contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Criança

Dia do Trabalho

 
 

01 de Maio - Dia do Trabalho

 

 

Por que o Homem trabalha?

 

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, nele encontramos a história da criação do mundo. É uma linda história de amor que nos conta como Deus fez o céu, a Terra, o mar e tudo o que existe. O Senhor nos fez para sermos igualzinho a Ele e colocou em nós habilidade para amá-lo e também amar e cuidar de toda Sua criação.

Tudo era lindo, um jardim imenso, um modelo de parque tão maravilhoso que nem podemos imaginar! Tudo estava ao alcance, até os animais selvagens eram mansos, tudo era perfeito! O leão e a zebra conviviam em plena harmonia, os pintinhos podiam ciscar a vontade sem ter medo da águia. Este foi o mundo que Deus planejou para nós, sem tristeza, doença, nem dor. Mas o homem foi enganado pelo inimigo das nossas almas e pecou, desobedeceu a Deus, foi aí que tudo começou.

No suor do rosto comerás o seu pão” Gênesis 3.19. O coração de Deus ficou muito triste... Que pena! Por causa do pecado perdemos muitos privilégios. Desse dia em diante o homem precisou trabalhar para comer e sustentar a sua família.

Trabalhar é muito bom! Certa vez Jesus disse: “Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também”. João 5.17. O homem é muito inteligente! A tecnologia está tão avançada que até nos assustamos com tamanha capacidade que o homem tem para criar. Carros, aviões, meios de comunicação e muitas outras invenções fantásticas! Descoberta de vacinas e remédios para doenças, aparelhos surpreendentes como o microscópio, o computador, a máquina digital, o celular e uma infinidade de coisas incríveis! O homem é mesmo muito capaz isso é fruto do seu trabalho.

O Senhor nos ama de verdade! O pecado fechou as portas do paraíso, mas Deus, com seu infinito amor e misericórdia, nos enviou Jesus Cristo, o seu filho amado, para morrer na cruz do calvário por amor a nós e assim nos tornarmos filhos de Deus e receber de graça o maior de todos os tesouros, sabe qual é? A salvação. Para isso não precisamos trabalhar, é de graça. Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, o Senhor prepara para nós uma mansão lá no céu, onde viveremos eternamente com Deus e tudo voltará a ser como antes, sem dor, tristeza, nem doença, pois lá é um lugar de paz, alegria e muito amor.

 

Saiba um pouco mais sobre algumas profissões!

Médico:
A medicina é uma profissão linda, e ao mesmo tempo nada fácil. Os médicos são responsáveis por descobrir as doenças das pessoas e ajudar a curá-las. Eles cuidam dos doentes e ajudam as pessoas saudáveis a continuarem bem. Existem médicos que cuidam de partes específicas do corpo, como os olhos, o estômago, o pulmão, os rins, o cérebro, o coração. Existem até aqueles que se preparam somente para anestesiar as pessoas em momentos de cirurgia. Para se tornar um médico é preciso muito estudo e dedicação. Os vestibulares mais concorridos costumam ser o de medicina. E depois de entrar na faculdade, é preciso ainda dedicar em média, mais oito anos de estudo. Não é fácil, mas compensa!

Um médico cristão possui uma grande diferença de um que não conhece a Jesus. Ele sabe que quando a medicina esgota todos os recursos e uma doença continua no corpo de alguém, ainda existe esperança. Jesus é o médico dos médicos! Um médico cristão sabe que quando um remédio não funciona, existe a oração, que pode resolver, curar e trazer vida. Glória a Deus!

Advogado:
O direito é uma profissão muito importante. Os advogados são aquelas pessoas que defendem quem foi injustiçado por algum motivo ou acusam aqueles que estão fora da Lei. Um bom advogado deve sempre buscar descobrir a verdade e mostrá-la às pessoas. Através de seu trabalho e de sua fala, ele tem o poder de dar liberdade quem é vítima da injustiça, ou levar a prisão quem cometeu um crime. Mas o advogado não trabalha somente com isso. Ele pode trabalhar em empresas, para ajudá-las a andar sempre dentro da Lei, escrevendo contratos corretamente. Advogados também podem se tornar delegados, juízes, promotores, ou procuradores. Quem escolher a advocacia deve saber que são precisos cinco anos para se formar na faculdade, e tem que gostar muito de ler! Um advogado precisa saber bem a Constituição do Brasil, que são as leis.

Um advogado cristão sabe o poder da verdade. Ele sabe que a verdade liberta e a mentira aprisiona. Ele sabe que Deus honra quem anda na luz de Cristo. Um advogado cristão pode ser um grande instrumento de Deus para reparar as injustiças da sociedade.

Engenheiro:
Você já olhou para o alto e viu grandes prédios? Você já observou os carros andando nas ruas? Você já brincou com um vídeo game? Você já pensou sobre como a luz elétrica chega à sua casa? Tudo isso envolve o trabalho de um engenheiro. Existem os engenheiros que trabalham com construção de casas e prédios, os que constroem grandes máquinas, os que planejam as estradas, os que ajudam a energia a chegar às casas. Os engenheiros são pessoas muito inteligentes, que têm um dom especial para a matemática e a física. É uma profissão que exige muita responsabilidade e estudo.

Um engenheiro lida com muitas pessoas racionais, que acham que para tudo há uma explicação natural, física. Um engenheiro cristão sabe que por mais inteligente que o homem seja, a maior obra de engenharia do mundo foi feita por Deus: a criação do mundo e de tudo que nele há.

Dentista:
A profissão do dentista é um pouco parecida com a do médico. Ele cuida da saúde da boca das pessoas. É ele quem ajuda a cuidar dos dentes, retirando e evitando as cáries, o tártaro, extraindo dentes, colocando aparelhos fixos e móveis, além de tratar de outros problemas dentários. Um bom dentista precisa ter mãos precisas, muita atenção e paciência. Afinal, alguns tratamentos dentários demoram anos, como a correção dos dentes pelos aparelhos, por exemplo.

Um dentista cristão pode impactar a vida de todos os pacientes que ele atender. Seja com suas palavras durante a consulta, ou até mesmo com uma música ambiente durante o tratamento dentário.

Professor:
O professor possui uma função crucial na sociedade. Ele atua diretamente na formação das pessoas. Quem não se lembra de um professor inesquecível? Uma pessoa que escolher a profissão de ensinar, pode escolher se quer dar aulas para crianças, adolescentes, adultos ou até mesmo idosos. O importante é definir o que você gostaria de ensinar, aprender primeiro e daí ver onde se pode atuar: escolas primárias, igrejas, faculdades, fundações.

Um professor cristão tem a incrível oportunidade de influenciar muitas vidas. É possível usar a Bíblia e as histórias que estão escritas nela em diversas disciplinas. Para isso basta a criatividade. O professor pode moldar o caráter de várias pessoas através das suas palavras. E esse é um privilégio enorme.

Empregada Doméstica:
As empregadas domésticas desempenham um belo trabalho: elas cuidam das casas das pessoas como se fosse a sua própria. A tarefa de varrer, limpar, lavar e cozinhar, não é nada fácil. Exige muito esforço físico, disposição e cuidado. Porém, é um trabalho muito honrado. Algumas empregadas domésticas acabam se tornando parte das famílias para onde trabalham, devido ao carinho que desenvolvem. Para ser uma boa doméstica, é preciso gostar de realizar o trabalho de casa e ser muito organizada.

Uma empregada doméstica cristã tem o poder de mudar o ambiente onde trabalha. Ela pode levar o amor de Deus nas suas atitudes, na sua lealdade, na sua sinceridade e nas suas palavras.

Motorista:
Existem vários tipos de motoristas: de táxi, de caminhão, de carros particulares, de ambulância, de ônibus, de motocicleta. Essa é uma profissão muito dinâmica, afinal de contas o motorista leva pessoas e cargas para diferentes lugares. Um bom motorista precisa ser atento, possuir boa memória e senso de direção. É preciso também ter uma boa visão ou usar óculos que permitam enxergar corretamente os sinais, as placas de trânsito e os carros. Essa é uma profissão que precisa de muita atenção e cuidado.

Um motorista cristão sabe em primeiro lugar a importância de dar bom testemunho no trânsito, ou seja, de não falar palavrões, não brigar, em caso de acidentes socorrer a vítima e não fugir.

Jornalista:
O jornalismo é uma profissão muito legal. O jornalista é a pessoa responsável por contar à sociedade o que acontece em diferentes áreas: na política, na economia, na saúde, nas cidades. Ele pode trabalhar em jornais, revistas, rádios, sites de internet, televisões e também em empresas. Um bom jornalista precisa escrever muito bem e gostar muito de ler. Caso queira trabalhar na TV ou no rádio, é muito importante que tenha uma boa voz e presença. O jornalista precisa passar credibilidade, então é muito importante que ele seja uma pessoa curiosa, inteligente, dinâmica, bem informada. No Brasil é necessário que o profissional seja formado em jornalismo, o que leva quatro anos de estudo em uma faculdade.

O jornalista cristão sabe da importância de se noticiar apenas a verdade. Uma pessoa que conhece a Jesus sabe que mentir é pecado, e isso deve se acompanhar inclusive na sua atividade profissional. Um jornalista cristão pode também trabalhar em meios de comunicação cristãos, usando seu conhecimento profissional para falar do amor de Deus.

Policial:
Muitas crianças já sonharam trabalhar como polícia, e este é um trabalho muito sério. O policial é responsável por manter a ordem da sociedade, evitar roubos, assaltos, investigar crimes, por manter as ruas seguras. Ao mesmo tempo essa é uma profissão perigosa, que envolve muitos perigos, porém é muito bonita. Para se tornar um policial é preciso estudar e fazer uma prova. Depois disso é preciso um treinamento muito específico.

Um policial cristão sabe da importância de se manter honesto, de não se deixar corromper pelos bandidos. Um policial honesto também tem o poder de falar de Jesus aos bandidos e assim transformar as suas vidas.

 

Vamos saber mais informações sobre este tema:

 

A importância de estudar para ter uma boa profissão

Desde que nascemos estamos sempre aprendendo alguma coisa. Temos dentro de nós a necessidade de saber, conhecer e aprender. O bebê é curioso e aprende com o estímulo do papai e da mamãe, ele fica observando tudo é assim que ele aprende a falar, andar, comer. Aprendemos muitas coisas com nossa família, como por exemplo: o amor ao próximo, o respeito, a gentileza e muitos outros princípios de educação. Mas é na escola, onde o mundo é mais colorido, alegre, cheio de novidades, onde fazemos muitos amigos, nos alfabetizamos e descobrimos um mundo fantástico que a leitura nos proporciona.

À medida que vamos crescendo começamos a pensar sobre nossa profissão. O que você vai ser quando crescer? As crianças ouvem isso constantemente. Algumas são decididas e desde pequenas já tem a resposta na ponta da língua. Mas nem sempre é assim, às vezes existe dúvida, e agora? O que vou ser quando crescer?

Não precisa se preocupar, nem ficar ansioso ou mesmo apavorado. Existem várias formas de descobrir direitinho, qual será a sua melhor opção. Existem alguns critérios a serem observados como o dom, o talento e a vocação. Um psicólogo poderá orientar através de testes vocacionais. A formação acadêmica não é garantia de sucesso, por isso, nada melhor do que orar e pedir a Deus a direção, pois foi o Senhor quem nos criou Ele conhece o nosso coração e tem planos perfeitos para nossas vidas. Aqui no Brasil precisamos fazer vestibular para entrarmos na faculdade, então precisamos nos dedicar aos estudos, fazer o nosso melhor.

Sabia que quanto mais usamos nosso cérebro, melhor ele funciona? Alguns cientistas dizem que estudar faz bem a saúde. Estudando desenvolvemos a inteligência que Deus nos deu, treinamos a nossa memória, nossos pensamentos, desenvolvemos a capacidade de concentração. Além do mais o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, você não vai querer ficar fora dele, vai?

 

Como escolher bem a sua profissão?

1) Não tenha pressa em escolher sua profissão. Sabemos que esta é uma escolha muito importante, pois decidirá o seu futuro. Então tome o tempo necessário.

2) Não deixe que a pressão da sociedade, dos amigos e até dos pais te prejudique. Alguns fatores são muito importantes para o sucesso profissional: prazer, alegria, satisfação, já que passamos maior parte do tempo trabalhando é muito melhor fazer aquilo que a gente gosta.

3) É normal ter dúvidas, por isso se precisar, faça um teste vocacional. Existem bons orientadores profissionais eles estão preparados para te ajudar, assim você poderá descobrir qual é a sua vocação.
Qual é o seu sonho? O que você espera da sua profissão? Pensar sobre isso é um bom começo para decidir qual profissão escolher.

4) Leia matérias sobre as profissões. Existem várias fontes de pesquisas como: sites de internet, manuais e guias.

5) A profissão que está em ascensão nem sempre é a melhor escolha, pois não significa que ela estará para sempre em alta.

6) Se tiver interesse em trabalhar no exterior, observe qual profissão você poderá exercer lá e estude a língua do país. Às vezes uma profissão que não está em alta aqui no Brasil, pode estar em outro.

7) Procure saber qual caminho a profissão escolhida te levará e o que é necessário para ser bem sucedido nela.

8) O trabalho não é lazer, mas é muito importante fazer aquilo que se gosta.

 

Valorize o trabalho dos seus pais

Leia com atenção o texto a seguir:

“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo. Nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo. Nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém fossem um só membro, onde estaria o corpo?O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer a mão. Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.” 1 Coríntios 12.14-21.

Você observou que interessante? Deus é perfeito, Ele pensa em tudo e quando fez o corpo Ele colocou cada membro em seu devido lugar e se quisermos mudar isso, vira a maior bagunça! Mas você deve estar se perguntando: O que esse texto tem a ver com o trabalho dos meus pais?

Cada profissão tem o seu valor e todas elas são de fundamental importância, pois uma não sobreviveria sem a outra. Todas as profissões são muito importantes para o bom funcionamento do mundo. Já imaginou se só existissem engenheiros e não existissem os pedreiros? Se existissem os médicos, mas não existissem os farmacêuticos? De nada adiantaria.

Os dons e talentos são distribuídos aos homens, conforme os planos que Deus tem para cada um. Ele nos dá inteligência, sabedoria e nos capacita com força, saúde e disposição para a jornada de trabalho do dia-a-dia.

É com o coração cheio de amor pelos filhos, que os pais saem de casa para trabalhar. O desejo do coração de cada pai e mãe é dar o melhor para seus filhos, alimentação, boa escola, roupas, diversão etc. É uma responsabilidade muito grande, pois eles têm que dividir o seu tempo entre trabalhar, se dedicar aos filhos e muitas vezes fazer cursos, reciclagens, para melhorar o currículo, senão podem perder o emprego. Valorize o trabalho de seus pais, demonstre amor e gratidão a eles por tudo que eles fazem por você. Ore e peça a Deus para abençoá-los.

 

Fonte: diantedotrono.com.br

Voltar para Ministério de Crianças
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados