Por traz das idéias e frases
existem a intenção, mesmo que inconsciente, de nos levar a agir de
determinada forma. O lema da educação atual, por exemplo, é “educar para
a vida”. Se colocarmos óculos cristãos para ler este slogan,
acrescentamos que a escola deve educar para vida abundante em Cristo
Jesus. Esta pequena diferença gera grandes conseqüências na vida de
nossos estudantes e dos educadores.
“As idéias têm conseqüências”, já disse o filósofo Richard Weaver; e
elas têm afetado nossa maneira de viver, e atingido nossos jovens e
crianças desde que o mundo é mundo. Nossas crenças, idéias e valores são
os óculos com que vemos a vida, ou seja, nossa cosmovisão. Em
“Discipulando Nações, Darrow Miller escreve sobre a tese de Weber de que
idéias têm conseqüências em todas as suas ramificações. O autor elabora
uma tese poderosa e convincente que a verdade de Deus não apenas rompe
as ataduras espirituais do pecado e da morte, mas pode libertar toda a
sociedade do engano e da pobreza.” (sobre o livro no site:
/www.fatoe.com.br/)
A concepção de mundo interfere diretamente na realidade material de cada
pessoa. Estudos realizados no CADI – Centro de Assistência e
Desenvolvimento Integral, em Curitiba PR, em sua experiência de 11 anos,
indicam que as pessoas em comunidades carentes em geral, têm os
seguintes pensamentos constantemente:
“Não sou capaz. Não consigo. A culpa da minha situação econômica é do
governo ou da sociedade. Eu nasci assim, vou morrer assim.”
Estas pesquisas vêem reafirmar que nossa batalha não é somente social,
mas também pela mente e coração das pessoas. Mudando as idéias,
alteramos os procedimentos: ”Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim
é” Pv 23:7ª. “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele
procedem as fontes da vida.” Pv 4:23
Nossa visão de mundo é governada pelas idéias que alimentamos como
aquela história de um velho índio que descreveu certa vez seus conflitos
internos: “Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau,
o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando... Quando
estão lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio
parou, refletiu e respondeu: Aquele que eu alimentar”.
Tudo aquilo que alimenta a mente humana é formador da nossa maneira de
ver o mundo: família, amigos, escola, literatura - a Bíblia-, meios de
comunicação social (tv, rádio etc), igreja, jogos e outros. Por exemplo,
um paradigma social atual é: o mais importante da vida é ser feliz,
custe o que custar. A Palavra de Deus diz: obedeça a Deus e você será
feliz. (Josué 1:8). São duas formas contrárias de buscar a felicidade:
aqui a ordem dos fatores altera profundamente os produtos. Analise as
seguintes mensagens:
“Você nunca deve desistir dos seus sonhos” X “Você deve colocar seus
sonhos diante do Criador e pedi-lo para sonhar os sonhos de Deus”.
“Senhor faça estas coisas para mim” X “Senhor me mostre o que queres que
eu faça”.
É aqui que a escola cristã faz toda a diferença na vida dos estudantes.
Na metodologia enfoque por princípios Bíblicos, da AECEP, o estudante
desenvolve o raciocínio com base em princípios bíblicos, desenvolvendo
um padrão cristão de raciocínio. Seu alvo é “desenvolver uma geração com
uma cosmovisão Bíblica.” Assim o pensamento se torna arraigado aos
princípios da Palavra de Deus, gerando atitudes coerentes com ela.
É mais do que educar para a vida, é educar para a vida abundante em
Cristo Jesus. Só conseguiremos isto buscando os três passos descritos em
Romanos 12:1-3, quem me mostrou isto foi o Pr. Gustavo Brandão de
Curitiba.
1º - Sacrifício vivo: sacrificar,
abrir mão de suas idéias e ideais e absorver os pensamentos de Deus.
Entregar ao Senhor Jesus seu ser integral, total, pois este é o tipo de
sacrifico que Deus pode aceitar.
2º - Transforme-se pela renovação de sua mente:
reconstruir a mente implica em transformação pessoal. “Não imite a
conduta e costumes deste mundo, mas seja uma pessoa nova e diferente,
mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa.” (B Viva).
3º - Tenha um conceito equilibrado de si mesmo:
não se julgue inferior ou superior aos outros, pois fazemos
parte de um mesmo corpo, e cada um precisa de todos os demais.
Observando estes três aspectos seremos capazes de experimentar como os
caminhos de Deus satisfazem.
Para termos vida abundante e bem sucedida é preciso adequar nossa visão
de mundo a uma cosmovisão cristã, fiel a Palavra de Deus.
Parece que idéias são alimentos!
Como você tem alimentado o “cachorro” dentro de você? Suas palavras e
ações geram vida ou morte? Que alimentos você tem dado a seus filhos e
alunos? Eles estão dóceis ou agressivos? Está os educando para a vida ou
para a vida abundante que O Deus vivo oferece? Não abra mão de pensar e
questionar com honestidade, mas sim passe seus pensamentos pela peneira
da Palavra de Deus e coloque óculos capazes de ver as coisas de uma
maneira bíblica. Seja uma pessoa nova e diferente e gere esta vida
abundante nas pessoas a sua volta!
Alexandra Guerra
Castanheira. E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com
Pedagoga e ministrante de
cursos para educadores
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