão vinha atrás da Arca, dançando, cantando e glorificando a Deus.

Conhecemos Mical, esposa de Davi, que não soube aproveitar esse momento tão especial e ficou na janela, reprovando o comportamento do seu marido, e por isso ficou estéril.

E depois disso? O que aconteceu?

Depois que a Arca chegou ao Tabernáculo, Davi “... pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel (...) os sacerdotes continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.” (I Cr 16:4,6). E, naquele dia, Davi escreveu um cântico de louvor ao Senhor, que exaltava as Sua maravilhas, como está em I Crônicas 16:8 a 36.

Mas o tempo passou. O rei Davi guardou muito ouro, prata, bronze e outros bens para que seu filho Salomão edificasse um Tabernáculo para o Senhor. E Salomão o fez, realmente. Não apenas uma tenda, mas um Tabernáculo de muita excelência.

À medida que o tempo passava, o povo se afastava da presença do Senhor, aquela intimidade apresentada por Davi foi esquecida, e Israel e seu Tabernáculo tão imponente, tão rico e fabuloso, foi destruído, roubado, o povo levado cativo. A idolatria, o culto a deuses pagãos, entrou na vida do povo e já não buscavam ao Senhor.

Você pode imaginar como o coração de Deus se entristecia diante de tudo isso? O povo que Ele preparou para Si, para chamar de filhos e filhas, o povo que foi liberto da escravidão, que entrou na terra prometida e experimentou dos milagres e maravilhas, esse povo se afastava dEle.

Todo pai gosta de ter seus filhos por perto. Gosta de receber um abraço e gosta de abraçar, de conversar, de ouvir e ser ouvido. Deus não é diferente. Ele é Pai e, em todo tempo, procurou dar ao Seu povo o melhor. Mas, assim como muitos filhos, eles não deram muita atenção para o Pai, embora o Senhor levantasse, constantemente, no meio deles, profetas que os alertavam sobre o que estavam fazendo e o que poderia acontecer se não mudassem de atitude. É mais ou menos como nossos pais fazem conosco, quando chamam a nossa atenção e nos advertem da disciplina que virá se não obedecermos (Não é assim que sua mãe faz?).

Mas Deus não apenas disciplinou o Seu povo, como também trouxe consolo. Ele amava e ama o Seu povo, até hoje. Por isso, através do profeta Amós, trouxe uma palavra de esperança: a restauração do Tabernáculo de Davi. Não o tabernáculo físico, aquela tenda que Davi havia preparado para o Senhor, pois esse já havia, há muito, sido destruído por tantas guerras, mas a intimidade, o relacionamento, a comunhão do Seu povo com Ele mesmo.

O nosso Deus, tão grande, tão majestoso, quer que nos relacionemos com Ele com intimidade. Você sabe o que é intimidade? É um relacionamento profundo com alguém, é um relacionamento sem medo, sem vergonha, sem esconder absolutamente nada um do outro, sem cerimônia. Você já prestou atenção que, em alguns lugares que nós entramos, existem tantas regras, tanta cerimônia, que nós não conseguimos nos sentir à vontade naquele lugar? É assim: não pode tocar ali, não pode se encostar ali, não pode falar alto, não pode rir, não pode bater palmas, não pode dançar... É só não pode, não pode, não pode.

Deus quer, nesses dias de Festa dos Tabernáculos, reconstruir em nós o Tabernáculo de Davi, fazer de cada um de nós, não um Tabernáculo de cortinas ou paredes, mas uma Tabernáculo vivo, dentro do qual Ele possa habitar, um santuário de excelência para carregar a Sua presença, a Sua vida em nós com muita alegria, assim como Davi.

E então? Você aceita esse desafio? Você aceita se deixar usar por Deus como um Tabernáculo móvel da Sua graça, poder e amor?

É Tabernáculo! É tempo de alegria! Vamos dançar como Davi na presença da Arca, diante do Grande Eu Sou, agradecendo a Ele pela colheita maravilhosa, pela Sua graça que nos alcançou,amém?

SORRIA! DANCE! CANTE! SALTE! Você é o Tabernáculo mais lindo que o Senhor vê nesta Terra. Feliz Festa!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados