contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Liderança

A graça de dar por qualidade de princípio

Parte 1

 
 

"Ninguém nunca vai superar a Deus na graça de dar. Ele é o Senhor que libera a sua graça abundantemente com generosidade sobre a nossa vida".

Em Israel toda a comunidade era chamada em família para entregar ao Senhor os dízimos, as ofertas e as primícias. Não era um ato involuntário, ou irresponsável, ou "se bem quisessem". Todos tinham sua participação. Deus estabeleceu uma festa chamada de Festa das Primícias, uma festa de dedicação que está atrelada a festa de Shavuot (Pentecostes). O Senhor falou a Israel que quando chegassem em Canaã deveriam entregar ao Ele as primícias (Êxodo 23:19). Nessa festa todos entregavam seu primeiro salário ou os primeiros frutos, a primeira colheita do ano, integralmente.

Os princípios hoje
Deus quer que você também, como os israelitas, compreenda os princípios de dar. Que dificuldade terá uma comunidade onde todos entregam as primícias, todos devolvem o dízimo ao Senhor, e todos ofertam de generosidade no coração? Nenhuma.
Suponhamos que você entregue as primícias em um mês e no seguinte entregue o seu dízimo. Isto é possível? É. Sabe porquê? Por que quem entrega suas primícias ao Senhor sela toda a sua herança para o resto da vida, no mundo espiritual. No mês seguinte não haverá necessidade de coisa alguma.

Só entrega o dízimo quem é homem de fé e crê que Deus dá a provisão. E, se crê que Deus supre as necessidades, entrega as primícias, o dízimo, a oferta e nunca vai ter falta de nada, porque ninguém nunca vai superar a Deus na graça de dar. Ele é o Senhor que libera a sua graça abundantemente com generosidade sobre a nossa vida. Precisamos nos exercitar na graça de dar.
O que se vê, em relação a primícias, dízimos e ofertas, são ordens divinas para manter a casa do tesouro em dias, para manter a casa do tesouro suprida.
Todos queremos ver o templo concluído, com tudo funcionando perfeitamente, desde o som em todos os ambientes para não se perder as pregações, até aos banheiros limpos e perfumados e estacionamento organizado, com uma recepção de excelência. Pois o Senhor disse que quando um povo entrega os dízimos e as ofertas a Ele, a casa do tesouro será suprida nas suas necessidades (Malaquias 3:10).
Queremos ver um templo com conforto para os discípulos, porque estes são fiéis nos dízimos e ofertas. Dizer que igreja não precisa de dinheiro é mentira. Hoje tudo o que está relacionado a humano precisa de dinheiro. Sua casa precisa de dinheiro. A fé pode botar comida na mesa, mas, para isso, a fé vai gerar recursos financeiros. A fé é o recurso do Reino de Deus para que não passemos necessidade em coisa alguma e todas as nossas necessidades sejam supridas em Cristo (Filipenses 4:19).

Jesus, as primícias
A festa das primícias está relacionada ao Messias: "Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem" (I Coríntios 15:20). Depois que Jesus ressuscitou, passou 40 dias na terra até Sua ascensão, e deu uma ordem aos discípulos para que ficassem em Jerusalém até serem revestidos do poder do Espírito Santo, o que aconteceu exatamente 50 dias após a ressurreição, no Pentecostes, quando os israelitas levavam suas primícias ao templo em Jerusalém. Naquele dia houve a primeira grande colheita da Igreja (Atos 2), com cerca de 3 mil conversões.
Jesus passou o tempo das primícias como o melhor de Deus aqui na terra depois da ressurreição. Isso significa que durante 50 dias, que eram os dias que se completavam a dádiva das bênçãos para o Senhor, Jesus cuidou para que os discípulos não fossem atados. Assim como ele era as primícias, a totalidade seria abençoada (Romanos 11:16).

Como entregar o dízimo, a oferta e as primícias?
 

O dízimo - é uma decisão de Deus para conosco. No dízimo entregamos a Ele os dez por cento de tudo o que ganhamos. Deus diz que temos que devolver a Ele os dez por cento, que não são nossos, são dele. Quem pode dizimar? Todos aqueles que nasceram de novo.
 

A oferta - é uma decisão nossa para com Deus. Na oferta nós damos o quanto quisermos, ou não damos. É a oportunidade que Deus nos dá para termos a bênção de sermos desatados no mundo espiritual. Na oferta cada um diz quanto vai entregar ao Senhor. Deus não precisa da nossa oferta. Você tem oferta para dar porque Deus já lhe deu o suficiente para ofertar a Ele. Ele é o dono da nossa vida, o Senhor do nosso sustento, é Ele que nos dá a provisão para que desta provisão possamos devolver a Ele. O dízimo é uma ordem Divina. A oferta é uma decisão do meu coração. Seja um homem ou uma mulher de primícias e entregue também o dízimo.
 

Deus também falou que entregassem uma oferta movida. Que tipo de oferta é essa? É uma oferta de ação: eu vou agir para cumprir o propósito, eu vou entregar ao Senhor com toda seriedade do meu coração para que eu seja honrado.
 

As Primícias - você pode trabalhar o ano todo e juntar dinheiro para que exatamente aquela quantia seja entregue na festa das Primícias, correspondendo ao seu salário do mês. Entregar as primícias é um ato de fé e de coragem. Para quem ganha duzentos reais talvez seja até fácil. Mas, quem ganha mil reais talvez já comece a dizer: "Será que isso é de Deus?". Quem ganha cinco mil clama até o sangue de Jesus. Quem ganha 20 mil fala até em línguas e diz "Senhor, repreende esse negócio!". Em Romanos 11:16 está escrito que assim como são as primícias são toda sua totalidade. Se você entregar as primícias tudo o que você fizer será bem sucedido. Pode parecer engraçado, mas isso acontece porque entendemos a graça de dar por quantidade e não por qualidade de princípio.
 

Deus vai nos honrar no sobrenatural. O projeto Neemias será chamado as nossas primícias, porque serão entregues nas datas das primícias. O Senhor nos honrará e esta igreja será suprida em todas as suas necessidades. Ninguém terá necessidade em sua casa, porque a bênção que vem sobre nós sem acrescentar dor vai entrar na casa de cada um. Chegou o tempo da entrega das primícias.
Deus quer que guardemos o princípio de dar. Uma igreja com homens e mulheres que entregam as primícias ao Senhor não tem dificuldades. Essa igreja entrega as primícias, no mês seguinte entrega o dízimo e a oferta voluntária, ou oferta movida, ou de dedicação, ou de sacrifício.
 

A nossa geração é a única que teve a coragem de levantar a voz para romper com o espírito de ruína, pobreza e miséria e é por isso que nossas igrejas serão chamadas "casa do Tesouro", habitação do Deus eterno - como era chamado o templo bíblico - onde não se tem necessidade de coisa alguma, nem na casa de seus discípulos que são fiéis, pois segundo a afirmação de Davi, não haverá necessidade alguma na sua mesa, nem sua descendência irá mendigar o pão (Salmo 37:25), serão chamados herança eterna do Senhor, porque liberaram e exercitaram sua fé na graça generosa de dar.

Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova

Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados