contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 255

Publicado em 02/11/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” - Romanos 16:25, 26
 

Mensagem: O temido Saulo, que era perseguidor de todos os que invocavam o nome de Jesus, após um encontro com Ele e depois que passou um tempo com alguns discípulos do Mestre, passou a ser um pregador fantástico das boas novas do Evangelho de Cristo.

Não foi fácil para as pessoas crerem na sua palavra, pois havia perseguido muitos daqueles que, agora, ouviam de sua boca que Jesus era, verdadeiramente, o Filho de Deus. Mas isso não o abalou. Quanto mais o criticavam, mais se esforçava, e por isso foi perseguido, jurado de morte, teve que fugir, apanhou muito, mas se tornou um tremendo missionário. Viajou para muitos lugares e fortaleceu muitas igrejas.

Vamos aprender com Paulo uma coisa muito importante na vida de qualquer pessoa: PERSEVERANÇA. Nunca desistir de cumprir o propósito de Deus na nossa vida, por mais difícil que, às vezes, as coisas pareçam e que ninguém acredita na nossa palavra ou naquilo que estamos fazendo.

Como missionário, vamos encontrar Paulo, com seu colega Silas, em uma cidade chamada Filipos. Quando expulsaram o espírito de adivinhação de uma jovem, o homem que ganhava dinheiro com as coisas que ela adivinhava se aborreceu com eles e os levaram à presença dos magistrados. Ali receberam açoites de varas e acabaram sendo lançados na prisão.

Você pode imaginar dois homens, muito machucados, presos em um lugar feio e sujo, cantando? O que você faria no lugar deles? Iria cantar, orar ou chorar e reclamar muito?

Geralmente, nas situações difíceis, nossa primeira reação é reclamar, não é mesmo? Mas Paulo e Silas nos ensinaram algo muito importante e que precisamos colocar em prática na nossa vida: A ADORAÇÃO QUEBRA CADEIAS, ABRE PORTAS.

Tarde da noite, eles oravam e cantavam ao Senhor, então um forte terremoto aconteceu, e as portas se abriram.

Quando o carcereiro acordou com aquele barulho todo, pensou que eles haviam fugido e, como sabia que seria punido de forma muito dura se isso acontecesse, quis matar-se. Então, eles gritaram que ainda estavam ali. O homem, então, correu e se ajoelhou diante deles, fazendo uma pergunta, no mínimo, estranha: Que é necessário que eu faça para me salvar? Esquisito, não é mesmo? Mas a experiência que ele teve ali o levou a crer que algo sobrenatural havia acontecido naquele lugar por causa daqueles dois homens. E a resposta deles foi simples: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.

Que lição tremenda Paulo nos ensinou nesse episódio;

1º) Quando adoramos, o Senhor Se move a nosso favor. Você já ouviu falar de sacrifício de louvor? Leia o Salmo 50:14. É louvar ao Senhor independente da situação que você está passando: se é dor, tristeza, aborrecimento, enfermidade, raiva, etc. Foi isso que eles fizeram. Depois de apanharem muito e estarem presos, eles ainda encontraram forças para buscar ao Senhor em oração e cânticos de louvor. E o Senhor respondeu à necessidade deles com um terremoto que abalou os alicerces da prisão e abriu as portas.

2º) Nunca esquecer das pessoas que estão próximas de nós. Cada vida é preciosa para Deus. Pode ser a pessoa mais malvada que nós conhecemos, não podemos deixar que elas se machuquem ou que sejam punidas por coisas que nós fizemos. Eles se preocuparam com a vida daquele homem e aproveitaram a oportunidade para pregar sobre Jesus. Aquele homem, naquela mesma noite, foi batizado e as boas novas do Reino de Deus entraram na sua casa.

3º) Aos que amam ao Senhor e creem no Seu poder, Ele mesmo deu autoridade para expulsar todos os demônios, os espíritos malignos. Não podemos permitir que satanás e seus demônios fiquem perturbando a vida das pessoas que estão ao nosso redor. Paulo e Silas passaram vários dias sendo perseguidos por uma moça que tinha o espírito de adivinhação, até que eles mandaram aquele espírito maligno embora. Se você prestou atenção, durante toda essa semana, as tvs, de modo geral, fizeram uma programação de filmes de terror, por causa do halloween, a festa dos bruxos. Tudo o que está ligado a terror não vem de Deus, mesmo que pareça de brincadeira. Vampiros, lobisomens, bruxas, mágicos, adivinhadores não têm parte com o Reino de Deus e, assim como Paulo, precisamos nos posicionar e dizer a eles: FORA, EM NOME DE JESUS!

Grandes lições estamos aprendendo com esse homem corajoso, não é mesmo? Esperamos você, na próxima semana, para continuarmos conhecendo os ensinamentos de Paulo, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados