contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Esboços da Bíblia

Sobre as Cartas a Timóteo

 
 

Das Carta a Timóteo
 

Duas cartas inspiradas das Escrituras Gregas Cristãs, que o apóstolo Paulo dirigiu a Timóteo, identificando-se logo nas palavras iniciais de cada carta como o escritor. (1Ti 1:1; 2Ti 1:1) A primeira carta foi evidentemente escrita na Macedônia. A base para se atribuir uma data aproximada à composição desta carta acha-se no capítulo 1, versículo 3 Þde 1Ti, onde lemos: “Assim como te encorajei a ficar em Éfeso, quando eu estava para ir à Macedônia, assim faço agora.” Não se faz menção alguma disto no livro de Atos, que abrange o período desde a época da ascensão de Jesus ao céu, em 33 dC, até o segundo ano da detenção de Paulo em Roma, por volta de 61 dC. Assim sendo, parece ter sido algum tempo depois de libertado que Paulo incentivou Timóteo a permanecer em Éfeso, e então, pelo visto, Paulo partiu para a Macedônia. Isto situaria a época da escrita de Primeira Timóteo entre a data da libertação do apóstolo de sua primeira prisão em Roma e seu encarceramento final ali, ou por volta de 61-64 dC. A segunda carta foi composta em Roma, durante a detenção final de Paulo (provavelmente c. 65 dC), e não muito antes de sua morte. 2Ti 1:8, 17; 4:6-9.

Autenticidade. A autenticidade de Primeira e Segunda Timóteo acha-se bem confirmada. Todos os importantes catálogos antigos, começando pelo Fragmento Muratoriano do segundo século dC, alistam ambas as cartas como canônicas. Mais importante é que tais cartas estão em completa harmonia com o restante das Escrituras, e fazem citações delas. Citam ou fazem alusões a Números (16:5; 2Ti 2:19), Deuteronômio (19:15; 25:4; 1Ti 5:18, 19), Isaías (26:13; 2Ti 2:19), e às palavras de Jesus Cristo (Mt 10:10; Lu 10:7; 1Ti 5:18). Dignas de nota são as freqüentes referências à fé (1Ti 1:2, 4, 5, 14, 19; 2:7, 15; 3:9, 13; 4:1, 6, 12; 5:8, 12; 6:10, 11, 12, 21; 2Ti 1:5, 13; 2:18, 22; 3:8, 10, 15; 4:7), bem como a ênfase à doutrina correta (1Ti 1:3, 4; 4:1-3, 6, 7; 6:3, 4, 20, 21; 2Ti 1:13; 3:14, 15; 4:3, 5), à conduta (1Ti 2:8-11, 15; 3:2-13; 4:12; 5:1-21; 6:1, 2, 11-14; 2Ti 2:22), à oração (1Ti 2:1, 2, 8; 4:5; 5:5; 2Ti 1:3) e à perseverança fiel sob sofrimentos (2Ti 1:8, 12; 2:3, 8-13).

Fundo Histórico de Primeira Timóteo. Por volta de 56 dC, quando se reuniu em Mileto com os anciãos da congregação de Éfeso, o apóstolo Paulo lhes disse: “Sei que depois de eu ter ido embora entrarão no meio de vós lobos opressivos e eles não tratarão o rebanho com ternura, e dentre vós mesmos surgirão homens e falarão coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos.” (At 20:29, 30) Em questão de alguns anos, a situação referente ao ensino de doutrinas falsas tornou-se tão grave, que Paulo incentivou Timóteo a permanecer em Éfeso, para que ‘mandasse a certos que não ensinassem doutrina diferente, nem prestassem atenção a histórias falsas e a genealogias’. (1Ti 1:3, 4) Por conseguinte, Timóteo teve de travar um combate espiritual dentro da congregação cristã, para preservar a pureza dela, e ajudar seus membros a permanecer na fé. (1:18, 19) Aplicar ele as coisas mencionadas na carta do apóstolo serviria para proteger os membros da congregação de se desviarem.
Para que a congregação prosperasse, não se podia desperceber a oração. A fim de que os cristãos pudessem continuar levando uma vida calma e sossegada, sem interferências, era correto que orassem com respeito a reis e a homens em altas posições governamentais. A respeito dos que representavam a congregação em oração, Paulo escreveu: “Desejo . . . que em todo lugar os homens façam orações, erguendo mãos leais, sem furor e sem debates.” Isto significava achegar-se a Deus de modo puro, sem quaisquer sentimentos de animosidade ou de ira para com outros. 1Ti 2:1-8.
Timóteo também tinha de ficar alerta para que as mulheres mantivessem seu lugar designado por Deus (1Ti 2:9-15); para que apenas homens habilitados servissem como superintendentes e servos ministeriais, pois tais atuariam como forte baluarte contra a apostasia (3:1-13; 5:22); para que as viúvas merecedoras recebessem ajuda da congregação (5:3-16); para que se mostrasse a devida consideração aos anciãos que presidiam de maneira excelente (5:17-19); para que os escravos se portassem de modo correto para com seus amos (6:1, 2); para que todos ficassem contentes com aquilo que possuíam, em vez de procurarem ficar ricos (6:6-10); e para que os ricos não baseassem suas esperanças em coisas materiais, sendo, em vez disso, ricos em obras excelentes, e manifestando generosidade (6:17-19). O próprio Timóteo tinha de ser um “exemplo para os fiéis, no falar, na conduta, no amor, na fé, na castidade”, e também tinha de preocupar-se em continuar a fazer progresso. 4:12, 15, 16; 6:11-14.

Fundo Histórico de Segunda Timóteo. Em 64 dC, um grande incêndio grassou em Roma, destruindo cerca de um quarto da cidade. Surgiram rumores de que o César Nero era responsável por isso. Para proteger-se, Nero lançou a culpa nos cristãos. Isto parece ter suscitado uma onda de violenta perseguição governamental. Foi provavelmente por volta dessa época (c. 65 dC) que o apóstolo Paulo foi novamente preso em Roma. Embora muitos o abandonassem, e ele sofresse em cadeias e enfrentasse a morte iminente (2Ti 1:15, 16; 4:6-8), o apóstolo escreveu uma carta animadora a Timóteo, carta esta que preparava seu colaborador mais jovem para resistir aos elementos apóstatas de dentro da congregação, e para ficar firme diante de perseguição. (2:3-7, 14-26; 3:144:5) Por ficar sabendo das circunstâncias pelas quais Paulo passava, Timóteo teria meios de derivar encorajamento do bom exemplo de perseverança fiel do apóstolo sob grande tribulação. 2:8-13.
Destemidamente, com a força que Deus dá, Paulo exortou Timóteo: “Atices, como a um fogo, o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, e de amor, e de bom juízo. Portanto, não te envergonhes do testemunho a respeito de nosso Senhor, nem de mim, prisioneiro pela causa dele, mas participa em sofrer o mal pelas boas novas, segundo o poder de Deus.” 2Ti 1:6-8.

Voltar para Menu de Esboços dos Livros da Bíblia
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados