Os desafios que se colocam na
atualidade para o educador parecem que se multiplicam dia após dia. As
mudanças que ocorrem em nossa sociedade são caracterizadas tanto pela sua
expansão como pelo ritmo acelerado em que elas ocorrem, que mal acabamos
de alcançar um deles e já nos deparamos com tantos outros. Enquanto
profissional das Ciências Humanas, embuído de idealismos para o próprio
homem integral e para a sociedade em que ele está inserido, o educador
contemporâneo se depara enfrentando desafios desde seu desenvolvimento
pessoal, passando pelo contexto organizacional em que está inserido até a
esfera de sua influência social.
Inicialmente identifico na esfera pessoal um
desafio que implica em ele se colocar na posição de eterno aprendiz. A formação
do profissional da Educação hoje em dia, como a maioria de outros
profissionais, deve ser contínua. Além de buscar atualização e/ou
especialização em sua área seja em cursos livres e de educação formal
o educador também deve ser capaz de desenvolver um plano de
desenvolvimento pessoal onde ele próprio será o gestor do seu processo de
aprendizagem, buscando em profundidade o conhecimento desejado, a
essência de sua vocação. Essa postura, de eterno aprendiz, traz reflexos
de grande impacto na sua prática pedagógica beneficiando não só sua
competência para lecionar como também o aspecto relacional com seus
alunos.
Um dos desdobramentos deste desafio, da
formação contínua do educador, é o desafio de gerir o conhecimento
adquirido ou a gestão do conhecimento. Na maioria das organizações
educacionais luta-se pela extinção da cultura da "retenção do
conhecimento" como forma de manutenção do poder para que o
conhecimento adquirido seja disponibilizado para todos, compartilhado para
o bem corporativo. Assim como o educador necessita de conhecimento disponível
para o desempenho de sua profissão ele deve ser responsável em
disponibilizar o conhecimento produzido pelas suas pesquisas, experiências
e estudos para outros, começando no seu contexto organizacional.
A parceria com a família traz a tona
a necessidade que o educador tem de captar aliados para o desenvolvimento
do processo ensino-aprendizagem. Ninguém educa sozinho. Está mais do que
provado que a participação da família é determinante para o sucesso do
aprendizado do aluno assim como para a qualidade da escola. O desafio aí
é desenvolver essa parceria de forma construtiva, estabelecendo espaços
apropriados para a participação responsável dos pais, de acordo com suas
possibilidades e habilidades.
Entender as transformações psicológicas
que ocorrem no ser humano, na família, na cultura, sociedade e economia
ajudam a enfrentar o desafio de combater a violência que quer ser
estabelecida nas escolas. A habilidade de ao mesmo tempo ajudar esses
alunos violentos a trabalhar os limites, as leis, e as devidas conseqüências
da quebra das mesmas torna-se cada vez mais necessária ao educador que
queira implantar uma cultura de paz tanto em seu ambiente de trabalho como
fora dele. Na verdade, para muitos estabelecimentos de ensino, o fracasso
em lidar com essa questão tão complexa pode trazer resultados drásticos
tais como o descontentamento profissional ou até mesmo a perda de vidas.
No que se refere ao processo de
ensino-aprendizagem um dos grandes desafios atuais é saber incorporar as novas
tecnologias de forma equilibrada e inovadora na sala de aula. Isso
requer do educador um amplo conhecimento não só do que está disponível
no mercado mas como estas ferramentas estão consistentementes alinhadas
com a metodologia adotada pela escola e com o público alvo.
O sucesso ou os resultados satisfatórios
obtidos pelas organizações educacionais na atualidade não são frutos do
esforço de um indivíduo e sim de um trabalho colaborativo de equipe. O
educador gestor deve encarar de frente o desafio de estruturar uma
equipe de alto desempenho. Isto só ocorre quando há um compromisso de
trabalho educacional com um alvo estabelecido, unidade entre as pessoas, um
sistema efetivo de comunicação e a motivação correta para fazer o
trabalho educacional. Os maiores desafios encontrados na estruturação de
equipes partem da dificuldade que as pessoas possuem em deixar de pensar no
resultado individual para pensar no resultado do todo. Para isto o gestor
educacional deve mostrar ao educador onde as suas competências individuais
poderão ser aproveitadas dentro da equipe. E é claro, antes de implantar
um sistema de trabalho em equipe é necessário fazer um trabalho de mudança
de paradigmas, de mentalidade e de atitudes com todos os membros da equipe.
A habilidade para trabalhar em equipe é um
requerimento para qualquer profissional da atualidade.
O desafio de gerir um estabelecimento
educacional no atual momento econômico requer do educador gestor uma
postura equilibrada entre o esforço de permanecer na filosofia educacional
idealizada pela escola e a habilidade de encontrar formas alternativas e
criativas de sobrevivência empresarial. Isto requer uma postura ética
em manter os compromissos assumidos com os beneficiários através do
contrato de prestação de serviços. Não se pode comprometer a qualidade
da educação oferecida em detrimento da ganância pelo lucro. Se não há
credibilidade na forma como a escola é administrada não há credibilidade
na forma como a escola educa. Aliás, este exemplo é definitivo na formação
de uma geração e nos remete a outro desafio encontrado pelo educador
contemporâneo no que diz respeito aos fins da educação.
Que tipo de geração queremos formar? Cidadãos
competentes, éticos, solidários, comprometidos com a transformação de
uma sociedade mais justa? Para isto, o educador não pode esquecer que ele
é um referencial com alto grau de impacto na vida de seus educandos, seja
positivo ou negativo. O desafio aqui consiste em ser coerente com o
discurso. Ninguém quer saber de alguém que diz "faça o que eu digo
mas não faça o que eu faço". Educação pressupõe referenciais
verdadeiros, inspirativos, construtivos. A marca do caráter de um educador
falará mais alto na vida de um educando do que um conteúdo ensinado. O
desafio de ser um referencial positivo na vida de um educando na
verdade é atemporal entretanto hoje em dia nossa geração além de estar
em busca de líderes que lhe mostrem um caminho confiável, tem mais
facilidade de se opor frente a um falso educador.
O desafio de preparar uma geração para
a vida e para toda a vida, requer do educador não só o conhecimento
da realidade em que ele está inserido assim como a sua participação no
enfrentamento dos problemas sociais de sua comunidade. A partir daí ele
terá "autoridade" para falar sobre a verdadeira postura do cidadão
na sociedade. Só a partir de sua prática ele poderá influenciar outros a
influenciar o mundo. Para isto ele precisa perceber o valor da inserção
social responsável de seus educandos enquanto ainda freqüentadores do
ambiente escolar. Prepara-se para a vida durante toda a vida e não apenas
para quando se sair da escola.
Cida Mattar
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