contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Nasci para fazer Deus sorrir! - Parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 285

Publicado em 31/05/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: "A alegria está no coração". Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo...” (Salmo 119:135)
 

Mensagem: Você gosta de dar uma boa gargalhada? Gosta de rir? Quantas boas risadas você deu hoje? E durante essa semana?

Rir é algo muito gostoso, não é verdade? E faz tão bem que existe até a terapia do riso, para algumas pessoas que sofrem de problemas emocionais.

Por outro lado, o rosto entristecido, a famosa “cara fechada”, uma pessoa que nunca dá um sorriso, está sempre triste ou bravo, aborrecido, não é algo muito agradável de se ver nem de se conviver, não é mesmo? Da mesma forma que nós, seres humanos, Deus também sorri, sente prazer, alegria, como também Se entristece com algumas coisas que acontecem.

Vamos aprender, nesses dias, o que podemos fazer para alegrar o coração de Deus, para fazê-lO sorrir para nós, e o que entristece o Seu coração. Para isso, vamos conhecer algumas histórias na Bíblia que servem de ensino e de exemplo para nós, amém?

Primeiro, vamos procurar saber para o quê Deus nos criou. Muita gente se pergunta por que nasceu, e, em Romanos 11:36, Paulo diz que: “Porque dele, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas”. Então, Ele nos criou para Ele mesmo. Você e eu fomos criados por Deus para Ele mesmo, para o Seu louvor, para sermos Seus filhos, para termos relacionamento com Ele, por isso nos fez a Sua imagem e semelhança.

Você já construiu alguma coisa com as suas próprias mãos? Quando eu era criança, não havia a imensa variedade de brinquedos que existe hoje, e como minha família vivia com alguma dificuldade financeira, com muitos filhos para sustentar, nem sempre tínhamos os brinquedos que queríamos. Então, nós inventávamos, construíamos nossos próprios brinquedos: carrinho de rolimã, perna de pau, carrinho de lata de leite, panelinha com as medidas que vinham nas latas de leite, bonecas de pano, etc. Cada coisa que fazíamos era muito importante, era o “nosso brinquedo” e tinha um valor muito grande para nós. Se alguém pegava sem a nossa permissão, com certeza, tinha uma briga; se quebrava, era um choro só. Foi feito por nós, era para a nossa diversão.

Da mesma forma, fomos criados pela mão de Deus, somos d'Ele e nascemos e vivemos para Ele. Mas como fazer para que Ele Se alegre conosco e sorria para nós?

Quando Deus criou o homem, não o largou sozinho na Terra, mas vinha se relacionar com ele na viração do dia (Gênesis 3:8), vinha para conversar com ele. Deus deseja esse relacionamento e foi por isso que, mesmo depois que o homem pecou, Ele não o largou de mão nem Se esqueceu dele, mas elaborou um plano para resgatá-lo, para trazê-lo do volta ao Seu convívio.
Então, vamos aprender a primeira lição:

1. Deus tem prazer quando nos relacionamos com Ele. Ele gosta quando nos achegamos, abrimos o nosso coração e nos derramamos diante d'Ele.

É tão bom quando estamos ao lado de um grande amigo, alguém a quem nós amamos, em quem confiamos, não é verdade? Como é bom receber um abraço apertado, um beijo estalado no rosto, uma ligação de alguém querido que está longe, uma mensagem no celular, um email. Isso nos torna mais próximos. Deus também quer estar próximo de nós, isso alegra o Seu coração e enche o Seu rosto com enorme sorriso.

E como podemos nos relacionar com Ele? Existem muitas formas. A leitura da Palavra, a oração, o ouvir a ministração no culto ou na célula, em uma música, em uma dança, ou até mesmo o simples parar para admirar as coisas lindas que Ele criou e reconhecer o quanto Ele é criativo e maravilhoso. Deus não tem formalidade, não precisa marcar hora com Ele, pois Ele está sempre livre para nós.

Quando queremos muito bem a uma pessoa, quando a amamos, nós fazemos o possível e o impossível para agradá-la. Se amamos ao Senhor Deus, nós faremos de tudo para agradá-lO, para alegrar o Seu coração.
Vamos conhecer, na Bíblia, alguns homens que empenharam sua vida para agradar a Deus. Nem sempre foi fácil, algumas vezes eles erraram, mas sempre procuraram fazer o melhor.

Noé achou graça aos olhos de Deus. A Bíblia diz que a Terra estava cheia de violência, os homens estavam mergulhados na maldade, e Deus Se arrependeu de ter criado esse homem, a ponto de pensar em destruí-lo. Em Gênesis 6:6, lemos que o coração de Deus pesou. Você já sentiu o seu coração pesado? Isso acontece quando estamos muito tristes, muito magoados por causa de alguma coisa, parece que tem algo apertando o nosso coração, não é verdade?

Assim eu penso que Deus Se sentiu naquele dia, quando viu a Sua criação tão perfeita, a Sua imagem e semelhança, mergulhada no pecado, na violência, na bebedice, na maldade. E a Sua tristeza foi tão grande que Ele pensou em destruir tudo o que havia criado. Mas no meio de toda aquela maldade, algo atraiu a Sua atenção.

Havia um homem diferente, que buscava viver de forma correta, era justo e íntegro e procurava andar na Sua presença.

Eu imagino o enorme sorriso que se abriu no rosto de Deus quando Ele olhou para Noé. Era como uma pequena luz no meio da escuridão. E por causa de Noé, a terra não foi destruída e a humanidade teve uma segunda chance, por isso eu e você estamos aqui.

Talvez Deus esteja hoje olhando para a Terra e vendo toda a maldade praticada pelo homem: os assaltos, a rebeldia, a desobediência dos filhos aos pais, a falta de cuidado dos pais para com os seus filhos, e o Seu coração, hoje, esteja entristecido. Que tal sermos, para o Senhor, os “Noés” deste tempo? Vamos abrir um sorriso em Seu coração? Vamos procurar ser diferentes? Vamos buscar nos relacionar com Ele de uma maneira cada vez mais especial?

Deixe o rosto d'Ele resplandecer sobre você, um enorme sorriso da face do Grande Eu Sou iluminar a sua vida, afinal, foi para Ele que você nasceu, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Princípios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados